quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Hoje eu quero brindar, a Ilha..."

Quando eu acordei na manhã de 7 de fevereiro e fui surpreendido com a triste notícia do incêndio na Cidade do Samba, fiquei extremamente chateado. Pior, fui aos prantos quando soube que um dos barracões atingido pelas chamas era o da União da Ilha do Governador.

A tristeza toda se explicava pelo fato de a agremiação Insulana ter o melhor barracão da fase pré-carnavalesca entre todas as Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval carioca.

Naquele momento, só uma coisa me vinha a cabeça: porque a Ilha???

Ver o carnavalesco Alex de Souza, fazendo o levantamento do que foi perdido no incêndio foi uma das cenas mais tristes que eu presenciei na minha vida.

Mas a Ilha é guerreira...

Em 25 dias a Tricolor se reconstruiu. Assim como a lendária fênix da mitologia, a União da Ilha estava pronta para entrar na avenida. Tão linda quanto no projeto apresentado por Alex, em meados de maio de 2010.

Além da emoção que tomou conta de todos os amantes do Carnaval durante o desfile da Escola, a simpática agremiação Insulana contava com o apoio de todos, que cantaram seu samba, aplaudiram seus componentes e vibraram como nunca, com a passagem das belas fantasias (a maioria delas reconstruídas) e dos maravilhosos carros alegóricos.

As alegorias, por sinal, foram as melhores do ano. Ou melhor, o conjunto alegórico foi o melhor que eu já vi na minha vida. E olha que acompanho Carnaval à 18 anos.

Quesitos técnicos: harmonia, evolução e conjunto a contento; mestre-sala e porta-bandeira elegantes e com um estilo tradicional que muito me agrada; bateria excelente, como é comum a União da Ilha. Comissão de frente emocionante e com uma fantasia simples e belíssima. Nos quesitos básicos, o enredo se mostrou poderoso, ganhando um bom desenvolvimento e gerando uma plástica invejavel. O samba enredo por sua vez, apesar de muito criticado nos fóruns de Carnaval da internet, serviu ao propósito do desfile e foi como sempre, muito bem interpretado pelo grande Ito Melodia.

Por falar em Ito, o filho do saudoso méstre Aroldo Melodia, levou pelo segundo ano consecutivo o Estandarte de Ouro de melhor intérprete do Grupo Especial.

Para 2012, a Ilha aposta na continuidade do trabalho de seus profissionais. Uma sábia decisão.

O presidente Ney Fillardis será reeleito no próximo mês, o que garante a manutenção da filosofia Insulana, algo muito importante para o crescimento da agremiação.

Logo após o Carnaval, foi ventilado que o enredo da Ilha para 2012, será sobre os Jogos Olímpicos de Londres. A idéia não me agrada nem um pouco, haja visto que em 2007 a Portela cantou o Pan-Americano do Rio de Janeiro e fez um desfile muito fraco. O risco disso se repetir caso a União da Ilha aposte nessa temática é muito grande, o que seria um verdadeiro retrocesso para a Escola que fez em 2011, o maior desfile de sua história.

Eu fico na torcida para que a Tricolor se estabeleça entre as grandes de uma vez por todas e que muito em breve, a agremiação esteja alcançando o lugar mais alto do pódium. Algo que convenhamos, já deveria ter acontecido a muito tempo...

"Diga espelho meu/Se há na avenida alguem mais feliz que eu"

Nenhum comentário:

Postar um comentário