Quem assim como eu teve o prazer de conhecer essa pessoa maravilhosa que foi o Marko Antônio da Silva, sabe que o desfile da Tom Maior foi abençoado pelo grande Markinho.
Quando recebemos a triste notícia de que haviamos perdido o eterno presidente da Vermelho e Amarelo, mal poderiamos imaginar que ele havia deixado um enredo pronto para o ocasião.
"Paz na Terra e aos Homens de Boa Vontade" era um clamor pela paz entre os homens. Pregava a igualdade e a fraternidade entre os seres humanos, o clamor à preservação da natureza e ao amor entre os povos.
Desenvolvido pelo meu parceiro Marco Aurélio Ruffin, o enredo ganhou um ar de celestial e desde a comissão de frente a Escola parecia conduzida pelas mãos do Markinho.
O carro abre-alas não era grande como das demais agremiações do Grupo Especial, mas era tocante. Os arcanjos empunhando espadas protegendo o brasão da Escola circundado por pombas brancas eram sublimes. A grande sacada do Ruffin foi exatamente o tamanho das alegorias. A Tom Maior teve problemas para receber a subvenção municipal e teve de tocar grande parte de seu carnaval sem dinheiro e nessa hora uma alegoria compacta faz toda a diferença. Por isso o carnavalesco tem de saber a hora certa de diminuir ou aumentar seus carros alegóricos.
E não parou por aí, o carro da natureza e do caracól foram outros exemplos de que o gigantismo nem sempre é essêncial em um desfile de Escolas de Samba. O único porém fica por conta da iluminação escolhida pelo carnavalesco para o carro do caracól (Cidadânia), que passou desapercebida a luz do dia. O neón com a luz natural desaparece e isso prejudicou o acabamento desse carro que ficou de certa forma exposto. A última alegoria que sintetizava o enredo veio pra emocionar de vez com duas imagens enormes do Markinho bem à frente do carro. Meus olhos marejaram...
As fantasias seguiram o padrão de qualidade Marco Aurélio Ruffin e estavam lindíssimas. Apagou completamente a má impressão deixada nos dois últimos desfiles assinados por ele na Império de Casa Verde.
Nos quesitos de avenida a Tom Maior se destacou. O samba de enredo funcionou maravilhosamente bem e aliada a magnífica voz do intérprete Renê Sobral passou como um dos melhores de 2012 tranqüilamente. A bateria do mestre Carlão novamente foi oa licerce de um grande desfile da Tom. A cada ano que passa parece que essa bateria cresce consideravelmete em qualidade e afinação.
Os meus queridos Jairo e Simone mais uma vez foram perfeitos em sua paresentação. Com a elegâcia de sempre o casal foi soberano na segunda noite de desfiles.
A Tom Maior é uma agremiação que vem se consolidando e a cada ano confirma sua crescente. Para 2013, a equipe comandada pela presidente Luciana Silva permanece para tentar quem sabe o título que o Markinho tanto sonhava. Seria sem dúvida um belo presente para o seu eterno presidente e para a sua comunidade valente que literalmente acompanha a Escola para onde ela for.
Foi a grande surpresa de 2012!!!
Gostei muito de ver a Tom Maior encerrando o carnaval, foi um desfile emocionante, samba enredo lindo. Gostei muito da alegoria do caracol. muito criativo, D+++, parabens à Tom Maior, boa sorte nos próximos carnavais.
ResponderExcluir