terça-feira, 20 de março de 2012

"Bixiga é alegria, é 'Bom Brilhar'..."

A grande campeã de 2011 como sempre arrastou a sua gigantesca torcida para o sambódromo do Anhembí, na primeira noite dos desfiles do Carnaval paulistano.

E pelo que se viu nos ensaios técnicos e no disputadíssimo ensaio de rua da Escola, o Vai-Vai mais uma vez pisaria na avenida como a grande favorita ao título. Só que tanto favoritismo parece que fez mal ao pessoal da Bela Vista.

O enredo "Mulheres que Brilham" era extremamente batido, porém, esperava-se um tratamento diferenciado por parte do carnavalesco campeão de 2011, Alexandre Louzada. Só que dividindo-se entre 3 agremiações (Mocidade Independente de Padre Míguel, Unidos do Viradouro e a própria Vai-Vai), Louzada parece ter errado a mão e transformado um dos desfiles mais aguardados do ano em um grande "lugar comum".

A abertura já prenunciava o desfile confuso que seguiria. Os "transformistas" da comissão de frente não empolgaram. Devido a problemas na armação, o grupo que trazia a atriz Adriana Lessa em meio a outros 14 homens travestidos de mulheres do nosso cotidiano passou correndo em frente ao setor A e parou apenas à frente da cabine do primeiro módulo de julgamento para uma breve e acelerada apresentação. Não gostei da proposta.

Na sequência um belo momento: o monumental abre-alas da Escola que representava o Jardim do Eden e o nascimento de Eva, interpretada pela bela Luiza Ambiel. A alegoria que era composta por 4 módulos trazia ainda fontes, cascatas e lindas mulheres banhando-se sem o menor pudor (viva o Carnaval! rs).

As alas do primeiro setor estavam bem vestidas, porém, a evolução se mostrou acelerada devido ao andamento imposto pelo eterno mestre Tadeu à bateria da Vai-Vai, algo que também não me agrada. Alguns detalhes passaram desapercebidos no dia do desfile, mas revendo a apresentação da Escola alguns dias depois, dava para perceber detalhes de muito bom gosto nos figurinos desenhados pela equipe de Alexandre Louzada.

A segunda alegoria era compacta e com um ótimo acabamento, mas o carro seguinte mostrou um desenho simples e uma execussão falha. O bambú quando utilizado em sua forma primitiva deve receber um tratamento muito cuidadoso e parece que este cuidado faltou à equipe de barracão.

O melhor setor do desfile do Vai-Vai levou ao carro onde Cláudia Raia reinou absoluta em meio a um time de mulheres que realmente brilham. Elza Soares, Brunette Fracarolli, Paula Lima, entre outras emprestaram sua beleza e talento para abrilhantar ainda mais a Escola. A alegoria também é digna de todos os elogios, pois o trabalho com tubos aliados a muitos efeitos de iluminação é louvável. Muitíssimo bem executado.

No final uma queda de qualidade estética, mas nada que comprometesse o conjunto.

O samba de enredo é que ao meu ver derrubou a Escola. Já não era nada de extraordinário e com os erros de interpretação de Wander Pires então...

A bateria como sempre acelerada mas competente. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Pingo e Paulinha Penteado mantiveram a média e apresentaram-se com elegância e simpatia, arrancando aplausos do julgador do primeiro módulo (apenas dois casais conseguiram isso na primeira noite).

Após a conturbada apuração e o desfile de protesto na noite das campeãs, o presidente Darly Silva, o Neguitão já começou a reformulação em sua equipe de carnaval. Saiu o carnavalesco carioca Alexandre Louzada, chegou o também carioca Cahê Rodrigues, que fará em 2013 sua estreia em São Paulo. O intérprete Wander Pires foi demitido logo após o desfile oficial e nem cantou na sexta das campeãs, sendo substituido na ocasião por um membro do time de apoio. Pelas "bandas" da Bela Vista, comenta-se que Wantuir pode pintar como a nova voz da Escola, mas por enquanto é só especulação mesmo. Nas demais posições, continuam os mesmos nomes.

Um comentário:

  1. Gosto dos seus comentários, sobre este desfile, inferior ao ano passado, um desfile apenas bom, achei o terceiro lugar justo, este abre-alas é realmente incrivel, só perde em relação ao do Império e da Gaviões. Este samba não é bom, o pior o é "Bom Brilhar" que nem vou comentar.

    ResponderExcluir