Estamos no meio de 2011 e a fase de divulgação dos enredos das Escolas de Samba está chegando em sua reta final.
No Carnaval paulistano, a grande maioria das agremiações já tem o seu tema divulgado, algumas já até lançaram sua sinopse e estão com suas disputas de samba enredo encaminhadas.
Nesse post, vou comentar um pouco sobre os enredos já anunciados (mesmo que de maneira extra-oficial) e a perspectiva de trabalho de cada agremiação na elaboração de seu Carnaval rumo a 2012.
Vamos lá:
Vai-Vai - "Mulheres Que Brilham"
A campeã de 2011 tem um enredo poderoso e nas mãos de um carnavalesco que sabe desenvolver um belo Carnaval como poucos na atualidade, o craque Alexandre Louzada. Essa combinação por sí só já faria da alvi-negra do Bixiga uma das favoritas para a conquista do título de 2012, mas como se não bastasse, a Saracura entra empolgada pela conquista do último capeonato e tem na minha opinião tudo para chegar ao bi.
Acadêmicos do Tucuruvi - "O Esplendor da África no Reinado da Folia"
Empolgados com o vice-campeonato de 2011, a Acadêmicos do Tucuruvi tem um enredo que pode ser considerado uma faca de dois gumes. África sempre gera bons desfiles, tem uma grande variedade de temáticas a serem abordadas e quase sempre resulta em visuais de muito bom gosto. Entretanto, em um ano com outros dois enredos de temática negra (Mocidade Alegre e Mancha Verde), a Tucuruvi teóricamente teria de se superar em desenvolvimento e realização, uma vez que a repetição de temas sempre tende a complicar a vida daquela que apresenta o visual menos impactante. E convenhamos, mesmo com a excelente colocação do ano passado, a excelência da plastica passa longe da Serra da Cantareira...
Mancha Verde - "Pelas Mãos do Mensageiro do Axé a Lição de Odú Obará: a Humildade"
Talvés a grande pedrada de 2012. Um enredo com "E" maiúsculo e escrito por alguem que entende um bocado da religião afro-brasileira, o intérprete Thiago de Xangô. No entanto, o lema central do enredo passa longe de ser uma constante da Mancha Verde: a humildade. Os torcedores da Escola dizem aos quatro cantos que são perseguidos, que são invejados, e outras tantas bobagens. Mas como o que estamos comentando são os enredos, afirmo com toda a certeza de que a Mancha tem em mãos um dos melhores temas do ano. O que pode pesar contra é a sua realização, uma vez que a dupla de carnavalescos anunciados pela Escola, Magoo e Troy Ohr (ex-Império de Casa Verde), não tem o gabarito que uma grande agremiação como a Mancha Verde merece. Vamos esperar para ver.
Gaviões da Fiel - "Lula"
A Fiel Nação Corintiana tem em mãos para o Carnaval 2012 um enredo que eu particularmente estou muito curioso para ver passar pelo sambódromo do Anhembí. O enredo que ainda não tem o seu título definido, irá narrar a história de lutas e conquistas do ex-presidente da República, Luiz Inácio "Lula" da Silva, desde a sua infância no sertão de Pernambuco até a suacoroação absoluta como um dos mais populares e queridos presidentes do Brasil. O comando do Carnaval da Gaviões está em uma trinca que ao meu ver tem tudo para dar certo. Os carnavalescos Delmo de Moraes (ex-Nenê de Vila Matilde), Fábio Lima (ex-Mocidade Alegre) e Igor Carneiro (ex-Diretor de Carnaval da Gaviões) é extremamente competente e sabe como é trabalhar na agremiação da Fiel Torcida. Um ótimo enredo que será desenvolvido por três grandes carnavalescos. Tem tudo para dar certo!!!
Águia de Ouro - "Tropicalismo - O Movimento Que Não Acabou"
Seguindo a linha dos ótimos enredos de 2012, a Águia de Ouro narrará no Anhembí um dos movimentos mais importantes da história do Brasil, o Tropicalismo. Visualmente o tema oferece vários recursos bem interessantes e pode ser um trunfo não mão do carnavalesco Cláudio Cavalcante, o popular Cebola, que vem melhorando a cada ano em termos de realização de trabalho. Não tenho muito o que comentar sobre o tema, mas fica o registro de que é um dos mais ricos em termos estéticos e que se bem elaborado, pode render a comunidade da Pompéia um Carnaval de muitas alegrias.
Mocidade Alegre - "Ojuobá - No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra, a Morada dos Milagres... No Coração, um Obá Muito Amado!"
A virtual campeã de 2011 tem o melhor enredo disparado para 2012. O centenário de Jorge Amado rendeu a Morada do Samba um tema que se bem elaborado, torna-se imbatível. Estou muito curioso para saber como o meu amigo Sidnei França irá trabalhar um tema histórico e concreto, uma linha totalmente diferente da que a Escola vinha adotando sob a sua batuta. Ojuobá, é uma referência a uma das mais famosas obras de Jorge Amado, "Tenda dos Milagres" e uma ótima sacada para o título do enredo. A Mocidade que outrora já foi especialista em enredos de temática negra, tem tudo para se reencontrar em sua essência com o seu "Ojuobá". Caso isso aconteça, sai da frente que é praticamente impossível de segurar.
Rosas de Ouro - "O Reino dos Justus"
Um tema que logo que divulgado foi combatido por muitos (inclusive por mim), vem ganhando nas mãos do genial Jorge Freitas, traços de um grande enredo. "O Reino dos Justus", narra a saga de um rei hungaro que ao ver seu país ser invadido pelo exército saxônico, sai pelo Mundo em busca de um novo local onde possam estabelecer-se em busca de um futuro melhor. A história culmina com o nascimento do herdeiro do rei "Jannus", Roberto, o principe que mais tarde torna-se o rei da propaganda no Brasíl. Assim, o enredo termina em uma homenagem ao publicitário e apresentador Roberto Justus. Com os contornos que Jorge Freitas vem dando ao tema, a Rosas ganhou um enredo interessante e que pode render um visual bem luxuoso, como gosta o seu carnavalesco. A roseira que ao defender o título de 2010, fracassou terrívelmente coma sua "Senha da Sorte", tenta em 2012 dar a volta por cima com um enredo que pode ser definido como 8 ou 80. O resultado disso ainda teremos de esperar um pouco mais para saber.
Tom Maior - "Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade"
A Tom Maior tem a missão de entrar na avenida em 2012 sem o seu presidente Marko Antônio da Silva, o Markinho, falecido recentemente. O enredo "Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade" ainda é emblemático, uma vez que nada se sabe sobre ele. Este enredo me lembra a trilogia lançada pelo Cebola entre 2005 e 2007. Se o resultado for semelhante aos dos exemplos citados anteriormente, a Tom tem tudo para se dar bem. Como reforço, vale à pena destacar o retorno do carnavalesco Marco Aurélio Rufim, após passagem frustrada pela Império de Casa Verde.
X-9 Paulistana - "Trazendo Para os Braços do Povo o Coração do Brasil, a X-9 Paulistana Desbrava os Sertões Dessa Gente Varonil"
Esta semana, quando o enredo foi lançado, muito se expeculou. Alguns chegaram ao ponto de dizer que o enredo seria sobre os 40 anos do Raly dos Sertões. Mas a bem da verdade é que o carnavalesco Rodrigo Cadete pretende fazer uma belíssima viagem pelos sertões do Brasil. Dentro desse panorama, sim, haverá uma mensão ao Raly, mas ele não será o tema central do enredo, o que convenhamos, era bastante óbvio. A temática é atraente e geralmente rende um bom visual, mas a fase em que a X-9 se encontra, me faz crer que dos lados da Parada Inglêsa, não há de sair boa coisa. Espero que eu queime a minha língua.
Pérola Negra - "A Pedra Que Canta, Também Samba"
Não vou comentar este enredo pois não sei do que se trata. Procurei o Andrézinho Machado para tentar entender o emblemático tema, mas não consegui falar com ele. Expecula-se que se trata de um enredo CEP. Eu não acredito nisso, pois não combina com o perfil do André, mas em um Carnaval totalmente capitalista como os dos dias atuais, nada mais me espanta. Já estou com saudades da "fé de Abraão".
Império de Casa Verde - "Na Ótica do Meu Império, o Foco é Você"
Olha o tigre guerreiro tentando voltar ao topo! O enredo é uma boa sacada da Escola e será desenvolvido por um craque, o carnavalesco Roberto Szaniek, que mais uma vez volta para a Azul e Branco de Casa Verde. No entanto, assim como aconteceu com o enredo sobre a cerveja em 2011, o enredo sobre a evolução dos óculos é fraco e pede uma plástica que compense a falta de criatividade da temática. Não sei por que, mas isso me lembra o fiasco de "As Sombras na Folia em Auto Astral", da Unidos da Ponte em 1996, no Rio de Janeiro.
Dragões da Real - "Mãe, Ventre da Vida e Essência do Amor"
A estreante de 2012 vem com um enredo terno e de forte apelo popular, afinal, quem não se derrete em uma homenagem as mães? Tenho certeza de que a intenssão do carnavalesco Eduardo Caetano foi essa, de pegar os jurados e o público pela emoção, uma vez que a Dragões da Real desfilará pela primeira vez na elite do samba paulistano. Quanto ao enredo, por maior que seja a carga emotiva que ele carregue, acho muito fraco e que facilmente cai no lugar comum. Para uma estréia em Grupo Especial, acredito que a torcida são paulina errou feio a mão na hora de escolher o seu tema. É esperar para ver.
Camisa Verde e Branco - "É o Amor"
O Trevo da Barra Funda voltou!!!
Após três anos afastado da elite do Carnaval paulistano, o Camisa Verde e Branco enfim retorna ao seu lugar de direito. Sob o comando do carnavalesco Anselmo Britto (ex-Imperador do Ipiranga), a Verde e Branco falará sobre o amor pela ótica das novelas de Manoel Carlos, em uma simpática e merecida homenagem ao autor. "Maneco", como é popularmente conhecido, escreveu novelas de grande repercussão e que certamente renderão ao Camisa um belo pano de fundo para o seu tão aguardado retorno. Anselmo é um bom carnavalesco, mas carece de alguem ao seu lado para melhor organizar suas idéias. Mesmo não sendo um grande carnavalesco, Armando Barbosa seria uma boa opção para dividir os trabalhos com Anselmo, mas isso já foi descartado. Desejo sorte ao Camisa e espero do fundo do meu coração que a Escola faça um grande Carnaval e permaneça no Especial, onde é o seu lugar de fato e de direito.
OBS: Apenas a Unidos de Vila Maria ainda não se pronunciou quanto ao seu enredo para o Carnaval de 2012. A Vila tem como carnavalesco, Chico Spinoza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário