quinta-feira, 22 de março de 2012

"Teu filho, oh Mãe África..."

Foi o desfile que mais me surpreendeu em 2012.

Fica evidente que tanto a Escola, quanto o seu carnavalesco, Wagner Santos atingiram em conjunto a maturidade.

Ano passado, fui um dos que mais criticou o vice-campeonato da Escola, pois acho que a mesma fez um desfile sem brilho, aquele que fica no meio da tabela. Já este ano, fiquei inconformado pelo fato da Acadêmicos do Tucuruvi não retornar nas campeãs, pois do meu ponto de vista, fez um dos 3 melhores desfiles de 2012.

O enredo "O Esplendor da África no Reinado da Folia" era uma manifesto pela cultura africana. Um enredo valente (a exemplo do ano passado), altamente político (sem ser partidário) e que rendeu extrapolações fenomenais para o grande Wagner Santos.

Desde a apresentação da comissão de frente me encantei pela mistura de cores e a váriedade de tecidos e aplicações que foram utilizadas pelo carnavalesco. O carro abre-alas então me deixou boqueaberto, uma alegoria grandiosa, muitíssimo bem acabada e com um jogo de iluminação digana de mestres como Renato Lage e Roberto Szaniecki.

As fantasias eram volumosas e muito expressivas. Aliás, o conjunto de fantasias foi o que mais se aproximou do apresentado pela Rosas de Ouro, o melhor do ano.

Outra bela presença foi a do experiente casal de mestre-sala e porta-bandeira Robinson e Thais Paraguassú, um dos melhores de São Paulo. Além da maravilhosa fantasia, o casal se apresentou como se estivesse flutuando na avenida, o que rendeu calorosos aplausos do público e do julgador do primeiro módulo.

A bateria de mestre Adamastor mais uma vez foi explendida, deu sustentação ao desfile e ousou nas bossas mais complexas da noite. Hoje em dia é complicado comparar as baterias, até porque todas estão niveladas, mas ouso qualificar a bateria do "Zaca" como uma das 5 melhores de São Paulo.

Já o samba de enredo, tão comentado e elogiado na fase pré-carnavalesca simplesmente não aconteceu na avenida. Ao que pese uma estréia, o intérprete Igor Vianna, filho do legendário Ney Vianna e bisneto de Pixinguinha, não conseguiu repetir a boa performance dos últimos anos. Sua condução por mais que fora correta, não passou empolgação. Freddy Vianna fez muita falta.

Outro fato que sempre me chama a tenção nos desfile da Acadêmicos do Tucuruvi é a disposição do presidente Jamil, que sempre vem à frente de sua agremiação passando aquela energia para todo o público presente no sambódromo.

Mas voltando à parte plástica que foi o que realmente me encantou no desfile da Escola, quero destacar o segundo carro do Tucuruvi, onde uma gigantesca árvore em formato de toten trazia a representação de vários animais típicos das savanas africanas. Uma alegoria maravilhosa. Os demais carros estavam muito bonitos, porém, o brilho maior veio deste carro citado.

A comunidade da Cantareira pode se alegrar, pois alguns dias depois do Carnaval, o presidenten Jamil fez questão de anunciar que a equipe que vem colocando a Escola no holl das grandes do Carnaval paulistano permanece para tentar o inédito título em 2013. E olha... de uma coisa eu tenho certeza: Wagner Santos aperfeiçoa o seu traço a cada ano, está chegando a hora do maranhense alcançar o lugar mais alto do podium.

Um comentário:

  1. Desfilasssso, lindo, poderia muito bem ter ficado com pelo menos um quarto lugar , me surpreendeu a classificação da escola, esperava q ela disputaria o titulo, pois foi melhor do que ano passado, mas fazer o que, agora é trabalhar para ano que vem, mas eu queria dar meus PARABENS à essa escola, que se mostra maior a cada ano.

    ResponderExcluir