Eu aguardava o desfile da X-9 Paulistana com muita espectativa, afinal, o tema "Renato Aragão", já fala por sí.O querido Trapalhão, no ano em que completa 50 anos de carreira, recebe uma justa homenagem de uma Escola de Samba (quer mais emocionante que isso?) e em São Paulo, cidade que recebe seus irmãos nordestinos de braços abertos.
Desde o mês de novembro, conversei várias vezes com o Rodrigo Cadete e as idéias do carnavalesco me agradavam intensamente.
Um tema desses pode não parecer, mas requer muito cuidado, uma vez que cores e formas são fundamentais para não quebrar a estética infantil adotada para a condução do enredo.
O que eu vi no desfile da X-9, me agradou bastante, mas juro que fiquei com aquela senssação de que poderia ter sido melhor. Nada no entanto justifica essa estranhíssima 10° colocação obtida pela Escola.
O visual da agremiação da Parada Inglêsa foi dos melhores, podendo inclusive ao meu ver, ser comparado ao da Mocidade Alegre, tamanho o cuidado com as fantasias e alegorias. Os carros alegóricos ganharam corpo e passaram a idéia dos temas abordados em cada um deles com clareza e objetividade. As fantasias apresentaram um multi-colorido de extremo bom gosto e formas bem definidas. Até mesmo tópicos batidos em enredos sobre crianças, como "Abuso Infantil" ganharam uma roupagem original e elegante.
Revi esse desfile ontem a noite e continuo não entendendo a colocação de 2011.
Quesitos técnicos: harmonia, evolução e conjunto a contento, mestre-sala e porta-bandeira elegantes mas carecendo de melhor entrosamento e bateria segura como sempre (sou fã incondicional do méstre Augusto). Comissão de frente simplesmente perfeita! O trabalho da coreógrafa Cris Rabello é louvável, a técnica e a beleza de suas obras são um diferêncial interessante. Isso tudo sem contar que a coreógrafa é linda (rs)! Nos quesitos básicos, o enredo era na minha opinião o melhor do ano, tamanho o campo de abordagem que ele proporciona, o samba enredo apesar dos consagrados compositores tinha melhor melodia do que letra, mas servia bem ao enredo.
A X-9 assim como a Águia de Ouro, é uma incógnita para 2012. Muitas são as expeculações a cerca do que acontecerá daqui por diante na Escola, mas alguns dão a saída da dupla de carnavalescos Rodrigo Cadete e Flávio Campello como certa, mas eu prefiro esperar. Dizem que o substituto da dupla será o Zilkson Reis, que deve deixar os Gaviões logo após a eleição. Outro que tem seu futuro incerto é o intérprete Zé Paulo Sierra. Se a performance no desfile contar (óbvio que conta), deve ficar, pois foi um dos melhores de 2011. O casal de mestre-sala e porta-bandeira também não tem permanência garantida.
Na minha opinião, o presidente Gaspar não deveria alterar sua equipe. A 10° colocação é enganosa, não pode servir como fiel para um desmanche assim como na Vila Maria. Tenho muitos amigos na Escola, como por exemplo o carnavalesco Rodrigo Cadete e a porta-bandeira Karina Zamparolli, e não gostaria que eles saíssem da X-9.
Ficarei no aguardo de novidades e na torcida para que prevaleça o bom sensso!

Nenhum comentário:
Postar um comentário