quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Acadêmicos do Grande Rio


Enredo: “Amo o Rio e Vou à Luta: Ouro Negro Sem Disputa... Contra a Injustiça em Defesa do Rio”

Autores: Mingau, Junior Fragga, Deré, Mingauzinho e Arlindo Neto

A maior surpresa da safra, de forma positiva vem de Duque de Caxias.

Um enredo de protesto contra a redistribuição dos royalties do petróleo convenhamos, não gera expectativas pela escolha de um samba de enredo à cima da média. Mas aí a surpresa! De Caxias vem um dos sambas mais agradáveis do CD.

Não que a obra de Mingau e cia. esteja entre os melhores do ano. Nada disso. Mas contrariando tudo e todos, o samba é muito inteligente e agradável de se ouvir.

De letra engajada (como o enredo pede) e melodia animada, a obra é o “chicletão” de 2013, pois gruda no ouvido de que ouve.

A opção por um refrão de cabeça curtinho foi ao meu ver um acerto por parte da parceria. “Um Grande Rio de Amor, sou eu/Vem cá me dá, o que é meu é meu” vai servir como termômetro para o desfile da Escola que tem tudo para ser um arrasta quarteirão.

Uma curiosidade é que este trecho “Vem cá me dá, o que é meu é meu”, lembra muito o “Dá cá o meu, dá cá o meu/O povo carioca cobra aquilo que perdeu”, do samba de 1988 do Império Serrano que também fazia (de forma mais discreta) um protesto contra a queda do Estado da Guanabara.

Na segunda metade da obra as variações melódicas dão um toque de classe ao samba, deixando-o ainda melhor.

O único senão, ao meu ver fica por conta do intérprete debutante Emerson Dias, que se não chega a comprometer (longe disso, foi muito bem), parece ter a mesma síndrome do Celino Dias: canta bem, tem afinação, mas carisma zero. Isso é ruim. Nêgo, que retorna a Grande Rio após mais de uma década afastado da agremiação que defendeu de 1992 a 2000, fez uma participação apagada na faixa, mas é quem deve comandar o carro de som no desfile oficial.

Em termos gerais, um bom samba que cai como uma bomba no meio sambista, já que de Caxias esperava-se o pior samba do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário