terça-feira, 6 de março de 2012

Szaniecki: o retorno

Após a demissão do carnavalesco Cahê Rodrigues da Acadêmicos do Grande Rio, a diretoria da agremiação caxiense não perdeu tempo e "repatriou" Roberto Szaniecki (foto) para a elaboração do Carnaval 2013.

Não é novidade para ninguem que o polonês é mau visto por algumas agremiações tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo, porém, Grande Rio e Império de Casa Verde sempre se mostraram dispostas a investir no trabalho do experiênte carnavalesco que já esteve à frente do Carnaval da tricolor de Duque de Caxias em outras 5 oportunidades (1996, 2005, 2006, 2007 e 2008), conquistando dois vice-campeonatos (2006 e 2007) e outras duas 3° colocações (2005 e 2008).

O que pesa contra Roberto, no entanto, é que nos últimos anos, o artista colecionou trabalhos inacabados. E olha que isso não é nenhuma novidade na carreira de Szaniecki. Em 1996, pela própria Grande Rio, problemas com as chuvas que castigaram a baixada fluminense fizeram com que a Escola entrasse na Sapucaí com algumas alegorias inacabadas, comprometendo um conjunto que tinha tudo para ser impecável.

No entanto, os casos mais "graves" envolvendo o carnavalesco e seus trabalhos inacabados se deram em 2009 pela Mangueira e em 2010 pela Tom Maior. Em ambos os casos, Szaniecki se defendeu em uma entrevista dizendo que realmente não termina um trabalho se os "compromissos" não forem honrados pela diretoria. Para bom entendedor, meia palavra basta, né?!

Quem já teve a oportunidade de conviver com o Roberto sabe se tratar de uma pessoa de gênio difícil. Eu mesmo já pude comprovar isso. Mas ao mesmo tempo em que pese o seu constante mau-humor, Szaniecki é uma pessoa muito bacana e inteligentíssima. No entanto, para realizar um trabalho coerente necessita de um diretor de carnaval 24 horas por dia no seu pé.

Particularmente gosto muito do trabalho do Roberto, principalmente na Império de Casa Verde. Desejo toda a sorte do mundo ao polonês nesse retorno a Caxias e que possa dar continuidade ao trabalho que estava sendo tão bem realizado em sua última passagem pela agremiação.

Um comentário:

  1. Queiram ou não, o polonês tem talento, eu pelo menos gosto do trabalho dele, pela minha escola, a Gaviões, fez com que um desfile que ninguem acreditava fosse campeão, em 1999. Em 2004, um belo desfile, tirando o acidente, enfim, um bom carnavalesco. Boa sorte a ele.

    ResponderExcluir