quarta-feira, 28 de novembro de 2012

São Clemente


Enredo: “Horário Nobre”

Autores: Nelson Amatuzzi, Victor Alves, Floriano do Caranguejo, Sacadura Cabral, Guguinha, Fábio Portugal e Gabrielzinho Poeta

A simpática agremiação de Botafogo vem para o seu terceiro desfile consecutivo na Elite do samba carioca e com grandes chances de permanecer por mais alguns anos. Porém, para o Carnaval de 2013 parece ter errado a mão na escolha de seu samba de enredo.

A São Clemente nunca se caracterizou por grandes sambas (exceto em 1987 e 1990), mas dizer o que da obra de 2013???

Nos últimos anos sempre elogiei a escolha da agremiação devido a uma linha que se tornou característica da Escola em sua trajetória ao longo desses mais de 50 anos, mas a opção por um enredo como este, que propõe exaltar as grandes novelas brasileiras exigia uma linha um pouco diferente. Mais clássica.

Alguns momentos são até interessantes, como o refrão de meiúca, que relembra “Dancing Days”, “Roque Santeiro”, “O Clone” e “O Astro”, que é animado e tem melodia valente, porém, os bons momentos param por aí. Outra coisa que me desagrada profundamente neste samba é a insistência nas citações a Roque Santeiro. Outras tantas novelas de sucesso exibidas no tal “Horário Nobre” sequer foram lembradas. É claro que não se pode citar todas as novelas já exibidas em um samba de trinta e poucas linhas, mas uma distribuição melhor certamente poderia ser feita.

O destaque mais uma vez na faixa da São Clemente no CD fica por conta do show de interpretação protagonizado por Igor Sorriso, um dos melhores da atualidade e que deu vida a este sambinha bem mais ou menos.

É o “Iogurte” de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário