domingo, 23 de dezembro de 2012

Sociedade Rosas de Ouro


Enredo: “Os Condutores da Alegria Numa Fantástica Viagem aos Reinos da Folia”

Autores: Armênio Poesia, Diego Poesia, Kadu, Wagner Rodrigues, Fredy Vianna e CG

Sempre favorita, a Sociedade Rosas de Ouro, Escola da presidenta Angelina Basílio e do mago Jorge Freitas, levará para o Anhembi no Carnaval de 2013 um enredo que propõe um passeio pelas grandes manifestações folclóricas ao redor do Mundo.

Talvez pela leveza do enredo, a opção por um samba mais explosivo tenha se mostrado acertada, uma vez que alegria não combina com sambas pesados. E outra coisa: mostra-se uma estratégia acertadíssima se levarmos em conta que a Escola será a segunda a desfilar na sexta-feira de Carnaval, pegando portanto um sambódromo ainda frio.

Logo no refrão de cabeça a melodia mais pra cima dita o tom de uma obra que foge um pouco do que a Rosas vinha trazendo para o Carnaval nos últimos anos. “Hoje a festa vai rolar/Quero sambar a noite inteira/Qual será o pavilhão que conduz meu coração?/É Roseira!” é animadíssimo.

O lugar comum se faz presente em alguns trechos como “Quero celebrar as tradições”, “A realeza e os guardiões irão bailar” ou ainda “É mais que um ideal, o orgulho nacional”. Mas nada que comprometa, afinal, é mais do que necessário dentro deste enredo.

O refrão de meiúca é a exemplo do principal um verdadeiro oba-oba. Mas tudo bem, o samba é pra cima!

Os versos da segunda parte são mais longos que os anteriores, porém são ainda mais bonitos, haja visto que a volta do refrão já traz a jóia “Num som envolvente dancei ao seu lado a luz do luar”. Belíssimo.

No final, a melodia sobe um pouco mais, mas nada que o intérprete Darlan em seu melhor desempenho desde que assumiu o primeiro microfone do Rosas não tirasse de letra.

É um bom samba que serve melhor ao desfile do que a divulgação, portanto, não se espante se na somatória das notas, essa obra superar alguns daqueles que são considerados superiores. É o que chamamos no meio como “samba de campeão”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário