sábado, 3 de março de 2012

Mario Lago na Mancha Verde

Para a surpresa geral da comunidade sambista de São Paulo, a Mancha Verde, atual 4° colocada do Carnaval paulistano acena com a possibilidade (para alguns o martelo já foi batido) de retratar em seu desfile em 2013 a vida e a obra de Mário Lago (foto).

Mário Lago, que falesceu em 2002 aos 89 anos foi compositor, ator, poeta, radialista e advogado. Entre suas composições mais famosas estão "Ai que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra", feitas em parceria com Ataúfo Alves. A marchinha carnavalesca "Auróra", que ficou famosa na voz de Carmem Miranda foi feita em parceria com Roberto Roberti, e "Nada Além" esta em parceria com o maestro Custódio Mesquita e famosa na voz de Orlando Silva.

Lago também atuou em várias novelas, entre elas, "O Casarão", "Pecado Capital" e "Brilhante". Participou de peças de teatro e filmes como "Terra em Transe", de Glauber Rocha.

Militante do antigo Partido Comunista, foi preso várias vezes. Mesmo assim não abandonou seus ideais e a sua luta por um Brasil melhor.

A idéia de homenagear Mário Lago no Carnaval de São Paulo é boa, porém, o sucesso deste enredo depende do trabalho de um carnavalesco de qualidade, algo que a Escola não tem.

Mário Lago foi enredo da Acadêmicos de Santa Cruz no Carnaval de 2001. O enredo "Mário Lago - Na Rolança do Tempo uma Vida de Histórias" desenvolvido pelo carnavalesco Fernando Alvarez rendeu à Escola a 3° colocação no Grupo de Acesso. Na ocasião, o samba enredo contava com um refrão muito popular: "Vou nas águas desse mar, meu senhor!/Quem pensava em te calar, não calou!"

Como podemos ver, o enredo é altamente conteúdista, o que dá à Escola um vasto leque de opções na abordagem do tema. Resta saber como a vida e a obra do homenageado será transformada em alegorias e fantasias, pois ao meu ver, é exatamente nesses dois quesitos que a Mancha Verde tem pecado nos últimos anos.

Caso o enredo seja realmente confirmado é uma tremenda bola dentro da agremiação que ano a pós ano vem demonstrando seriedade e amadurecimento.

O dia em que as lições de "Odú Obará" forem assimiladas por toda a agremiação e sua torcida, quem sabe chegue o dia da Mancha Verde finalmente gritar "é campeã". Por enquanto ainda é um sonho.

5 comentários:

  1. É muito bom ver a evolução da Mancha Verde no carnaval, vem mostrando letras de bom gosto. Queria saber se você sabe do que acontece nas outras escolas de samba de São Paulo para ano que vem, se já estão discutindo enredos para 2013, eu li na internet que a Vai-Vai pode abordar a Coréia no desfile do ano que vem, devido aos 50 anos da imigração dos Coreanos no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. A Mancha realmente cresceu muito. Hoje é uma das grandes do carnaval paulistano. Quanto as demais agremiações, existe esse papo da imigração coreana em mais de uma Escola. Deve haver uma certa concorrência por este enredo. Gaviões chegou a ventilar a possibilidade de homenagear o Dr. Sócrates ainda na reta final de preparação para 2012, mas devido ao resultado negativo, deve mudar os planos. Império se mantiver o polonês, deve trazer um enredo sobre a Espanha, de autoria do próprio carnavalesco. Mas por enquanto é especulação mesmo.

    Agora no final de março e durante o mês de abril é que teremos uma maior movimentação e consequentemente, divulgação da maioria dos enredos. Vamos aguardar!

    ResponderExcluir
  3. Cara, seu eu te disser que esta semana eu pensei na Espanha como um enredo você vai acreditar?? KKKKKKK, coisa estranha, gostaria de saber se você irá publicar suas opiniões sobre os desfiles de Sampa e Rio, que nem ano passado, gostei muito dos textos.

    ResponderExcluir
  4. Pois é cara... se o polonês continuar, Espanha estará no Anhembí em 2013...rs

    Quanto às opiniões, vou publicar sim. Provavelmente esta semana começo com os desfiles de São Paulo.

    ResponderExcluir