Desde que comecei a acompanhar e pesquisar a história das Escolas de Samba e dos grandes desfiles carnavalescos do Brasil, sempre ouvi falar da "tal" alegoria de Arlindo Rodrigues para o desfile de 1969 dos Acadêmicos do Salgueiro, onde a figura de Yemanjá era destaque.
Pois bem, eis que visitando o site do amigo e igualmente apaixonado por Carnaval, Marcelo Guireli, me deparei com uma imagem rara, raríssima, da alegoria em questão.
Como brilhantemente a descreve, reproduso agora uma nota publicada no site da LIESA, na sessão curiosidades:
"Uma das alegorias mais bonitas, verdadeira obra de arte foi a Yemanjá, confeccionada para o Carnaval de 1969, por Arlindo Rodrigues, toda em papier-machê prateada. A Yemanjá estava sentada em um mar de rosas pratas, com diversas oferendas e cercando-a uma cascata feita por pequenos e numerosos espelhos que com o toque da luz do Sol deu o efeito tão desejado pelo artista. Naquele ano, o Salgueiro iniciou seu desfile por volta de 11:00 h. do dia com um céu de brigadeiro".
Como podem ver, a alegoria criada e confeccionada sob as "bençãos" de Arlindo Rodrigues, foi um marco na história do Carnaval, gerando comentários e a lembrança dos sambistas até os dias atuais.
Eu, como fã declarado de Arlindo e verdadeiro apaixonado pela arte mais pura, acabo de realizar um sonho ao finalmente conseguir uma imagem desse emblemático momento do Carnaval carioca.
PS: para quem gosta de pesquisar a história do Carnaval, o site citado anteriormente servve como base para uma grande aglutinação de material. Um verdadeiro centro de memória da maior festa popular do planeta. Fica a dica!!!
http://marceloguireli.multiply.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário