quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Meu tigre chegou, aplausos no ar é Clara quem me faz sonhar..."

Quando o presidente Francisco José Marins, anunciava que seria o melhor desfile da Unidos do Porto da Pedra, no Grupo Especial, não achei que nada pudesse superar os magníficos desfiles de 1996 e 1997, assinados por Mauro Quintaes.


Mas não é que me surpreendi!!!


O enredo "O Sonho Sempre Vem Pra Quem Sonhar", iria contar a trajetória da escritora Mária Clara Machado. tema recorrente, porém, sempre com conteúdo o suficiente para uma grande apresentação.


O carnavalesco Paulo Menezes e o seu estílo clássico de fazer Carnaval, parecia casar perfeitamente com o tema. O que credenciava ainda mais a Escola a cumprir a meta de um excelente desfile.


Após a apresentação dos protótipos, ficou constatado que o sonho de ir além da 5° colocação de 1997, era possível. As criações de Paulo Menezes eram leves, coloridas e totalmente adequadas ao tema. Era um toque que a muito tempo eu não via.


No desfile, as surpresas da Escola não pararam pelo visual alegre e despojado, mas ao mesmo tempo requintado. O que era aquela representação da lua pairando a cima da bateria do Tigre? A bailarina italiana que representou o satélite estava maravilhosamente bem vestida e representou sua personagem com muita emoção e garra.


Muitos foras os pontos positivos do desfile da Vermelho e Branco de São Gonçalo. A comissão de frente, as alegorias bem cuidadas, a bateria afinadíssima, o vozeirão de Luizinho Andanças, como sempre. Enfim, desfilou como Escola grande. Como aliás, eu nunca havia visto.

As alegorias da Porto da Pedra tinham uma boa unidade de concepção, formas atraentes, e esculturas muitíssimo bem realizadas. Destaque para o teatro de bonecos do carro abre-alas, onde o carnavalesco se redimiu do horroroso tigre do ano passado e ainda de quebra, deu um verdadeiro show nas composições. As fantasias por sua vez que já eram lindas, no conjunto ficaram ainda mais belas. As cores, as proporções, os desenhos... tudo era muito bem estudado.


Ponto para Paulo Menezes!!!


Quesitos básicos: harmoni, evoluçãoe conjunto satisfatórios; mestre-sala e porta-bandeira apenas razoáveis mas sem comprometer em sua apresentação e bateria afinada e com algumas inovações muito bem trabalhadas pelo méstre Thiago Diogo. A comissão de frente foi uma das gratas surpresas do desfile de segunda-feira. Muito bem realizada em termos de figurino e coreográfia, o grupo foi feliz em sua apresentação. Quesitos básicos: enredo muito bem desenvolvido e com soluções que apesar de não fugirem do óbvio, favoreceram a Porto da Pedra. Samba enredo de qualidade e que retratou muito bem o tema proposto.


Para 2012, a Vermelho e Branco perdeu o seu carnavalesco e o seu casal de mestre-sala e porta-bandeira. Para o cargo artistico, chegou o badalado Roberto Szaniecki, que mais uma vez tem a chance de mostrar que tem competência para finalizar um Carnaval. Para defender o pavilhão oficial da agremiação, chegou o ótimo casal, Fabrício Pires e Cristiane Caldas (ex-Mocidade Indepedente).


Se mantiver essa mentalidade, a Escola tende a crescer e mostrar um desempenho tão bom ou ainda melhor que o de 2011. Se conseguir fazer com que o "polonês" cumpra as datas e entregue o seu projeto 100% finalizado, briga fácil por uma vaguinha entre as campeãs.


Torço pelo sucesso da Escola e em especial pelo meu amigo Roberto Szaniecki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário