quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Incêndio atinge barracão da Unidos do Porto da Pedra


Um incêndio atingiu o barracão da Porto da Pedra na tarde desta quarta-feira. De acordo com a assessoria da escola, o Conselho Deliberativo da agremiação esteve presente no local para avaliar se houve danos.

Todo o material do projeto do Carnaval 2013 se encontra em outro galpão. Portanto, os trabalhos para o próximo desfile do Tigre não foram afetados. No barracão, se encontravam apenas alegorias do Carnaval de 2012.

Ainda não há informações sobre a causa do incêndio, nem mesmo estimativa dos danos.

O barracão da Alegria da Zona Sul também foi atingido pelas chamas.

Fonte: SRZD/Carnaval

Alegria da Zona Sul divulga nota oficial à respeito do incêndio desta tarde

Nota Oficial - Incêndio Alegria da Zona Sul

É com pesar que a Alegria da Zona Sul confirma através desta nota oficial que o seu barracão de alegorias, adereços e fantasias sofreu um incêndio na tarde desta quarta-feira (31) que atingiu por completo os seus dois galpões. Não há como estimar neste momento um prejuízo exato.

Segundo testemunhas, o incêndio iniciou no barracão da co-irmã Flor da Mina do Andaraí, que fica ao lado do da agremiação.

De acordo com o diretor de carnaval Flávio Mello, três chassis de carros alegóricos foram perdidos e o ateliê de fantasias também. Dois carros alegóricos não estavam localizados dentro do galpão no momento do incêndio e felizmente não foram atingidos.

A agremiação se pronunciará novamente após a conclusão do trabalho do Corpo de Bombeiros no local.

Incêndio atinge barracão da Alegria da Zona Sul na zona portuária do Rio e Escola perde todo seu material para 2013


A assessoria de imprensa da Alegria da Zona Sul confirmou ao SRZD-Carnaval que o incêndio que atinge terrenos da Zona Portuária, neste momento, como também o barracão da Porto da Pedra, também afetou o barracão da vermelha e branca, causando perda total.

Ainda de acordo com a assessoria, tudo o que a agremiação já tinha desenvolvido para o desfile de 2013, foi perdido.

A Alegria apresentará em seu próximo desfile o enredo "Quem não chora não mama" do carnavalesco Eduardo Gonçalves.

Paulo Santana deixa a presidência da Porto da Pedra


A assessoria de imprensa da escola de samba Porto da Pedra divulgou um comunicado oficial, nesta terça-feira, informando que Paulo Santana, que assumiu a presidência da agremiação para substituir Janice Prist, deixou o cargo.

Leia a nota na íntegra:

"O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que Paulo Santana não é mais o presidente da agremiação. O Conselho Deliberativo da escola encontra-se reunido e o novo presidente será oficializado em breve. A Porto da Pedra reafirma que as mudanças institucionais ocorridas hoje, 30 de outubro, assim como as que ocorreram nos últimos meses, não alteram e nem comprometem o cronograma da produção do carnaval 2013. Os diretores da agremiação só se pronunciarão sobre as mudanças após a divulgação, pela assessoria de imprensa, do novo presidente".

Fonte: SRZD/Carnaval

Gaviões da Fiel prepara festa dos protótipos


Em busca do seu quinto título no grupo especial da folia paulistana, a Gaviões da Fiel segue em ritmo intenso rumo ao seu próximo desfile.

Após definir o samba e realizar os primeiros ensaios, a agremiação acaba de definir a data em que apresentará para a sua comunidade e público em geral, os pilotos das fantasias que irão compor o tema "Ser Fiel é Alma do Negócio".

O enredo que abordará a história da propaganda brasileira, até os dias de hoje, será desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes, conhecido como o "Mago das Cores".

Considerado pelos sambistas como um dos mais criativos e respeitados artistas da folia, Max Lopes contabiliza em seu currículo, premiações e passagens marcantes por grandes escolas de samba, entre elas, União da Ilha, Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Unidos de Vila Isabel, Estácio de Sá, Grande Rio e Porto da Pedra entre outras.

Além de fazer sua estreia no Carnaval de São Paulo, Lopes assinará também no próximo ano, o desfile da Viradouro pelo grupo de acesso da folia carioca.

A festa de apresentação dos figurinos acontecerá na sexta-feira, dia 9 de novembro, a partir das 22h.

A quadra da Gaviões fica na Rua Cristina Tomaz, 183 no Bom Retiro. Os ingressos serão vendidos na portaria por R$ 20.

Fonte: SRZD/CarnavalSP

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mais uma relíquia do Bom, Bonito e Barato

Na semana em que a nostalgia dos antigos carnavais me pegou de jeito, o antológico desfile da União da Ilha do Governador no Carnaval de 1980 segue em pauta aqui no blog.

Na última semana, postei uma foto de um dos setores mais belos daquele desfile e uma breve análise do que foi aquela apresentação e da qualidade absurda do samba enredo que se não chega a ser uma unanimidade assim como "Domingo", é um dos mais completos da história da agremiação.

Bem, ontem revirando algumas pastas em meu computador, encontrei a foto que ilustra essa postagem.

O momento é simplesmente mágico: a entrada da Ilha com o seu tradicional letreiro apresentando o tema do enredo e as primeiras alas multicoloridas em evolução na rua Marquês de Sapucaí.

Como sempre, vale lembrar que em 1980, a União da Ilha do Governador alcançou o seu melhor desempenho na Elite do samba carioca ao conquistar o vice-campeonato (empatada com a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Unidos de Vila Isabel). Na ocasião, o carnavalesco Adalberto Sampaio foi o responsável pelo desfile.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Escolas de Samba seguem contratando



A quatro meses para o Carnaval 2013, as escolas de samba continuam reforçando seus times e fazendo novas contratações.

Após escolher seu samba-enredo e apresentar os protótipos das fantasias na semana passada, a Imperatriz Leopoldinense anunciou a contratação do intérprete Wander Pires.

Na escola de Ramos, Wander Pires vai dividir o microfone com o intérprete Dominguinhos do Estácio.

Mudança também na Acadêmicos de Santa Cruz, que desfila pela Séria A. A escola contratou o intérprete Paulinho Mocidade (foto).

Paulinho entra na vaga de David do Pandeiro, que depois de quatro carnavais como voz oficial foi dispensado na última sexta-feira da agremiação.

A apresentação oficial de Paulinho Mocidade acontece nesta sexta-feira durante a final de samba enredo.

'Estou em êxtase', diz quarta voz da Mangueira, Agnaldo Amaral


Sua bela voz já conquistou muitos apaixonados por Carnaval nos desfiles de São Paulo e agora, chegou a hora de Agnaldo Amaral (foto) cativar os amantes do "Maior Espetáculo da Terra" do Rio de Janeiro.

"Estou em êxtase! Para mim esta oportunidade será maravilhosa. É uma honra, aos 52 anos, receber um convite como este. Fazer parte de uma escola que já teve em sua história um intérprete como o Jamelão", comemorou.

"Já havia sido convidado em 2011, mas não pude aceitar. Agora o convite surgiu do próprio presidente Ivo Meirelles. Passei cerca de 2 meses frequentando a verde e rosa, defendendo samba-enredo. No final, meu samba não ganhou a disputa, porém, recebi este maravilhoso convite", lembrou.

No último sábado, o intérprete foi apresentado oficialmente à comunidade, no Palácio do Samba.

"Foi tudo tranquilo e eu também fui muito bem recebido pelos grandes intérpretes da escola. Agora é trabalhar bastante nos ensaios que já estão acontecendo", destacou.

Agnaldo afirmou que o hino oficial da verde e rosa para o desfile de 2013 é de qualidade.

"Eu defendia um outro samba, que também era muito bom. O importante é que temos uma grande obra para realizar um belo desfile", opinou.

"Agora é aguardar as novidades que estão por vir e trabalhar com estas novas ideias de duas baterias e dois carros de som. Estou curioso", confessou.

O cantor aproveitou para deixar um recado para os mangueirenses.

"Quero dizer para toda a comunidade que vou vestir a camisa, assim como sempre fiz com todas as escolas que passei. Com certeza está sendo uma satisfação muito grande. Vou dar o máximo de mim para esta agremiação que, como o próprio Luizito diz, é a maior escola de samba do planeta", finalizou.

Agnaldo já passou por agremiações como Barroca Zona Sul, Pérola Negra, Vai-Vai Unidos de Vila Maria e Camisa Verde e Branco.

Fonte: SRZD/Carnaval

Liga-SP: não haverá descenso e subida de escolas no acesso


Através de seu site oficial, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, entidade que congrega vinte e duas agremiações e dois afoxés , divulgou nesta terça-feira, dia 16 de outubro, a informação de que não haverá descenso e subida de agremiações no desfile do grupo de acesso no Carnaval de 2013.

Programado para o domingo, dia 10 de fevereiro, o desfile do grupo de acesso do próximo ano contará com a participação das escolas de samba: Pérola Negra, Camisa Verde e Branco, Leandro de Itaquera, Estrela do Terceiro Milênio, Unidos do Peruche, Morro da Casa Verde, Imperador do Ipiranga e Unidos de Santa Bárbara.

Confira o texto na íntegra

São Paulo, 16 de outubro de 2012

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, visando resguardar o brilhantismo de seus desfiles e defender os interesses de seu Regulamento, declara a quem possa interessar que no Carnaval de 2013, não haverá descenso e subida para as Agremiações que compõe o Grupo de Acesso.

Ficam inalteradas as regras de descenso e ascensão das escolas de samba entre os Grupo Especial e Grupo de Acesso que compõem a Liga.

Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo

Camila Silva, nova rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel divulga carta aberta a Nação Independente

Confira a mensagem de Camila Silva:

"É com imensa alegria e lágrimas nos olhos que venho aqui agradecer publicamente a Mocidade Independente de Padre Miguel pela confiança em me escolher para representar a essa bateria que não tenho dúvida nenhuma que "Não existe mais quente"! Meus agradecimentos especiais ao presidente Paulo Viana e a querida primeira dama Patricia, por me proporcionarem este presente! Ao meu talentoso carnavalesco Alexandre Louzada e seus assistentes Ailton e Junior Barata, meu muito obrigada pelo carinho! Ainda estou em êxtase! Aliás, com licença de todos os sambistas, preciso falar diretamente para a COMUNIDADE MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL: "Estou extremamente feliz! Peço, respeitosamente, licença à Comunidade da Escola de Samba mais quente do Brasil! Aprendi desde cedo que para chegarmos à casa de alguém temos que pedir licença aos mais velhos e assim, nessa minha nova jornada, peço as bençãos da Velha Guarda, da Ala das Baianas e de todos aqueles que lutam diariamente para manter acesa a chama da Tradição Verde e Branca. Conquistei alguns títulos em São Paulo, mas me sinto como uma iniciante, ao estrear na Marques de Sapucaí e não em qualquer escola e sim na Mocidade Independente. Não gosto de promessas, mas desde já assumo o compromisso com o Pavilhão Verde e Branco e, principalmente, com a Comunidade de que me dedicarei de coração, corpo e alma a vocês! Vamos construir juntos um reinado de alegria, simplicidade, respeito e samba no pé! Minha alegria só me deixa aqui sorrindo e cantarolando "Lá vem a bateria da Mocidade Independente, não existe mais quente, não existe mais quente. É o festival do povo. É a alegria da cidade..."

SALVE A MOCIDADE!!!

Um beijo carinhoso

Camila Silva

Batido o martelo: Camila Silva é a nova rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel

Dona de uma trajetória de sucesso na folia paulistana, Camila Silva (foto) irá reinar no Carnaval carioca de 2013.

A morena que desfila a frente da bateria da Vai-Vai, maior detentora de títulos do Carnaval de São Paulo foi convidada e aceitou o desafio de ser rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Camila Silva tem um histórico no samba de dar inveja à muita gente. Sua história no Carnaval paulistano teve início ao sete anos de idade quando foi rainha mirim da escola de samba Combinados de Sapopemba.

Contabiliza em seu currículo, desfiles como rainha juvenil da Flor de Vila Dalila, destaque de chão da Camisa Verde e Branco e um reinado a frente da batucada da Nenê de Vila Matilde em 2007.

Em 2009, assumiu o posto de rainha de bateria da Vai-Vai. No mesmo ano, foi eleita rainha do Carnaval de São Paulo. Em 2011 e 2012, ganhou o "Troféu Nota 10", prêmio oferecido pelo Jornal "Diário de São Paulo", como melhor rainha de bateria.

Com 25 anos de idade, e considerada pelos sambistas de São Paulo como uma das grandes passistas da atualidade, Camila Silva promete samba no pé e energia para encarar uma jornada dupla no Carnaval de 2013. Beleza, simpatia, humildade e talento ela tem de sobra.

"Os ensaios na Mocidade ocorrem aos sábados e na Vai-Vai aos domingos. Dá para conciliar tranquilamente. Não tem como não estar determinada ao ter ciência de que vou desfilar diante dos ritmistas de duas das maiores baterias de escola de samba do Brasil", finaliza.

Fonte: SRZD/CarnavalSP

Confira a logomarca oficial do enredo da Imperador do Ipiranga para o Carnaval de 2013



No Carnaval de 2013, a Imperador do Ipiranga levará para a passarela do samba o enredo "Ouviram do Ipiranga um grito de esperança".

Com desenvolvimento do carnavalesco Armando Barbosa, artista que pelo segundo ano consecutivo ficará responsável pela concepção do desfile, a agremiação da zona sul será a quarta escola se apresentar pelo grupo de acesso.

O desfile acontece no domingo, dia 10 de fevereiro no sambódromo do Anhembi.

Fonte: SRZD/CarnavalSP

Edimar Guia é o novo intérprete da Unidos de Vila Maria


Em busca do inédito título de campeã do grupo especial paulistano, a Unidos de Vila Maria anuncia mais uma novidade para o desfile do próximo ano.

Edimar Silva, mais conhecido como Edimar Guiã (foto), foi oficialmente apresentado nesse final de semana como reforço para conduzir a agremiação no Carnaval de 2013.

Ao lado de Fernandinho SP, Edimar comandará o carro de som da verde, azul e branco que levará para a passarela do Anhembi o enredo Made In Korea".

Desenvolvido pelo carnavalesco Chico Spinosa, tema abordará os cinquenta anos da imigração Coreana no Brasil.

Com passagens pela Beija-Flor e pela Dragões da Real, entidade em que foi voz oficial em 2009 e 2010, Edimar enaltece a força da comunidade de sua nova casa.

"A Unidos de Vila Maria tem uma comunidade linda, que defende a escola com muito amor. E por isso eu digo que tem que ter paixão pra ser da Vila. Vou defender esse pavilhão e buscar o campeonato retribuindo todo carinho e confiança", afirma o cantor que participou da gravação do hino da agremiação que irá compor o CD com os sambas de 2013, produzido pela Liga-SP e com lançamento previsto para o início do mês de dezembro.

Fonte: SRZD/CarnavalSP

Veja os desenhos das fantasias da Tradição para o Carnaval de 2013

O G.R.E.S. Tradição, divulgou através do portal "Carnavalesco", os desenhos de suas fantasias para o Carnaval de 2013.

A agremiação de Campinho, que irá reeditar o enredo "Das Maravilhas do Mar Fez-se o Esplendor de uma Noite", com o qual a Portela se apresentou em 1981, desfila pela série Ouro, antigo Grupo de Acesso do Carnaval carioca e terá em seu desfile a assinatura do carnavalesco Orlando Junior, que retorna a Escola.

Veja os desenhos:















Recordar é viver: o Bom, Bonito e Barato da União da Ilha

Hoje em meio a mais um dia de trabalho, me peguei cantarolando o maravilhoso samba de enredo da União da Ilha de 1980. Tal fato me inspirou a escrever sobre um enredo que certamente seria execrado nos dias de hoje, pelo fato de exaltar aquilo que atualmente é abominado no modelo de "Super Espetáculo" que o desfile das Escolas de Samba ganhou: a simplicidade.

Enredo: "Bom, Bonito e Barato"

Autores: Robertinho Devagar, Jorge Ferreira e Edinho Capeta

Colori
Com toda minha simpatia
Um visual de alegria
Cante comigo essa canção de amor
Sou a comunicação
Não tenho luxo e nem riqueza
Há simplicidade e beleza
Na festa do seu coração

Muito bom
O meu bonito é barato
Da simpatia, o retrato
Do povo no carnaval

Obrigado madrinha Portela
Que me ajudou a caminhar
(Caminhei)
E onde andei
Pelos caminhos meu nome deixei
Nos confins de Vila Monte
Eu decantei
Com um sorriso de esperança
A Praça Onze delirei
Domingo, na sutileza do amanhecer
Meu colorido encantou você
O Amanhã,
O que será?, O que será?
E outra vez na passarela
Colorida e tão singela
O sangue novo faz toda gente vibrar

Sou eu, sou eu
Trazendo felicidade
Sou eu

Samba de arrepiar, tamanho o seu elevado teor de emoção.

Com garra, a simpática escola da Ilha do Governador exalta com orgulho a sua característica de carnavais bons, bonitos e baratos. E o samba-enredo é extraordinário! É samba para ouvir e cantar de joelhos.

Nessa época, era comum um dos compositores gravar o samba no disco. Era raro na ocasião os puxadores oficiais gravarem, pois suas presenças estavam reservadas apenas na avenida. Por isso que o cantor do samba no disco é Robertinho Devagar, um dos autores do samba-enredo, e não Aroldo Melodia, lendário intérprete oficial da União da Ilha.

Isso é bastante comum nos discos da década de 70, e a exigência da gravação pelo intérprete oficial passou a acontecer pra valer dois anos depois (em 1982, com Quinzinho gravando o samba da Império Serrano logo após a saída de Roberto Ribeiro da escola), com a medida se consagrando a partir da primeira participação de Jamelão num disco de samba-enredo, em 1986.

O que falar então daquele mágico desfile banhado pelos primeiros raios de Sol da segunda-feira???

O enredo “Bom, Bonito e Barato”, do carnavalesco Adalberto Sampaio (grande nome da história da União da Ilha que teve seu último momento frente a Insulana da Ilha do Governador no Carnaval de 1981), a Escola pretendia contar a sua própria história, focalizando, principalmente, seus recentes bons momentos entre as grandes escolas.

Foi mais um momento de grande integração entre componentes e platéia. Com o dia já claro, a escola pisou na pista com um colorido incrivelmente harmônico. Novas formas de chapéus e de adereços foram apresentadas pelo competente carnavalesco.

Com muitas alegorias de mão (algo comum na época) e com uma leveza extraordinária, a Ilha passou arrancando aplausos e brindando a todos com uma ótima exibição.

Toda essa empolgação teve início logo de cara, quando o abre-alas começou a se movimentar rumo a dispersão. As cores da Ilha marcaram presença na fantasia da bateria e, também, em várias outras alas, sempre com muito bom gosto. O samba muito bom, puxado pelo excelente Aroldo Melodia, tinha na segunda parte o seu melhor momento.

Belíssimo desfile!