segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Yarema Ostrog, um austriaco no samba

Com um nome típicamente brasileiro (Yarema) e um sobrenome que parece ser austriaco (Ostrog), o talento de um dos maiores escultores da história do Carnaval brasileiro merece ser mais do que exaltado.

Em 1983, na transmissão do desfile das Escolas de Samba do Grupo 1-A, com transmissão pela Tv Bandeirantes, o comentarista Fernando Pamplona rasgou elogios ao trabalho e a simplicidade de Yarema (foto), que na ocasião era o responsável pelo desenvolvimento do belíssimo enredo da Escola do Morro do Borel.

Na foto que ilustra a postagem, Yarema aparece exatamente a frente de esculturas que estava confeccionando para o desfile de 1983.

"Brasil, Devagar com o Andor Que o Santo é de Barro" era um enredo que falava sobre a transformação do barro em arte. Falava desde a criação do homem do barro (o bonito abre-alas da Escola) até as peças vendidas nas feiras do nordeste e a santaria brasileira que durante anos ocupou lugar de destaque nos altares das igrejas país a fora.

Yarema foi também o primeiro escultor a trabalhar para muitas agremiações em um único ano. Foi carnavalesco da Portela, da Mangueira, do Império Serrano, entre tantas outras.

Folião por excelência, Ostrog empregava todo o dinheiro que ganhava ao longo do ano fazendo as suas esculturas em um bloco carnavalesco que mantinha em Santa Cruz, o "Bloco do Austriaco", onde o próprio Yarema era o rei.

Yarema faleceu em 1994 com mais de 90 anos.

Seu nome no entanto ficará marcado para sempre na memória do mundo do samba que nunca se cansou de aplaudir e reverenciar o seu talento nos desfiles das Escolas de Samba em seus diversos palcos.

Hoje Yarema é mais uma estrela a brilhar e iluminar os artistas que brilham onde um dia ele tanto foi feliz!!!

Obrigado méstre Yarema Ostrog!!!

PS: A foto que ilustra a matéria é do acervo pessoal de Marcelo Guireli e pode ser encontrada em sua página na internet: www.marceloguireli.multiply.com

5 comentários:

  1. Cheguei a conhecê-lo,lá pelos idos de 1992.Grande cara,grande artista.

    ResponderExcluir
  2. Yarema Ostrog não foi somente escultor; era também pintor, cenarista por muito tempo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, grande amigo de meu pai. Uma das marinhas de Ostrog (tema de preferência do artista) agora ornamenta a parede de meu escritório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande ser humano, perdi contato com ele na infância. Era meu avô.
      Gostaria de saber mais sobre ele.

      Excluir
  3. Eu tenho um quadro dele comprei em um bazar de garagem

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o quadro "menino com bicho de pé" pintado no ano de meu nascimento, 1958.

    ResponderExcluir