segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Sou carioca e São Clemente..."

A simpática agremiação de Botafogo está de volta!!!

A São Clemente é uma das Escolas de Samba mais queridas do Rio de Janeiro. Viveu seu auge em desfiles da metade da década de 80 ao início dos anos 90, quando desfilou por 5 anos consecutivos na Elite do Carnaval carioca.

Em 1990, com o inesquecível "O Samba Sambou", a Amarelo e Preto obteve a 6° colocação, garantindo assim uma vaga para o desfile das campeãs.

De lá pra cá a São Clemente estabeleceu-se como uma agremiação "iô-iô", conquistando o acesso um ano e sendo rebaixada no ano seguinte.

Em 2011, a Escola optou por fazer um enredo exautando as belezas do Rio de Janeiro. Ou seja, mais um enredo batido. Para a concepção desse tema, o escolhido foi o jovem carnavalesco Fábio Ricardo, ex-auxiliar de Max Lopes e um promissor talento na industria do Carnaval. Não sou dos que idolatram o Fabinho, mas tem lá o seu valor.

O desfile da São Clemente esteve longe de ser ruim, mas foi chato, monotono e cansativo. As alegorias estavam boas, com limpeza de formas e cores que favoreceram a apresentação. Destaque total para a alegoria que simbolizava o "Real Horto", com vasos e folhagens belíssimas. As fantasias também estavam a contento, mas algumas formas prejudicaram a concepção. As cores também não eram das mais agradáveis.

Quesitos técnicos: harmonia e evolução razoáveis (esperava a São Clemente mais solta e vibrante), conjunto com altos e baixos; mestre-sala e porta-bandeira um tanto quanto inseguros e bateria boa. A comissão de frente, ao meu ver foi uma das melhores do ano. Leve e sem uma fantasia que precise de um manual de instruções. Maravilhosa. Quesitos básicos: enredo batido e milhares de vezes realizado e samba enredo muito bom, que permitiu uma interpretação magistral do jovem e promissor Igor Sorriso.

Acredito que não haverão mudanças na Escola para 2012.

A manutenção do trabalho do Fabinho é necessária para que o jovem amadureça e afirme o seu estilo de trabalho. Igor Sorriso também tem tudo para ser mantido.

O desafio para o próximo Carnaval é grande, afinal, duas agremiações serão rebaixadas para o Grupo de Acesso. Mas acredito que com a continuidade dos profissionais e a seriedade com que o presidente Renato de Almeida administra a Escola, a permanência na Elite é sim possível.

Eu pelo menos torço para isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário