quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Recordar é viver: Carnaval dos 500 anos


São Paulo, 3 de Março de 2000. Uma data jamais sairá da minha mente.

Dentre vários motivos que a fazem uma das mais especiais da minha infância, está diretamente ligada ao fato de que este foi o primeiro desfile de Carnaval no eixo Rio/São Paulo que pude acompanhar na íntegra.

Na época, um garoto de 11 anos que já sonhava em um dia fazer parte dessa magnífica festa. No mesmo ano, em Bragança Paulista, realizava uma pequena parte deste sonho: acompanhar meu pai, o grande intérprete Sérjão no carro de som da minha queridíssima Unidos do Lavapés.

Mas voltando ao motivo maior dessa publicação, o Carnaval dos 500 anos do Brasil começou antes mesmo da noite do dia 3 de Março.

Pouco antes do Natal de 1999, ganhei de presente do meu pai o CD com os sambas de enredo das Escolas de Samba do Carnaval de São Paulo e nem precisa dizer que o ouvi até decorar todas as letras. Na ocasião já nutria um grande amor pela Gaviões da Fiel, o que me motivou a pela primeira vez na vida "virar" a madrugada acompanhando os desfiles pela TV.

Estava mais do que decidido! Eu veria todo aquele Carnaval!

Na manhã do dia 3 de Março, já empolgado com o que veria à partir daquela noite, fiz meu pai me acordar bem cedinho para acompanhar todas as notícias da grande noite e ainda ir a banca de jornais comprar todos os suplementos que continham informações acerca dos desfiles.

Vocês não imaginam como eu estava eufórico naquele dia!

Durante toda a manhã foi um tal de notícias daqui, informações dali, sambas de enredo nas rádios e o CD rodando em volume máximo para que toda a vizinhança entrasse no clima. Que lembrança mais feliz!

Já no final da tarde, fui com meu pai buscar as camisas com as quais desfilariamos no domingo em Bragança e quase chorei de tanto desespero quando o "meu velho" começou a bater papo com os amigos da Escola de Samba e não havia meio de parar pra voltarmos para casa. Por mais que eu soubesse que os desfiles só começariam por volta das 22:30 h. (e não passava das 19:00 h.) tinha medo que houvesse alguma novidade e eu não estaria ali para saber. Coisas de criança...rs

Enfim chegava a hora! O momento tão esperado!

A novela mal havia acabado e eu já estava sentado em frente a tv com um pacote de salgadinho e um suco de caixinha nas mãos. Ao meu lado, um bloquinho de papel e uma caneta. Aí você me pergunta: "porque o papel e a caneta?". Eu respondo: queria desenhar todas as fantasias e alegorias que eu visse aquela noite. Era o espírito carnavalesco aflorando!

E finalmente, por volta das 22:45 h. a transmissão tem início com a Tom Maior, primeira Escola a desfilar no Carnaval da Virada já perto do meio da avenida...rs

Bom... esse foi um pequeno resumo daquele que talvez fora o dia mais intenso e feliz da minha vida.

Agora, segue uma publicação com um olhar sobre o desfile de 2000 de São Paulo, que contou os 500 anos do Brasil em ordem cronológica e que com certeza ensinou a muita gente a história do país de um jeito que nenhum professor conseguiria!

Tempo bom...

Foto: Abre-Alas da X-9 Paulistana, campeã do Carnaval de 2000, com o enredo "Quem é Você, Café?" juntamente com a Vai-Vai ("Vai-Vai Brasil!").

Nenhum comentário:

Postar um comentário