segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Recordar é viver: o Bom, Bonito e Barato da União da Ilha

Hoje em meio a mais um dia de trabalho, me peguei cantarolando o maravilhoso samba de enredo da União da Ilha de 1980. Tal fato me inspirou a escrever sobre um enredo que certamente seria execrado nos dias de hoje, pelo fato de exaltar aquilo que atualmente é abominado no modelo de "Super Espetáculo" que o desfile das Escolas de Samba ganhou: a simplicidade.

Enredo: "Bom, Bonito e Barato"

Autores: Robertinho Devagar, Jorge Ferreira e Edinho Capeta

Colori
Com toda minha simpatia
Um visual de alegria
Cante comigo essa canção de amor
Sou a comunicação
Não tenho luxo e nem riqueza
Há simplicidade e beleza
Na festa do seu coração

Muito bom
O meu bonito é barato
Da simpatia, o retrato
Do povo no carnaval

Obrigado madrinha Portela
Que me ajudou a caminhar
(Caminhei)
E onde andei
Pelos caminhos meu nome deixei
Nos confins de Vila Monte
Eu decantei
Com um sorriso de esperança
A Praça Onze delirei
Domingo, na sutileza do amanhecer
Meu colorido encantou você
O Amanhã,
O que será?, O que será?
E outra vez na passarela
Colorida e tão singela
O sangue novo faz toda gente vibrar

Sou eu, sou eu
Trazendo felicidade
Sou eu

Samba de arrepiar, tamanho o seu elevado teor de emoção.

Com garra, a simpática escola da Ilha do Governador exalta com orgulho a sua característica de carnavais bons, bonitos e baratos. E o samba-enredo é extraordinário! É samba para ouvir e cantar de joelhos.

Nessa época, era comum um dos compositores gravar o samba no disco. Era raro na ocasião os puxadores oficiais gravarem, pois suas presenças estavam reservadas apenas na avenida. Por isso que o cantor do samba no disco é Robertinho Devagar, um dos autores do samba-enredo, e não Aroldo Melodia, lendário intérprete oficial da União da Ilha.

Isso é bastante comum nos discos da década de 70, e a exigência da gravação pelo intérprete oficial passou a acontecer pra valer dois anos depois (em 1982, com Quinzinho gravando o samba da Império Serrano logo após a saída de Roberto Ribeiro da escola), com a medida se consagrando a partir da primeira participação de Jamelão num disco de samba-enredo, em 1986.

O que falar então daquele mágico desfile banhado pelos primeiros raios de Sol da segunda-feira???

O enredo “Bom, Bonito e Barato”, do carnavalesco Adalberto Sampaio (grande nome da história da União da Ilha que teve seu último momento frente a Insulana da Ilha do Governador no Carnaval de 1981), a Escola pretendia contar a sua própria história, focalizando, principalmente, seus recentes bons momentos entre as grandes escolas.

Foi mais um momento de grande integração entre componentes e platéia. Com o dia já claro, a escola pisou na pista com um colorido incrivelmente harmônico. Novas formas de chapéus e de adereços foram apresentadas pelo competente carnavalesco.

Com muitas alegorias de mão (algo comum na época) e com uma leveza extraordinária, a Ilha passou arrancando aplausos e brindando a todos com uma ótima exibição.

Toda essa empolgação teve início logo de cara, quando o abre-alas começou a se movimentar rumo a dispersão. As cores da Ilha marcaram presença na fantasia da bateria e, também, em várias outras alas, sempre com muito bom gosto. O samba muito bom, puxado pelo excelente Aroldo Melodia, tinha na segunda parte o seu melhor momento.

Belíssimo desfile!

Nenhum comentário:

Postar um comentário