domingo, 31 de julho de 2011

Será questão de dinheiro ou bom gosto???

Como citei em meu último post, as Escolas de Samba de Bragança Paulista recebem uma verbasemelhante as agremiações que desfilam nos Grupo C, D e E do Carnaval do Rio de Janeiro.


E se compararmos com a qualidade plástica do que vemos passar na Intendente Magalhães, o Carnaval de Bragança está muitos passos a frente.


E para ilustar esse comentário, publico aqui algumas fotos do que vimos nos desfiles de 2011 dos Grupos Especial e de Acesso do Carnaval bragantino.



Alegoria da Escolas de Samba Nove de Julho, campeã do Carnaval bragantino.





Abre-Alas da Acadêmicos da Vila, 2° colocada de 2011




Abre-Alas da Dragão Imperial, 3° colocada.




Abre-Alas da 4° colocada do Grupo Especial, a Império Jovem


Alegoria da Unidos do Lavapés, 5° colocada do Grupo Especial



Carro abre-alas da Sociedade Fraternidade, campeã do Grupo de Acesso 2011


Alegoria de abertura da Unidos das Águas Claras, vice-campeã do Grupo de Acesso



Visão geral do desfile da Gaviões de Ouro, 3° colocada do Grupo de Acesso



Carro abre-alas da Mocidade Júlio Mesquita, 4° colocada do Grupo de Acesso

"O samba agoniza mas não morre"... Será???

Essa semana, fomos surprendidos com a triste e revoltante notícia de que atendendo um pedido da prefeitura do Rio de Janeiro, a Associação das Escolas de Samba irá alterar o regulamento dos desfiles e rebaixar o número absurdo de 6 Escolas por Grupo.

A notícia revolta os apaixonados pelo samba pelo fato de que essa medida, que segundo os "entendidos" da Associação e da prefeitura vai significar uma melhora significativa na qualidade dos desfiles na Intendente Magalhães, pode simplesmente decretar o fim de agremiações tradicionalíssimas do Carnaval carioca.

No momento, as que se encontram em situação mais delicada são a Unidos de Lucas, a Vizinha Faladeira e a Leão de Nova Iguaçu, Escolas com tradição, comunidades apaixonadas e que já tiveram em sue passado, participações efetivas na Elite do samba carioca. As 3 agremiações estão atualmente no Grupo D e não passam por um bom momento, o que significa que o rebaixamento para o Grupo E, o verdadeiro inferno do sambista é algo que não está tão distante.

A Leão de Nova Iguaçu e a Unidos de Lucas, aliás, ascenderam ao Grupo D recentemente, em 2010 e 2011, respectivamente.

Fazem aprte aidna desse Grupo, Flor da Mina do Andaraí e Acadêmicos do Engenho da Rainha.

No Grupo C, a situação não é muito diferente. Escolas que já tiveram seus dias de glória na Marquês de Sapucaí e que hoje estão esquecidas em Campinho, estão sériamente ameaçadas com essa patética e bizarra mudança de regulamento. Alí residem já a algum tempo as populares e queridas Unidos do Cabuçu, Unidos da Ponte, Unidos do Jacarezinho, Em Cima da Hora, Unidos de Villa Rica e Lins Imperial. Além das que foram citadas, Escolas com passagens recentes pela Sapucaí também figuram neste grupo, são os casos da Boi da Ilha do Governador e Arrastão de Cascadura.

Meus amigos, diante dessa triste realidade de alguns gigantes do samba carioca, não posso deixar de lamentar essa decisão da prefeitura em "enxugar" os Grupos de acesso da Associação.

Essas Escoals além de não receberem incentivo nenhum, são obrigadas e trabalhar em locais sem a menor condição física e de higiene (a foto que ilustra o post é do "Carandiru", local onde a maioria dessas agremiações fazem o seu Carnaval) e ainda contam com um número pra lá de redusido de funcionários para as mais diferentes funções dentro de um barracão.

Outra alegação para a redução é de que assim o dinheiro destinado para essas Escolas seria dividido por um número menor de agremiações e assim renderia um montante mais atraente para todas e a qualidade plástica tende a aumentar. Outra grande bobágem.

A verba do Acesso C é de R$ 70.000, do D, algo em torno de R$ 40.000 e do Grupo E, R$ 25.000.

baseado nesses valores, venho propor-lhes uma reflexão: em Bragança Paulista, cidade que possui um dos melhores carnavais do interior de São Paulo, temos verbas semelhantes as dos Grupos de Acesso da Associação. Aqui, as Escolas do Grupo de Elite recebem algo em torno de R$ 65.000 e as do Acesso R$ 28.000. Pois bem, eu já fiz carnavais no Grupo Especial de Bragança Paulista, na época em que a verba aliada a arrecadação com a venda de CD's, eventos e faturamento da quadra não ultrapassava os R$ 50.000 e que batiam a maioria dos desfiles da Intendente Magalhães de longe.

Quem conhece os desfiles de Bragança sabe do que eu estou falando.

A questão é: se essas Escolas dos Grupos C, D e E receberem uma maior atenção das autoridades e também do público, tem tudo para evoluirem e assim, proporcionar um espetáculo muito mais generoso do ponto de vista estético a quem não deixa por motivo algum de acompanhar os desfiles da Intendente.

Boa vontade das diretorias e comunidades eu garanto que não falta.

O resto é com vocês!!!

Severo Luzardo: talento e competência rumo ao sonho Especial

Quem acompanha os desfiles dos grupos de acesso do Carnaval carioca, já a algum tempo vem observando o talento do carnavalesco Severo Luzardo Filho (foto).

Com passagens por diversas Escolas, provou ainda na Intendente Magalhães que era dono de um bom gosto indiscutivel e que a competência demonstrada no desenvolvimento de carnavais em agremiações de baixo poderio finânceiro, o levariam a alçar vôos cada vez mais alto na disputada vitrine do Carnaval brasileiro.

No entanto, antes de brilhar no Rio de Janeiro, Luzardo foi campeão várias vezes como carnavalesco no Sul do país. A experiência como cenógrafo e figurinista no teatro e na televisão, foram fundamentais na hora de escolher tentar a sorte em um grande centro.

Não por menos, chegou em 2010 a Império da Tijuca, uma das forças no Grupo de Acesso. Desenvolvendo o enredo "O Mundo em Carnaval - Um Olhar Sobre a Cultura dos Povos", Severo Luzardo viajou pelo Mundo em Carnaval e mostrou a beleza das mais diversas manifestações folclóricas e populares que tem a mesma representação em seus países que o nosso Carnaval.

Apresentou simplesmente um dos melhores visuais do Grupo de Acesso nos últimos anos. As fantasias eram leves e bastante descritivas e as alegorias possuiam um acabamento primoroso, superando muitas agremiações do Especial neste quesito.

O resultado foi talvés o mais contestado entre todos desse Grupo. Uma 7° colocação inexplicável e que não condiz com o belíssimo espetáculo apresentado pela Verde e Branco do Morro da Formiga.

Entretanto, a diretoria da Escola em uma demonstração claríssima de competência e acreditando em um projeto que tem tudo para dar frutos o mais breve possível, manteve o seu carnavalesco e apostou as suas fichas em um enredo que dá margem a outra grande viagem de Severo, dessa vez, pelo subconsciente humano. O enredo "Utopias - Viagem aos Confins da Imaginação" fala do imaginário do homem e os seus mais delirantes sonhos. Uma temática arrojada e que se bem desenvolvida (coisa que acredito muito que aconteça), tende a nos proporcionar um momento ímpar no desfile do Grupo de Acesso em 2012.

É por essas e outras, que Severo Luzardo Filho, hoje é considerado um dos mais talentosos e promissores carnavalesco dessa nova geração. E recebe essa pequena, porém sincera homenagem de um colega de profissão e admirador do seu trabalho!!!

Luma de Oliveira se encanta com o projeto de carnaval da Estáciod e Sá para 2012

A modelo e empresária Luma de Oliveira, homenageada do enredo da tradicional Estácio de Sá, no Carnaval de 2012, esteve reunida com o presidente da agremiação, Leziário Nascimento e o carnavalesco Marcus Ferreira, no barracão de Vermelho e Branco do Morro do São Carlos na última semana e saiu de lá encantada com o que viu.

Luma teve acesso aos desenhos dos figurinos e das alegorias desenvolvidos por Marcus e gostou muito de como a sua história no mundo do samba será retratada na Sapucaí, palco onde por tantas vezes brilhou como uma das mais belas e populares rainhas de bateria.

O enredo não é um dos que mais me agrada, porém, com o carisma de Luma com o público, a Estácio pode ter acertado na mosca ao homenagear a bela.

A competência de seu carnavalesco, aliado a um chão excepcional, podem fazer com que o Leão de São Carlos volte em 2013 a figurar entre as grande agremiações do Grupo Especial, local esse onde faz muita falta desde seu rebaixamento em 1997 (retornou em 2007, porém, foi rebaixada no mesmo ano).

Desejo toda sorte a Escola e que possamos ver mais uma vez Luma de Oliveira brilhar na Sapucaí como uma das mais belas mulheres que o Mundo já teve o prazer de admirar do alto de sua beleza e samba no pé!!!

sábado, 30 de julho de 2011

Errata

Ontem publiquei uma postagem falando sobre as injustiças cometidas por parte da direção da Unidos do Jacarezinho com o intérprete Eliezer Rodrigues, que mesmo sendo dono de uma bela vóz e tendo grande identificação com a comunidade, nunca teve oportunidade de puxar a Rosa e Branco em seus bons momentos da Sapucaí.

Pois bem, terminei a postagem falando que Eliezer não mais integra o time de canto da agremiação. Porém, essa informação não procede. Ainda ontem, pesquisando um pouco sobre a Escola, pude ver em um vídeo do desfile do Jacaré de 2009, pelo Grupo B, a presença do cantor no time de apoio do intérprete Ailton Santos, a vóz oficial da agremiação no momento.

A imagem que ilustra a postagem é um print dado sobre a tela no momento em que ao mostrar os cantores da Escola, Eliezer é focado durante alguns segundos.

Eliezer é o senhor de cabelos grisalhos a direira.

Sendo assim, venho corrigir uma informação errada que dei e informar-lhes que pelo menos até 2009, sabe-se que Eliezer continuou defendendo a sua querida Escola!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Briga de cachorro grande na Intendente Magalhães

No domingo, dia 19 de fevereiro de 2012, desfilarão as Escolas de Samba do Grupo C do Carnaval carioca na Estrada Intendente Magalhães.

O local é palco dos desfiles da Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (AESCRJ) e apresenta durante três noites aproximadamente 40 desfiles.

O curioso nessa história é que no Grupo C, desfilam agremiações que já tiveram os seus momentos de glória na Elite do samba carioca em um tempo não tão distante.

É exatamente sobre essas Escolas de Samba que iremos falar nessa postagem.

Lins Imperial: A Verde e Rosa coleciona algumas passagens pelo Grupo Especial e tem em sambas como "Folia de Reis" e "Chico Mendes, o Arauto da Natureza" as suas principais lembranças dos tempos em que era tida como uma grande Escola. Nunca obteve grande destaque na Elite, porém, era presença constante no Grupo de Acesso e sempre lutava pelas primeiras colocações. Nos últimos anos tem colecionado rebaixamentos e mostra pouca estrutura e profissionalismo em suas gestões. Isso, aliado a péssima posição em que desfila em 2012 (3° a entrar na avenida) deve mante-la por mais um ano no Grupo C.

Unidos da Ponte: a tradicional agremiações de São João do Meriti é detentora de uma coleção de sambas enredo de fazer inveja a muitas Escolas de Samba do Grupo Especial. É também a entidade entre as que estão no Grupo com o maior tempo de permanência na Elite do Carnaval carioca. Entre os anos de 1983 e 1989 apresentou grandes desfiles e sambas memoráveis, entre eles os clássicos "E Eles Verão a Deus", "Oferendas", "Tá Na Hora do Samba Que Fala Mais Alto", "G.R.E.S. Saudade" e "O Bem Amado Paulo Gracindo". Depois disso ainda esteve no grupo principal de 1993 a 1996. A derrocada começou em 2003, depois disso foram só decepções. Entre as que cito como "grandes" no grupo C é a que passa pelo momento mais delicado. Sem maiores condições financeiras e apresentando desfiles sem empolgação e muito fracos plásticamente está mais perto de cair do que retornar a Sapucaí, palco onde tantas vezes brilhou.

Unidos de Villa Rica: Apesar de ter desfilado apenas uma vez no Grupo Especial (em 1995), a Azul e Amarelo de Copacabana tem bons desfiles apresentados no Grupo de Acesso. Caiu em 2002 e desde então luta para se reencontrar com os seus melhores dias. Chegou a desfilar no Grupo E, o verdadeiro fundo do poço das Escolas de Samba, mas felizmente conseguiu em dois anos ascender dois grupos (em ambos obtendo a 2° colocação) e retornou ao Grupo C. É uma das que demonstra melhor organização e estrutura para buscar o retorno a Marquês de Sapucaí. É umas das favoritas ao título neste grupo.


Em Cima da Hora: A dona do maior samba enredo de todos os tempos (Os Sertões, 1976) e de obras maravilhosas como "O Saber Poético da Literatura de Cordel" é outra que vem sofrendo nos últimos tempos com a falta de organização. Entretanto, de dois anos pra cá a agremiação do bairro de Cavalcantti voltou a mostrar a sua força e ressurgiu no cenário carnavalesco. Os dois últimos desfiles da Escola aliás, são a prova de que a grande Em Cima da Hora parece ter despertado. Acredito que é a mais cotada entre as agremiações aqui citadas para conquistar o título do Grupo C, pois vem mostrando força e competência. Se mantiver a linhad e trabalho adotada de 2009 para cá, tem muitas chances de soltar o grito de campeã.

Unidos do Jacarezinho: A Rosa e Branco do bairro do Jacarezinho é outra que após alguns desfiles no Grupo Especial (1987 e 1989) começou a oscilar entre os Grupos de Acesso, B e C. É também a mais regular entre as citadas, uma vez que tem mais desfiles entre o Acesso e o B, do que no atual grupo em que se encontra. Em 2010, a Escola apresentou um Carnaval belíssimo e só não teve melhor sorte na apuração porque foi a primeira a desfilar. Plásticamente estava mais bonita por exemplo do que a 2° colocada do Grupo, a caçulinha Favo de Acarí. É outra Escola que deve brigar pelo acesso até com certa facilidade, pois carrega consigo a estrutura e a mentalidade de quem está mais do que acostumada a desfilar na Marquês de Sapucaí. É também a que possui o melhor enredo para 2012 (sobre o mangueirense Nélson Sargento).

Unidos do Cabuçu: De todas as agremiações citadas é a que eu particularmente sinto mais falta na Elite da folia carioca. A escola da eterna presidente Terezinha Monte está no Grupo C desde 2005 e até então não apresentou um grande desfile que a colocasse na disputa pelo acesso. A 4° colocação de 2010 é o máximo que ela conseguiu. É verdade que o desfile de 2011 está longe de ter merecido a 7° colocação que obteve (ficaria entre as 5 primeiras fácil). Mostra no entanto que está assimilando a sua condição e busca acertar nas decisões para colocar a Escola nos trilhos. A escolha do enredo mostra que a boa e velha Cabuçu está voltando (homenagem a Elza Soares). Aliás, vale à pena ressaltar que a agremiação Azul e Branco é perita em homenagens. Nos anos em que figurou entre as Escolas do Grupo Especial, prestou homenagem a Roberto Carlos, os Trapalhões e Milton Nascimento. No Grupo de Acesso, já cantou Beth Carvalho, Xuxa, Maurício de Souza e a sia ex-presidente Terezinha Monte. É a que tem a minha torcida neste grupo.

Nos Grupos D e E, também existem Escolas tradicionais e com passagens pelo Grupo Especial. Mas isso é assunto para um outro dia...

O Carnaval e as suas injustiças...

Que no Carnaval existem várias injustiças, todos estão cansados de saber.

O que venho comentar nessa postagem é algo que aconteceu com um intérprete no Rio de Janeiro a alguns anos atrás e que hoje, ao ouvir em meu mp3 um samba maravilhoso defendido pelo mesmo, me veio a lembraça de sua curiosa história.

O intérprete citado é Eliezer (o senhor em primeiro plano), cria da Unidos do Jacarezinho e dono de uma belíssima voz.

O cantor começou a sua trajetória no Carnaval no final da década de 70 e teve sua primeira oportunidade como intérprete oficial em 1982, quando a Rosa e branco de Caieiras desfilou no Grupo 2-A o enredo "Geraldo Pereira - Eterna Glória do Samba", de autoria do portelense Monarco.

Em 1983 e 1984, Eliezer foi preterido ao cantor Batista, que puxou os sambas da agremiação nos respectivos desfiles.

Em 1985, Eliezer voltou ao posto de primeira vóz no desfile "Do Batuque a Apoteose, o Samba Pede Passagem", pelo Grupo 1-B, já na Marquês de Sapucaí.

No ano de 1987, após 15 anos longe da Elite do samba carioca, o Jacarezinho retornava ao primeiro grupo e apresentava o enredo "Lupicinio Rodrigues, a Dor de Cotovelo", do carnavalesco Flávio Tavares. Mas de maneira surpreendente, a direção da Escola optou pelo compositor Mauro da Bacia para puxar o samba tanto no LP quanto na avenida. O mesmo aconteceu de 1988 a 1990. Em 1988, Batista retornou ao posto. Em 1989, de volta ao Grupo 1-A, o escolhido para defender o samba "Mitologia, Astrologia, Horóscopo... Uma Benção Para o Carnaval Brasileiro", foi o veterando Carlinhos de Pilares. De volta ao segundo grupo em 1990, foi a vez de Alexandre D'Mendes ser a vóz oficial da Escola.

Eliezer voltou a ser o intérprete oficial do jacaré somente em 1991, no Grupo 1. Seguiu assim até 1993. Em 1994, novamente a diretoria abriu mão do talento de Eliezer e durante os 4 anos seguintes Carvalhaes e Clóvis Pê, revesaram-se no microfone principal.

A volta por cima se deu em 1998, no Grupo B, onde Eliezer teve a honra de cantar o magnífico samba "Jacarezinho é... Etnias na Sapucaí", de autoria de Jorge Branco, Walter Veneno, Beto M, Mascote e Moacir MM. Para se ter uma idéia, o desfile de 98 foi tão exuberante que o título de campeã do Grupo veio com nada menos do que 7,5 pontos de diferença para a Unidos de Villa Rica, a segunda colocada.

Porém, em 1999, a direção da Escola optou por novamente substituir Eliezer. Dessa vez o escolhido foi o limitado Joelson.

Regressou pela última vez nos anos de 2004 e 2005, com a Escola novamente desfilando no Grupo B.

Desde então, não se sabe muito sobre Eliezer. Sabe-se que está vivo e frequênta os ensaios da Escola, porém, não mais na condição de intérprete, o que é uma pena, pois o cantor tem uma vóz forte e marcante.

Fato é que as constantes "deposições" do intérprete é algo revoltante. O que me parece é que na visão da diretoria o mesmo servia para os grupos inferiores, mas não era importante nos grupos principais. O que é um absurdo.

Quem conhece sabe do que eu estou falando.

Segue o link do site oficial da Unidos do Jacarezinho, onde se pode ouvir o samba enredo de 1998 na versão do disco do Grupo B, com a maravilhosa gravação de Eliezer em um dos sambas mais bonitos que já desfilaram na Sapucaí.

http://unidosdojacarezinho.com.br/sambas/1998.html