sábado, 17 de setembro de 2011

Andamento dos trabalhos - 17/09/2011

Na postagem de ontem, comentei sobre os trabalhos que estou realizando atualmente, frente ao Carnaval da Unidos das Águas Claras, em Bragança Paulista.

Pois bem, resolvi então à partir de hoje, postar uma espécie de diário contando sobre o andamento desse projeto.

Como podem ver nas fotos que ilustram o primeiro dia desse relato, estou na etapa que chamo de coloração, uma vez que após desenhar e "reforçar" os traços iniciais com nankin, é hora de dar vida ao trabalho.

É um dos momentos mais importantes e prazerosos do processo, já que a pesquisa de composição de cores é o que vai culminar em um efeito favorável a alegoria ou a fantasia em seu conjunto apresentado na avenida.

Quando estou trabalhando em uma alegoria, imagino esse carro como um todo, com as alas que o cercam e com os destaques em suas devidas posições. Essa é a minha linha de trabalho. Conheço outros artistas que optam por procedimentos diferentes, o que não quer dizer que sejam melhores ou piores, apenas que cada um tem a sua linha de trabalho e a segue a seu modo.



Como podem ver na segunda imagem, a alegoria está ganhando vibração com a escolha de cores fortes e vibrantes para representar a natureza, tema do carro abre-alas, que representa a chegada dos bandeirantes ao territória hoje denominado Bom Jesus dos Perdões.


A escolha de cores leva em conta tudo o que se refere ao item em questão: temática, história, personagens que a compõe, etc.


Não utilizo um único material na pintura, o que às vezes torna o trabalho mais longo e cansativo, porém, é assim que gosto de conduzir a minha rotina.


Neste trabalho, por exemplo, estou utilizando lápis aquarelável, tinta óleo e canetas hidrocolors.


O saldo de hoje (17/09/2011) é a conclusão da primeira alegoria, a qual ainda não irei publicar por motivos de força maior. Amanhã, como de costume não irei trabalhar. Na segunda-feira, a meta é concluir a segunda alegoria e já passar para o carro 3, que considero o mais complexo devido a sua riqueza de detalhes e número de elementos váriados.


Fiquem ligados, pois a cada dia irei contar-lhes as novidades e coloca-los à par do andamento desse novo e excitante processo criativo que me trouxe novamente a ativa no Carnaval bragantino!!!


Abraços a todos e um ótimo domingo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário