quarta-feira, 30 de março de 2011

As minhas férias

Salve, salve, meus amigos!!!

Como podem perseber, estou afastados das postagens desde a semana seguinte do carnaval 2011. Como todos sabem, este é o periodo onde nós, profissionais que fazem dessa festa o maior espetáculo a céu aberto do planeta, descansamos e curtimos uns dias de sossego antes de começar toda a loucura carnavalesca novamente.


Pois bem, o meu descanso está acabando...rs


E com o final das minhas férias, voltarei a atualizar o blog freqüentemente, como tenho feito desde o início do ano, quando o reativei.


Fiquem ligados, ainda estou devendo a vocês as anaizes do polêmico Carnaval do Rio de Janeiro, e também dos desfiles das Escolas de Samba de Bragança Paulista.


À partir do próximo dia 04 de abril, volto ao "batente" e com ele as novas postagens virão!!!


Espero todos vocês por aqui!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

"Vai clarear vem meu Império..."

Olha...

Pra quem viu a Império de Casa Verde nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007, ver a caçulinha do Carnaval, como diz o vice-presidente da Escola, Junior Marques, foi de doer!!!

Fica cada vez mais evidente que a aposta da agremiação no carnavalesco Marco Aurélio Rufin foi equivocada. Rufin é um grande artista, mas seu estílo não tem nada a ver com o da Império.

A exemplo da abertura do desfile de 2010, a de 2011 também era estranha e esbanjava mau gosto. Aquele Escorpião Rei do carro abre-alas era digno de risos. A segunda parte da alegoria no entanto estava muito melhor, com formas e esculturas muito mais atraentes.

Alguns momentos do desfile até que foram interessantes, como as alas do primeiro setor, a alegoria referente a Mitologia Nórdica e as alas que levaram ao carro que prestava uma bela homenagem ao Camisa Verde e Branco, madrinha da agremiação.

Mas os momentos trash foram muito mais presentes que os raros lampejos de inspiração.

Quesitos técnicos: harmonia e evolução apenas razoável ( a Escola ainda não possui um chão muito forte), conjunto extremamente comprometido; mestre-sala e porta-bandeira fracos e inexperientes e bateria de boa para ótima. Comissão de frente bem realizada, com figurino simples, porém, favorável a sua evolução. Quesitos básicos: enredo que permitia grande abordagem, porém, restrito em seu desenvolvimento e samba enredo apenas razoável.

Mudanças são mais do que necessárias para 2012!!!

Acredito inclusive que a direção (ou a maneira de pensar) devem também sofrer algumas modificações.

A saída do carnavalesco Marco Aurélio Rufin é certa. Para seu lugar, comenta-se em uma nova comissão de carnaval, inclusive com nomes já conhecidos pela Escola.

A permanência do intérprete Carlos Junior também não é certa, mas acredito que o mesmo ficará na Casa Verde, uma vez que é um dos poucos consenssos entre comunidade e diretoria.

Torço para que a Império se reencontre com seus grandes momentos e volte a nos brindar com o seu estílo inconfundível de fazer Carnaval!!!

"Corre sangue Gavião, na veia..."

Segundo comentários, o desfile mais caro de 2011!!!

Não sei se essa informação procede, mas que a Escola tem potêncial para isso, ninguem discorda.

Bem, também não sou a pessoa mais ondicada para comentar o desfile da Gaviões da Fiel, mas a exemplo da Mocidade Alegre, vamos lá...rs

Quando o enredo Dubai foi anunciado, fiquei com a pulga atrás da orelha quanto a linha que seria adotada pelo Zilkson Reis na construção do desfile da Escola.

Esperava algumas soluções óbvias, como camelos, tendas, beduínos, petróleo, tesouros, prédios que não tem fim e tudo o que de mais extravagante existe em Dubai. Bom, não estava errado quanto a isso...rs

Fato é que algumas boas sacadas pintaram no desfile da Gaviões.

A abertura da Escola por exemplo, foi fantástica. A comissão de frente foi algo deslumbrante, nunca vi nada parecido na Gaviões. Depois de dois anos inventando e não me agradando, a comissão vinha símples, porém bem vestida e com coreografia bem desenvolvida. A primeira ala e o carro abre-alas (não vou comentar as 3 esposas do Rei Maktoun, que me deixaram de queixo caído) se completavam e davam um efeito muito bom para quem estava vendo o desfile no Anhembí.

Bom... se bem que alegorias e fantasias bem realizadas não são nenhuma surpresa em se tratando da Gaviões da Fiel. No entanto, os carros 4 e 5 deixaram muito a desejar em matéria de concepção e realização. Tipo, o que era aquele brinquedo inflável no carro do Portal da Felicidade? Meu Deus, que mal gosto tremendo! Isso sem contar no acabamento daquele gavião sibernético do último carro. Noves fora, um bom desfile. O melhor da Gaviões da Fiel na éra Zilkson Reis.

Quesitos técnicos: evolução e harmonia a contento, conjunto prejudicado pela inconsistência das alegorias, mestre-sala e porta-bandeira elegantes e com um belo bailado e bateria assim como a da Mancha Verde, fora de série. A comissão de frente assim como disse antes, de extremo bom gosto sem ser extravagante. Nos quesitos básicos, o enredo não foi dos mais felizes da Escola e o samba enredo tão combatido acabou ganhando cinco notas 10, afinal, descrevia tudo o que passou pela avenida.

Para 2012, a Gaviões da Fiel pode ser a Escola de Samba em São Paulo com as mudanças mais significativas dependendo do quadro político instaurado na agremiação.

Para as eleições, 3 chapas concorrem a presidência da Torcida e duas delas prometem mudanças pra lá de consideráveis. Dizem até em um consagrado carnavalesco carioca.

Sei inclusive que esse carnavalesco já conversou com o candidato de uma das chapas e tem um contrato apalavrado caso o mesmo assuma a direção da Escola. Na boa... seria um sonho ter esse cara em São Paulo!!!

Nas demais posições nada pode ser afirmado, a única certeza é a de que o intérprete Ernesto Teixeira segue firme e forte no microfone principal. Muito provávelmente, o méstre Pantchinho retoma a direção da bateria em parceria com o méstre Pimenta após deixar o comando da Escola.

Resta esperar as eleições e ver o que será da Gaviões da Fiel... que mude para melhor!!!

"O da poltrona, levanta aí..."

Eu aguardava o desfile da X-9 Paulistana com muita espectativa, afinal, o tema "Renato Aragão", já fala por sí.

O querido Trapalhão, no ano em que completa 50 anos de carreira, recebe uma justa homenagem de uma Escola de Samba (quer mais emocionante que isso?) e em São Paulo, cidade que recebe seus irmãos nordestinos de braços abertos.

Desde o mês de novembro, conversei várias vezes com o Rodrigo Cadete e as idéias do carnavalesco me agradavam intensamente.

Um tema desses pode não parecer, mas requer muito cuidado, uma vez que cores e formas são fundamentais para não quebrar a estética infantil adotada para a condução do enredo.

O que eu vi no desfile da X-9, me agradou bastante, mas juro que fiquei com aquela senssação de que poderia ter sido melhor. Nada no entanto justifica essa estranhíssima 10° colocação obtida pela Escola.

O visual da agremiação da Parada Inglêsa foi dos melhores, podendo inclusive ao meu ver, ser comparado ao da Mocidade Alegre, tamanho o cuidado com as fantasias e alegorias. Os carros alegóricos ganharam corpo e passaram a idéia dos temas abordados em cada um deles com clareza e objetividade. As fantasias apresentaram um multi-colorido de extremo bom gosto e formas bem definidas. Até mesmo tópicos batidos em enredos sobre crianças, como "Abuso Infantil" ganharam uma roupagem original e elegante.

Revi esse desfile ontem a noite e continuo não entendendo a colocação de 2011.

Quesitos técnicos: harmonia, evolução e conjunto a contento, mestre-sala e porta-bandeira elegantes mas carecendo de melhor entrosamento e bateria segura como sempre (sou fã incondicional do méstre Augusto). Comissão de frente simplesmente perfeita! O trabalho da coreógrafa Cris Rabello é louvável, a técnica e a beleza de suas obras são um diferêncial interessante. Isso tudo sem contar que a coreógrafa é linda (rs)! Nos quesitos básicos, o enredo era na minha opinião o melhor do ano, tamanho o campo de abordagem que ele proporciona, o samba enredo apesar dos consagrados compositores tinha melhor melodia do que letra, mas servia bem ao enredo.

A X-9 assim como a Águia de Ouro, é uma incógnita para 2012. Muitas são as expeculações a cerca do que acontecerá daqui por diante na Escola, mas alguns dão a saída da dupla de carnavalescos Rodrigo Cadete e Flávio Campello como certa, mas eu prefiro esperar. Dizem que o substituto da dupla será o Zilkson Reis, que deve deixar os Gaviões logo após a eleição. Outro que tem seu futuro incerto é o intérprete Zé Paulo Sierra. Se a performance no desfile contar (óbvio que conta), deve ficar, pois foi um dos melhores de 2011. O casal de mestre-sala e porta-bandeira também não tem permanência garantida.

Na minha opinião, o presidente Gaspar não deveria alterar sua equipe. A 10° colocação é enganosa, não pode servir como fiel para um desmanche assim como na Vila Maria. Tenho muitos amigos na Escola, como por exemplo o carnavalesco Rodrigo Cadete e a porta-bandeira Karina Zamparolli, e não gostaria que eles saíssem da X-9.

Ficarei no aguardo de novidades e na torcida para que prevaleça o bom sensso!

terça-feira, 15 de março de 2011

"Abrem-se as cortinas, o show vai começar..."

Depois do problema da Mocidade Alegre e das notícias que eu tinha da Gaviões da Fiel, ao termino do desfile da Unidos de Vila Maria eu havia batido o martelo, "passou a campeã".

Muita gente discorda e critica o estílo adotado pela Escola da Zona Norte, mas não tem jeito, técnica ganha Carnaval e pronto!!!

Muitos não gostam do trabalho do Fábio Borges, a grande maioria critica o Baby, não curtem a elegância e o tradicionalismo na dança do Rodrigo e da Marina e por aí vai...

A Mancha Verde se diz perseguida, mas perto do que fazem com a Unidos de Vila Maria, o carma da Mancha não é absolutamente nada.

O desfile apresentado pela agremiação do Jardim Japão em 2011, foi arrebatadora. Grandiosa como sempre, mas com uma garra que eu particularmente nunca tinha visto.

O enredo a bem da verdade favorecia tudo isso. Falar do Teatro de Manaus é um presente para qualquer carnavalesco, e o Fabinho teve esse privilégio e tirou de letra.

O que dizer do carro abre-alas da Vila? Aquele teatro, as garças, as onças pintadas que circundavam a alegoria, tudo perfeito. Sem contar o luxo dos destaques apresentados em todas as alegorias da Escola. As fantasias levavam o estílo adotado desde a época do Wagner Santos, leves e que permitem ao componente brincar sem maiores restrições.

Quesitos técnicos: harmonia, evolução e conjunto impecáveis, mestre-sala e porta-bandeira elegantes e com ótima evolução e bateria de boa para ótima. Comissão de frente com belíssima coreografia e fantasia igualmente bela. Elemento alegórico requintado e totalmente dentro do tema. Nos quesitos técnicos o enredo foi bem desenvolvido e o samba apesar de frio, correspondia a tudo o que fora apresentado pela Escola.

A terceira colocação parece ter abalado o presidente Serginho, uma vez que o mesmo parece ter começado uma revolução na Vila.

Expecula-se desmanche total na equipe que brilhou em 2011. Fábio Borges parece inclusive já ter sido dispensado.

O mesmo deve acontecer nas próximas horas com os intérpretes Baby e Agnaldo Amaral (esse eu não sei nem porque foi contratado) e comenta-se até que o excelente méstre Mí, também pode dançar.

Os nomes cotados para assumir essas eventuais vagas são estrelas de primeira grandeza: para carnavalesco, fala-se em Chico Spinoza, embora o presidente da Tom Maior afirmar que vai tentar mante-lo no cargo. Para o carro de som, o preferido é Carlos Junior, o Carlão, da Império de Casa Verde. Para a bateria ventila-se o nome de Tornado, do Rosas de Ouro, mas o mesmo afirma que não sairá da Azul e Rosa da Brazilândia.

Resta aguardar e ver o que será da Vila em 2012!!!

"Quem é da Morada é mais feliz..."

Ai, ai, ai, ai, ai...

Bom, terei de fazer uma avaliação o mais profissional possível, pois todos sabem que não sou a pessoa mais indicada para falar dessa Escola.

Minha antipatia pela Mocidade Alegre se tornou tão grande nos últimos anos devido a sua condução e a sua linha de trabalho que modificou totalmente a cara da agremiação que conheci e pela qual me encantei da metade dos anos 90 até a metade dos anos 2000.

Bom, mas vamos ao que interessa que é o Carnaval de 2011.

É simplesmente o seguinte: seria campeã fácil, se não fosse a quebra do seu quarto carro alegórico.

Posso discordar da administração da Solange, dos enredos "extravagantes" apresentados pela Escola, mas não vou tapar os olhos para a realidade. É a Escola de Samba mais organizada e bem estruturada de São Paulo.

Sou muito amigo do Sidnei França, às vezes passamos horas conversando e sempre o questiono sobre a linha de enredos adotada pela Escola de 3 anos para cá. E ele sempre me diz a mesma coisa: "se é o melhor, eu não sei, mas está dando certo". É triste, mas tenho que concordar com ele.

Em 2011, a Escola estava perfeita. Vinha fazendo um enredo de fácil entendimento (aleluia) e com uma cromática invejável. Alegorias e fantasias de bom gosto e de forte apelo visual. Em tese, "o desfile", como vejo alguns dizendo na comunidade Carnaval de São Paulo, no orkut.

Mas aí veio o quarto carro (justo o quarto carro!). A maior aposta da Escola, o carro do "Cinema 3D", que já vinha sofrendo com peoblemas desde a manhã daquele sábado, não conseguiu entrar na pista. A exemplo da Unidos do Peruche na noite anterior, a leitura do enredo da Mocidade Alegre ficaria comprometida.

Ah... mas para a presidente Solange, isso não queria dizer absolutamente nada. Segundo a própria ela não precisava de 5 carros para ganhar Carnaval. É dona Solange Bichara, precisa de 5 alegorias sim!!!

E pela priemira vez nos últimos 9 anos, a Mocidade não esteve entre as 3 primeiras colocadas. Pior, nem voltou ao desfile das campeãs. Se isso servir como alerta e abaixar um pouco a bola do pessoal da Morada, à partir de 2012, poderemos ter uma Escola imbátivel em São Paulo. A minha torcida é para isso!!!

Quesitos técnicos: harmonia e evolução a contento, Conjunto prejudicado pela quebra de uma alegoria, mestre-sala e porta-bandeira satisfatórios (embora com as minhas ressalvas) e bateria segura e ritmada. Comissão de frente um tanto quanto chata (neon outra vez?) mas totalmente dentro do enredo. Nos quesitos básicos, enredo opaco, mas funcional e samba enredo com a cara da Escola.

Para 2012, rola um boato de que Freddy Vianna está a caminho da Morada para substituir o bom intérprete Clóvis Pê, que ao meu ver, é a identidade musical da Escola. Mas por enquanto está apenas na categoria boato mesmo.

Sidnei França continuará a frente da estética da Mocidade, mas provavelmente em vôo solo pela primeira vez. A manutenção do casal de mestre-sala e porta-bandeira Emerson e Adriana e do méstre Sombra (esse não sai nem que atravesse a bateria o desfile inteiro...rs) também serão figurinhas repetidas em 2012.

Mas é como eu falei, se o tombo de 2011 servir como estimulo e para diminuir a prepotência, ninguem segura a Mocidade Alegre daqui para a frente!!!

"Com todo gás a Pompéia é fogo..."

Uma agradável surpresa!!!

Assim defino o Carnaval apresentado pela Águia de Ouro, em 2011.

Desde que o enredo "fogo", foi anunciado pela Escola, devo dizer que torci o nariz, afinal, Salgueiro, Nove de Julho e várias outras agremiações já o desenvolveram. Teóricamente, o Águia seria apenas mais uma.

Para a minha felicidade, um ledo engano!!!

O desfile preparado pelo meu amigo Cláudio Cavalcante, o popular "Cebola", esteve longe de cair na mesmisse, embora não fugisse muito do que já conhecemos ao se tratar de fogo. Mas o fogo do Águia de Ouro tinha um algo mais.

Acredito que muito desse algo mais veio no carro do "Gás Natural", com aquelas mulheres maravilhosas tomando banho em apertados, porém "belíssimos" chuveiros...rs

Mas voltando ao desfile, a Escola passou perfeita. Fantasias bem elaboradas, belas alegorias com movimentos impressionantes e um bom chão. Até isso o pessoal da Pompéia está conseguindo!!!

Quesitos técnicos: harmonia, evolução e conjunto a contento, mestre-sala e porta-bandeira razoáveis e bateria satisfatória. Comissão de frente muitíssimo bem vestida e com um elemento alegórico de muito bom gosto. Quesitos básicos, enredo óbvio, porém, bem desenvolvido e com algumas soluções novas e samba enredo de letra ruim e de melodia rebuscada.

O Águia de Ouro é uma das agremiações mais fechadas de São Paulo, o que significa que qualquer especulação para 2012, é mera aposta.

Acredito na permanência do carnavalesco Cebola e do intérprete Sérginho do Porto. Mas vamos esperar até um parecer da diretoria.

A tendência com a manutenção é de que no ano que vem, a Escola ganhe ainda mais força e venha de uma vez por todas disputar o título do Carnaval. O sonho maior do seu grande comandante, Sidnei Carrioulo Antônio.

Conta com a minha simpatia!!!