terça-feira, 6 de março de 2012

Estácio de Sá busca volta por cima sob a batuta de Sylvio Cunha

Após o conturbado desfile de 2012, a Estácio de Sá parece ter se conscientizado de que precisa mergulhar em sua própria essência para retornar a colher os frutos plantados em um dos mais férteis "terreiros" do Carnaval brasileiro.

O "Berço do Samba", como é carinhosamente chamada a agremiação do Morro de São Carlos em referência a primeira Escola de Samba do Brasil, a Deixa Falar, anunciou logo após o desfile deste ano o desligamento do promissor carnavalesco Marcus Ferreira. Boa parte da comunidade (principalmente a comunidade virtual) criticou e isentou o jovem artista de qualquer culpa pelo desastre no Carnaval 2012. É verdade que ele é o menor culpado disso tudo, mas também não dá pra negar que no Marcus não se via o bom e velho estilo "estaciano".

E parece que a diretoria da Vermelho e Branco também entendeu assim. Tanto é que hoje me surpreendi com uma informação que me deixou extremamente feliz: Sylvio Cunha (foto), um dos mais experientes carnavalescos do Brasil pode estar retornando à Escola onde tanto foi feliz ao longo de sua carreira.

Sylvio Cunha é responsável por grandes desfiles ao longo de mais de 30 anos de carreira. Em 1980 na Unidos de Vila Isabel foi o carnavalesco do inesquecível "Sonho de um Sonho", enredo maravilhoso e com um samba igualmente espetácular de autoria do mestre Martinho da Vila, que rendeu a Azul e Branco um belo vice-campeonato. Na própria Estácio de Sá em 1984 (primeiro ano da agremiação com o nome atual), foi o responsável pelo desenvolvimento do enredo "Quem é Você? (Vem de Lá)", reeditado pela Escola em 2006 com assinatura do próprio Sylvio Cunha em parceria com Paulo Barros. Pela Portela, onde elaborou 5 carnavais, foi o autor de clássicos como "Achado Não é Roubado", "É de Ouro e Prata Esse Chão", "Tributo a Vaidade" e "Todo o Azul Que o Azul Tem". Coleciona ainda passagens por Unidos da Tijuca, Império Serrano, Arranco do Engenho de Dentro, entre outras.

Sylvio, mais do que um grande artista plástico é um estudioso e profundo conhecedor do Carnaval carioca em sua mais pura essência.

É também um dos profissionais do Carnaval que melhor conhece a alma da Estácio de Sá. Portanto, é ao meu ver a pessoa mais indicada para recolocar a Escola nos trilhos e devolve-la ao seu devido lugar.

Espero realmente que essa informação seja veridica e que se confirme o mais breve possível, pois com o retorno de um nome tão célebre quanto o de Sylvio Cunha ao holl dos grandes artistas do nosso Carnaval, podemos sonhar com a volta dos bons e velhos tempos, onde um enredo, era de fato um enredo.

É esperar pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário