quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Imperador do Ipiranga
Enredo: “Ouviram do Ipiranga um Grito de Esperança”
Autores: Xavier, Turko, Maradona, Cris Viana, Lo Rosas e Mirão
A tradicionalíssima Imperador do Ipiranga busca se reencontrar com a vitória após um 2012 muito a baixo de suas expectativas. Não que o desfile do último Carnaval tenha sido fraco, mas é nítido que a Escola viveu de momentos. A falta de regularidade foi o seu calcanhar de Aquiles.
Para 2013 no entanto, as coisas parecem ter mudado.
Pra começar, o samba de enredo da agremiação é composto por alguns dos melhores compositores de São Paulo, como Turko, Maradona e Cris Viana. Ponto pra lá de positivo para a Imperador.
Outra mudança que parece ter sido acertada é a chegada do intérprete Evandro Malandro, que se não chega a ser um cantor excepcional, é um jovem que ano a ano vem evoluindo e mostrando seu potencial. Ainda desconhecido dos paulistanos, Evandro é figurinha carimbada no Carnaval de Nova Iguaçu e presença marcante na LIESV (Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais), onde nos últimos anos vem defendendo uma série de agremiações e revelando ao mundo seu talento.
A obra em si é muito boa. Mais um samba de estilo tradicional e que não se perde em excessos. Aliás, essa tem sido uma das características principais deste ano, pois a maciça maioria das agremiações tem optado por sambas de enredo cada vez menos complexos e mais funcionais. Acho que algumas notas atribuídas pelos jurados nos últimos 5 anos colaborou com essa mudança na mentalidade. Daí a feliz crescente na qualidade do álbum de 2013.
Dividido em 6 estrofes, o samba traz dois refrões igualmente competentes e mantém uma tradição que já se tornou marca da Imperador: sambas na primeira pessoa.
Fica claro até pelo conteúdo do enredo que alguns clichês como “Afasta esse monstro que me assola” ou “Vivo a realidade dos projetos sociais” iriam surgir ao longo da letra. Mas ao mesmo tempo, boas sacadas como “Sou um pássaro no ninho/Que pra voar tem que crescer”.
Mantém a média da boa safra e da esperança para a comunidade da Vila Carioca e Heliópolis de mais uma vez poder estar em 2014 entre as principais Escolas de Samba de São Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário