domingo, 23 de dezembro de 2012

Dragões da Real


Enredo: “Dragão, Guardião Real, Mostra seu Poder e Soberania na Corte do Carnaval”

Autores: Dico, Armênio, Ricardo, Wagner e Derico

Pelo segundo ano consecutivo desfilando entre as grandes Escolas de Samba de São Paulo, a tricolor da Vila Anastácio optou por um enredo que valoriza o seu próprio símbolo, ou seja, o dragão.

Não é um enredo inédito, ao menos para mim, já que no ano 2000 a Dragão Imperial, Escola de Samba de Bragança Paulista apresentou o enredo “Voracidade Milenar – Lendas e Mistérios do Dragão” e com um belíssimo desfile arrebatou a segunda colocação do Grupo Especial. Mesmo assim, é uma temática que me agrada muito, já que possibilita grandes extrapolações na parte visual.

Agora, o samba de enredo escolhido pela agremiação não me agradou.

Já não considerava o hino de 2012 que fora louvado por tantos como o melhor samba do ano tão bom assim. Estava na categoria dos intermediários. Apenas isso.

O que dizer então do samba de 2013 que não chama muita atenção na safra...

Entendam... a obra de Dico e cia. não chega a ser ruim. De maneira nenhuma. Porém, figura apenas na categoria de agradável.

A bem da verdade, a interpretação do sempre correto Daniel Collete acaba compensando a falta de um diferencial na obra que em muitos momentos passa desapercebida em meio a tantos bons sambas. O que não significa porém, que possa chegar na avenida e funcionar maravilhosamente bem para o desfile. Quantas vezes já vimos isso acontecer, heim?!

Ao seu refrão de cabeça parece faltar brilho. Pois não é nem daqueles que grudam na cabeça e nem daqueles insuportáveis. Assim como toda a obra é apenas correto.

Essa era uma linha de samba que a Caprichosos de Pilares levou para a Sapucaí durante muitos anos. Passava desapercebido nas gravações mas acabava acontecendo na avenida. Bons exemplos são os hinos de 1994 (Estou Amando Loucamente uma Coroa de Quase 90 Anos) e 1996 (Samba Sabor Chocolate).

Um trecho que merece destaque é o que antecede o refrão central no qual os versos “Poder, sabedoria e coragem/Vão formar a sua imagem/No brasão de um guerreiro/Que segue a lutar, vai atravessar/Gerações do mundo inteiro” mostram além de uma melodia muito bacana, letra inteligente e totalmente integrada ao enredo.

É o famoso oito ou oitenta. Pode acontecer ou simplesmente ser mais um...

Nenhum comentário:

Postar um comentário