quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Portela


Enredo: “Madureira... Onde Meu Coração se Deixou Levar”

Autores: Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho, Nascimento e André do Ponto 7

Enfim chegamos a uma das duas exceções a que eu havia me referido em uma análise anterior.

Portela... que maravilha!!!

Seguindo a linha dotada em 2012, quando a Majestade do Samba nos brindou com um sambas de enredo excepcional em homenagem a Bahia, a continuidade a esta mentalidade se fez um dos principais trunfos da Escola na busca pelo retorno a suas origens.

Se por um lado a situação financeira da Escola é péssima e os trabalhos para o Carnaval se encontram totalmente parados, os portelenses podem se orgulhar de pelo segundo ano consecutivo entrarem na Marquês de Sapucaí com uma obra-prima de autoria de Wanderley Monteiro e cia.

Lembro-me que ano passado em meio as disputas na Escola, muitos duvidavam que o presidente Nilo Figueiredo iria escolher a obra do Wanderley em decorrência de sua linha mais dolente e nostálgica. Graças aos deuses do Carnaval esta decisão o senhor Nilo tomou corretamente e a Portela se fez Portela.

Para este Carnaval a situação foi parecida. Muitos duvidavam em outra vitória de Wanderley pelos mesmos motivos apontados em 2012. Mais uma vez a escolha foi precisa.

O samba é o que podemos classificar como “perfeito”, pois retrata o enredo com uma fidelidade impressionante e tem em sua melodia um trunfo pra lá de especial.

O refrão “Abre a roda, chegou Madureira/A poeira já vai levantar/O batuque ginga iôiô/Ginga iáiá” antecipa uma letra poética e com sacadas espetaculares, como “Por onde me deixo levar”, “Tem mironga de jongueiro”, “O ‘Madura’ pisou no gramado”, “O malandro do ‘charme’ dançou”, entre outros. Isso sim é samba!!!

A estrutura do samba com três refrões também me agrada profundamente.

Destaque para mais uma imponente interpretação do grande Gilsinho que a cada ano se firma ainda mais como um dos principais puxadores de samba do Carnaval carioca.

Pode faltar tudo para a Portela para o Carnaval de 2013, mas certamente samba não faltará!

Sorte e muito Axé pra toda a nação portelense que certamente vai abraçar sua agremiação e trabalhar forte para levar para a Sapucaí um belíssimo Carnaval!

Nenhum comentário:

Postar um comentário