quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Unidos do Peruche


Enredo: “Os Tambores Anunciam! O Povo da Floresta Está em Festa! A Tribo Peruche Vai Passar!”

Compositores: Toninho Penteado, Claudinho, Denis Patolino, Luiz Bento, Zico Oliveiro, Emerson Brasa e Denis Santiago

Ao menos um título a Peruche já conquistou sem ao menos ter dado início a seu desfile: o de enredo com mais exclamações que já passou pelo sambódromo do Anhembi...rs

Brincadeiras à parte, a tradição dos bons sambas prevalece na simpática Unidos do Peruche.

Buscando se recuperar da frustrante 6° colocação do último Carnaval, uma das mais tradicionais Escolas de Samba de São Paulo tem na força de seu enredo o principal trunfo para sonhar com dias mais felizes.

De autoria de Toninho Penteado e cia. o samba de 2013 mescla versos sintéticos com frases mais extensas, o que em alguns momentos força os interpretes e também os componentes a atropelarem algumas palavras, mas nada que chegue a preocupar, pois os ensaios e as insistentes repetições vão transformar isso em algo comum.

Os refrões são bem simples e agradabilíssimos aos nossos ouvidos, em especial o da meiúca, que versa “Para o escritor eu fui um novo ideal/E ao poeta lindos versos inspirei/No talento de um gênio musical/Com Guarani emocionei”.

Seguindo a linha o proposto pelo enredo, não faltou citação a crenças, rituais de cura e espirituais, danças, celebrações e nem ao bloco de Carnaval Cacique de Ramos, lembrado no verso “E no Carnaval vou caciqueando de emoção”.

Uma citação em especial me deixou empolgado nessa obra: o verso “Na corte francesa eu me apresentei um mundo novo revelei” lembra a curiosa história de um grupo de nativos tupinambás que fora levado à França para uma apresentação especial para os reis do país em uma comemoração no porto de Rouen. O fato inspirou os carnavais do Império Serrano e da Imperatriz Leopoldinense de 1994, onde a Escola de Ramos sob o comando de Rosa Magalhães sagrou-se campeã daquele ano.

Para fechar a obra, a lembrança ao povo de Parintins que tanto contribui para o sucesso do nosso Carnaval em uma bonita menção aos bois Caprichoso e Garantido.

Toninho Penteado, de volta ao microfone principal da Escola mostra que tem totais condições de ostentar o posto por muito tempo!

Bom samba e mais um grande momento do Peruche!

Nenhum comentário:

Postar um comentário