terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cinema: Jurassic Park 4 pode ser o maior "tiro no pé" da carreira de Spielberg

Os fãs de Jurassic Park, espalhados pelo Mundo estão impavorosos!!!

Tudo isso, porque a pouco mais de um mês, o renomado diretor Stiven Spielberg (foto), anunciou que o quarto filme da franquia enfim será produzido.

Eu, como mais um dos milhares de fãs da super-produção estou ancioso para que o filme logo chegue as telonas e que possamos ver quais novidades o diretor está preparando para os amantes do gênero.

Entretanto, algo me preocupa sériamente em relação a continuidade do título: a história central.

Vejam bem, alguns comentários andaram pipocando em todo o planeta após as revelações de Spielberg, sobre a trama adotada para Jurassic Park IV. Comenta-se que o filme irá abordar a construção da Ilha Nublar, ou seja, irá retratar o início do livro de Michael Crichton, onde consta acidentes de funcionários do complexo com os dinossauros e até a análise de uma espécie de lagartoq ue surgira e atacara uma garotinha (retratado no início de "The Lost World") em uma praia na Costa Rica.

Se realmente o filme abordar este início da história, assim dizendo, será uma ótima sacada da produtora e do diretor, afinal, fica a impressão de que o início do primeiro filme, deixa margem para outras discussões.

Entretanto, o relato de que este Jurassic Park IV, é o início de uma nova trilogia, deixa poucas possibilidades de que o início da história seja realmente retratada.

Se o filme seguir a história, a tendência é que seja o famoso "mais do mesmo", já que tudo o que se podia passar tanto na Ilha Nublar, quanto na Ilha Sorna, já foi retratado em "The Lost World" e em Jurassic Park III.

Apesar de a alguns anos, o ator e diretor Sir Richard Attenborough (John Hammond), ter manisfestado o interesse em participar de um próximo filme da franquia, vejo poucas possibilidades de manutenção do elenco.

Sou inclusive da opinião de que Jurassic Park III foi salvo graças a presença de Sam Neill (Alan Grant) como protagonista e as participações especialíssimas de Laura Dern (Ellie Sattler) em uma história que não fugiu em absolutamente nada ao segundo filme da série.

Vejo também que são mínimas as possibilidades das participações de Jeff Goldblum (Iam Malcolm), Julianne Moore (Sarah Harding), Pete Postlethwaite (Roland, "The Lost World") e Vince Vaughn (Nick Van Owen), personagens que de algum modo se destacaram na trilogia.

Isso tornaria por si só, um efeito que afastaria alguns fãs, já que a maioria dos atores e atrizes citados se identificam com o título. Dá pra imaginar Jurassic Park sem a presença do Dr. Grant??? Sem a inteligencia e a beleza da Dra. Sattler? Ou mesmo sem o pessimismo exagerado e a matemática de probabilidades de Iam Malcolm??? É claro que não.

É por isso que digo que Jurassic Park IV pode ser o maior tiro no pé de Steven Spielberg em toda a sua carreira. É claro, que em se tratando de um dos maiores diretores e produtores cinematográficos de todos os tempos, as chances disso acotnecer são mínimas, mas existem.

Resta-nos esperar para ver qual a saída que Spielberg e Joe Johnston (diretor de Jurassic Park III e provavelmente do novo filme) estão preparando para esse belo labirinto em que a série se meteu.

A previsão é de que o filme comece a ser produzido no segundo semestre de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário