segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Liga-SP: não haverá descenso e subida de escolas no acesso


Através de seu site oficial, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, entidade que congrega vinte e duas agremiações e dois afoxés , divulgou nesta terça-feira, dia 16 de outubro, a informação de que não haverá descenso e subida de agremiações no desfile do grupo de acesso no Carnaval de 2013.

Programado para o domingo, dia 10 de fevereiro, o desfile do grupo de acesso do próximo ano contará com a participação das escolas de samba: Pérola Negra, Camisa Verde e Branco, Leandro de Itaquera, Estrela do Terceiro Milênio, Unidos do Peruche, Morro da Casa Verde, Imperador do Ipiranga e Unidos de Santa Bárbara.

Confira o texto na íntegra

São Paulo, 16 de outubro de 2012

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, visando resguardar o brilhantismo de seus desfiles e defender os interesses de seu Regulamento, declara a quem possa interessar que no Carnaval de 2013, não haverá descenso e subida para as Agremiações que compõe o Grupo de Acesso.

Ficam inalteradas as regras de descenso e ascensão das escolas de samba entre os Grupo Especial e Grupo de Acesso que compõem a Liga.

Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo

Camila Silva, nova rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel divulga carta aberta a Nação Independente

Confira a mensagem de Camila Silva:

"É com imensa alegria e lágrimas nos olhos que venho aqui agradecer publicamente a Mocidade Independente de Padre Miguel pela confiança em me escolher para representar a essa bateria que não tenho dúvida nenhuma que "Não existe mais quente"! Meus agradecimentos especiais ao presidente Paulo Viana e a querida primeira dama Patricia, por me proporcionarem este presente! Ao meu talentoso carnavalesco Alexandre Louzada e seus assistentes Ailton e Junior Barata, meu muito obrigada pelo carinho! Ainda estou em êxtase! Aliás, com licença de todos os sambistas, preciso falar diretamente para a COMUNIDADE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL: "Estou extremamente feliz! Peço, respeitosamente, licença à Comunidade da Escola de Samba mais quente do Brasil! Aprendi desde cedo que para chegarmos à casa de alguém temos que pedir licença aos mais velhos e assim, nessa minha nova jornada, peço as bençãos da Velha Guarda, da Ala das Baianas e de todos aqueles que lutam diariamente para manter acesa a chama da Tradição Verde e Branca. Conquistei alguns títulos em São Paulo, mas me sinto como uma iniciante, ao estrear na Marques de Sapucaí e não em qualquer escola e sim na Mocidade Independente. Não gosto de promessas, mas desde já assumo o compromisso com o Pavilhão Verde e Branco e, principalmente, com a Comunidade de que me dedicarei de coração, corpo e alma a vocês! Vamos construir juntos um reinado de alegria, simplicidade, respeito e samba no pé! Minha alegria só me deixa aqui sorrindo e cantarolando "Lá vem a bateria da Mocidade Independente, não existe mais quente, não existe mais quente. É o festival do povo. É a alegria da cidade..."

SALVE A MOCIDADE!!!

Um beijo carinhoso

Camila Silva

Batido o martelo: Camila Silva é a nova rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel

Dona de uma trajetória de sucesso na folia paulistana, Camila Silva (foto) irá reinar no Carnaval carioca de 2013.

A morena que desfila a frente da bateria da Vai-Vai, maior detentora de títulos do Carnaval de São Paulo foi convidada e aceitou o desafio de ser rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Camila Silva tem um histórico no samba de dar inveja à muita gente. Sua história no Carnaval paulistano teve início ao sete anos de idade quando foi rainha mirim da escola de samba Combinados de Sapopemba.

Contabiliza em seu currículo, desfiles como rainha juvenil da Flor de Vila Dalila, destaque de chão da Camisa Verde e Branco e um reinado a frente da batucada da Nenê de Vila Matilde em 2007.

Em 2009, assumiu o posto de rainha de bateria da Vai-Vai. No mesmo ano, foi eleita rainha do Carnaval de São Paulo. Em 2011 e 2012, ganhou o "Troféu Nota 10", prêmio oferecido pelo Jornal "Diário de São Paulo", como melhor rainha de bateria.

Com 25 anos de idade, e considerada pelos sambistas de São Paulo como uma das grandes passistas da atualidade, Camila Silva promete samba no pé e energia para encarar uma jornada dupla no Carnaval de 2013. Beleza, simpatia, humildade e talento ela tem de sobra.

"Os ensaios na Mocidade ocorrem aos sábados e na Vai-Vai aos domingos. Dá para conciliar tranquilamente. Não tem como não estar determinada ao ter ciência de que vou desfilar diante dos ritmistas de duas das maiores baterias de escola de samba do Brasil", finaliza.

Fonte: SRZD/CarnavalSP

Confira a logomarca oficial do enredo da Imperador do Ipiranga para o Carnaval de 2013



No Carnaval de 2013, a Imperador do Ipiranga levará para a passarela do samba o enredo "Ouviram do Ipiranga um grito de esperança".

Com desenvolvimento do carnavalesco Armando Barbosa, artista que pelo segundo ano consecutivo ficará responsável pela concepção do desfile, a agremiação da zona sul será a quarta escola se apresentar pelo grupo de acesso.

O desfile acontece no domingo, dia 10 de fevereiro no sambódromo do Anhembi.

Fonte: SRZD/CarnavalSP

Edimar Guia é o novo intérprete da Unidos de Vila Maria


Em busca do inédito título de campeã do grupo especial paulistano, a Unidos de Vila Maria anuncia mais uma novidade para o desfile do próximo ano.

Edimar Silva, mais conhecido como Edimar Guiã (foto), foi oficialmente apresentado nesse final de semana como reforço para conduzir a agremiação no Carnaval de 2013.

Ao lado de Fernandinho SP, Edimar comandará o carro de som da verde, azul e branco que levará para a passarela do Anhembi o enredo Made In Korea".

Desenvolvido pelo carnavalesco Chico Spinosa, tema abordará os cinquenta anos da imigração Coreana no Brasil.

Com passagens pela Beija-Flor e pela Dragões da Real, entidade em que foi voz oficial em 2009 e 2010, Edimar enaltece a força da comunidade de sua nova casa.

"A Unidos de Vila Maria tem uma comunidade linda, que defende a escola com muito amor. E por isso eu digo que tem que ter paixão pra ser da Vila. Vou defender esse pavilhão e buscar o campeonato retribuindo todo carinho e confiança", afirma o cantor que participou da gravação do hino da agremiação que irá compor o CD com os sambas de 2013, produzido pela Liga-SP e com lançamento previsto para o início do mês de dezembro.

Fonte: SRZD/CarnavalSP

Veja os desenhos das fantasias da Tradição para o Carnaval de 2013

O G.R.E.S. Tradição, divulgou através do portal "Carnavalesco", os desenhos de suas fantasias para o Carnaval de 2013.

A agremiação de Campinho, que irá reeditar o enredo "Das Maravilhas do Mar Fez-se o Esplendor de uma Noite", com o qual a Portela se apresentou em 1981, desfila pela série Ouro, antigo Grupo de Acesso do Carnaval carioca e terá em seu desfile a assinatura do carnavalesco Orlando Junior, que retorna a Escola.

Veja os desenhos:















Recordar é viver: o Bom, Bonito e Barato da União da Ilha

Hoje em meio a mais um dia de trabalho, me peguei cantarolando o maravilhoso samba de enredo da União da Ilha de 1980. Tal fato me inspirou a escrever sobre um enredo que certamente seria execrado nos dias de hoje, pelo fato de exaltar aquilo que atualmente é abominado no modelo de "Super Espetáculo" que o desfile das Escolas de Samba ganhou: a simplicidade.

Enredo: "Bom, Bonito e Barato"

Autores: Robertinho Devagar, Jorge Ferreira e Edinho Capeta

Colori
Com toda minha simpatia
Um visual de alegria
Cante comigo essa canção de amor
Sou a comunicação
Não tenho luxo e nem riqueza
Há simplicidade e beleza
Na festa do seu coração

Muito bom
O meu bonito é barato
Da simpatia, o retrato
Do povo no carnaval

Obrigado madrinha Portela
Que me ajudou a caminhar
(Caminhei)
E onde andei
Pelos caminhos meu nome deixei
Nos confins de Vila Monte
Eu decantei
Com um sorriso de esperança
A Praça Onze delirei
Domingo, na sutileza do amanhecer
Meu colorido encantou você
O Amanhã,
O que será?, O que será?
E outra vez na passarela
Colorida e tão singela
O sangue novo faz toda gente vibrar

Sou eu, sou eu
Trazendo felicidade
Sou eu

Samba de arrepiar, tamanho o seu elevado teor de emoção.

Com garra, a simpática escola da Ilha do Governador exalta com orgulho a sua característica de carnavais bons, bonitos e baratos. E o samba-enredo é extraordinário! É samba para ouvir e cantar de joelhos.

Nessa época, era comum um dos compositores gravar o samba no disco. Era raro na ocasião os puxadores oficiais gravarem, pois suas presenças estavam reservadas apenas na avenida. Por isso que o cantor do samba no disco é Robertinho Devagar, um dos autores do samba-enredo, e não Aroldo Melodia, lendário intérprete oficial da União da Ilha.

Isso é bastante comum nos discos da década de 70, e a exigência da gravação pelo intérprete oficial passou a acontecer pra valer dois anos depois (em 1982, com Quinzinho gravando o samba da Império Serrano logo após a saída de Roberto Ribeiro da escola), com a medida se consagrando a partir da primeira participação de Jamelão num disco de samba-enredo, em 1986.

O que falar então daquele mágico desfile banhado pelos primeiros raios de Sol da segunda-feira???

O enredo “Bom, Bonito e Barato”, do carnavalesco Adalberto Sampaio (grande nome da história da União da Ilha que teve seu último momento frente a Insulana da Ilha do Governador no Carnaval de 1981), a Escola pretendia contar a sua própria história, focalizando, principalmente, seus recentes bons momentos entre as grandes escolas.

Foi mais um momento de grande integração entre componentes e platéia. Com o dia já claro, a escola pisou na pista com um colorido incrivelmente harmônico. Novas formas de chapéus e de adereços foram apresentadas pelo competente carnavalesco.

Com muitas alegorias de mão (algo comum na época) e com uma leveza extraordinária, a Ilha passou arrancando aplausos e brindando a todos com uma ótima exibição.

Toda essa empolgação teve início logo de cara, quando o abre-alas começou a se movimentar rumo a dispersão. As cores da Ilha marcaram presença na fantasia da bateria e, também, em várias outras alas, sempre com muito bom gosto. O samba muito bom, puxado pelo excelente Aroldo Melodia, tinha na segunda parte o seu melhor momento.

Belíssimo desfile!