sexta-feira, 27 de julho de 2012

É hoje o dia. Começa às 20h a transmissão dos desfiles das escolas de samba virtuais da LIESV. A partir das 20h20min a União do Samba Brasileiro fará seu desfile simbólico de despedida. E às 21h começam oficialmente os desfiles das escolas do Grupo Único da liga. 20 agremiações irão desfilar nestes dois dias de apresentações em busca do tão sonhado título do grupo principal da liga pioneira do Carnaval Virtual.


O evento, como sempre, acontece no site da LIESV ( www.liesv.com.br ) e terá transmissão da Rádio LIESV (que pode ser acessada pelo site da liga) e cobertura do SRZD Carnaval Virtual. A equipe de transmissão deste ano terá o o Presidente da Imperatriz Paulista, Luís Butti e o Vice-Presidente dos Gaviões Imperiais, Matheus Araujo, como apresentadores e nos comentários o Carnavalesco do Bandeirante da Folia, Yuri Aguiar e o Jornalista e Editor do SRZD Carnaval Virtual Theo Knetig.

ORDEM OFICIAL DOS DESFILES DE 2012:


SEXTA-FEIRA - 27 DE JULHO

Desfile Simbólico de Abertura: União do Samba Brasileiro

1- Mocidade Leopoldense
2- Estrela do Amanhã
3- Acadêmicos do Setor 1
4- Imperiais do Samba
5- Gaviões Imperiais
6- Mocidade Imperiana
7- Colibris
8- Camarões dos Pampas
9- Império do Progresso
10- Escola Virtual da Amazônia

SÁBADO - 28 DE JULHO


Desfile Simbólico de Abertura: Pavão de Osasco (a confirmar)

1- Sereno de Cachoeiro
2- Rosa Negra
3- Bandeirante da Folia
4- Imperatriz Paulista
5- Camisa 10
6- Amigos do Samba
7- Flor de Lótus
8- Ponte Aérea
9- Bohêmios Samba Club
10- Tigres de Niterói

A primeira escola a desfilar, às 21h, será a Mocidade Leopoldense. A escola de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, irá apresentar o enredo "Na Força e na Fé, a Mocidade Canta o Padroeiro do Rio Grande, o Guardião da Chave do Reino dos Céus", que irá falar sobre São Pedro. A escola volta ao grupo principal da liga, onde já esteve em 2007 e novamente traz um tema que haver com seu estado, pois São Pedro é o padroeiro do Rio Grande do Sul.

A segunda agremiação a entrar na Passarela Virtual será a Estrela do Amanhã. Uma das mais antigas escolas virtuais ainda em atividade foi fundada em 2004 e disputou o primeiro Grupo de Acesso em 2005. Este ano a agremiação, que está desde 2008 sediada em Niterói, Rio de Janeiro, trará para a Passarela Virtual uma homenagem ao músico Beethoven através do enredo "A Dor que Dilacera a Alma, e o Sorriso que Inebria... A Estrela de Beethoven".

Na sequencia é a vez da campeã de 2010 tentar recuperar o título que por pouco não conquistou novamente em 2011, quando foi vice-campeã. Os Acadêmicos do Setor 1, escola que foi fundada por participantes de um antigo fórum de Carnaval na internet, que deu seu nome a agremiação, será a terceira a desfilar. O enredo "O Falar das Rosas" contará, na avenida virtual, um conto baseado na música "As Rosas não Falam".

Uma das duas únicas escolas do primeiro desfile do Carnaval Virtual da LIESV em 2003, que ainda existem, será a quarta a desfilar. A Imperiais do Samba busca após 8 anos conquistar seu segundo título, o primeiro foi ganho em 2004. Com o enredo "Um Lugar Chamado Esperança" a escola fará uma viagem em busca da esperança, usando o nordeste, a cultura pernambucana e o sebastianismo como cenários para está história.

A quinta agremiação a passar pela tela do seu computador será a Gaviões Imperiais, escola que volta ao Grupo principal da liga, após dois anos no Grupo de Acesso da LIESV. Com o enredo "Candeal: Reafricando a Nação Gueto Square" a escola irá contar a história do Candeal, bairro da cidade de Salvador, capital baiana, que ajuda a fazer renascer o espírito de luta dos povos africanos que aqui chegaram.

A sexta escola a desfilar nesta primeira noite de desfiles do Grupo Único da LIESV será a campeã do Grupo de Avaliação 2011, a Mocidade Imperiana. A escola contará o enredo "Academicamente Popular", que irá trazer para a Passarela Virtual a história da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Apesar de estreante a agremiação é apontada pelos integrantes da liga como favorita, devido ao trabalho apresentado em 2011 na CAESV.


Logo depois adentrará a Passarela Virtual João Jorge 30, para seu décimo desfile na LIESV, a Colibris. A escola que retorna a Bahia, onde já foi sediada entre 2007 e 2009, irá contar a história do livro "Capitães da Areia", do escritor Jorge Amado. A guerreira será a sétima a desfilar e vai mostrar a história deste grupo de garotos órfãos que viviam nas ruas de Salvador nos anos 30 e lutavam diariamente para sobreviver.

A grande campeã do Grupo Especial em 2011, à escola de samba virtual Camarões dos Pampas será a sétima agremiação a desfilar nesta primeira noite. À escola contará o enredo "Os Filhos da Paz" se propõe a apresentar que os ideais de Gandhi atravessaram fronteiras e chegaram ao Brasil. A agremiação que em apenas três ascendeu do Grupo de Avaliação ao título do Especial busca este ano o bicampeonato.

A penúltima escola de samba virtual a entrar na Passarela Virtual nesta sexta-feira, 27, será o Império do Progresso. Outra escola do primeiro Grupo de Acesso da LIESV, em 2005, que está no grupo principal desde que subiu. Este ano a agremiação do interior do Rio de Janeiro irá contar o enredo "Esse povo não Espera... Faz Acontecer!" que irá mostrar a resistência cultural nos anos da ditadura militar e a busca pela plena liberdade de expressão.

E encerrando esta primeira noite de desfile do Grupo Único do Carnaval Virtual da LIESV, será a vez da Escola Virtual da Amazônia adentrar a tela do seu computador. A agremiação contará o enredo "Rancho da Natureza", que é uma romântica homenagem aos antigos ranchos carnavalescos que tem como cenário a natureza e mostrará alguns fenômenos e seres da natureza relacionados com elementos dos ranchos.

Fonte: SRZD/CarnavalVirtual

quinta-feira, 26 de julho de 2012

UESP divulga data para sorteio da ordem dos desfiles

A União das Escolas de Samba Paulistanas, entidade que reúne 68 agremiações carnavalescas da capital paulista definiu a

data para realizar o sorteio para oficializar a ordem de desfiles do Carnaval de 2013.

Restrito a convidados e imprensa, o evento acontecerá no Bar Brahma Aeroclub de São Paulo na noite de segunda-feira, dia 6 de agosto.

Personalidades do mundo do samba e representantes das agremiações filiadas a "Matriz do Samba" acompanharão de perto a cerimônia que irá definir as posições de desfile das escolas que integram os grupos 1,2,3,4 e blocos especiais.

Além do sorteio, o evento terá atrativos especiais e surpresas. As escolas que se destacaram no Carnaval de 2012 receberão o troféu "No Mundo do Samba", honraria oferecida pelo terceiro ano consecutivo através do Programa "No Mundo do Samba", parceiro do SRZD-Carnaval/SP.

Na mesma noite, acontecerá também o lançamento oficial da logomarca em homenagem aos 40 anos da Uesp com show da bateria da escola de samba Barroca Zona Sul e uma atração surpresa.

Confira a data e local de desfiles:

Grupo 1


Local: Sambódromo do Anhembi


Data: segunda-feira, dia 11 de fevereiro


Escolas: União Imperial, Torcida Jovem, Barroca Zona Sul, Uirapuru da Mooca, Mocidade Unida da Mooca, Prova de Fogo, Dom Bosco, TUP, Colorado do Brás, Unidos de São Lucas, Camisa 12 e Tradição Albertinense.

Grupo 2


Local: Ipiranga


Data: 10 e 11 de fevereiro


Escolas: Flor de Vila Dalila, Flor de Liz, Primeira da Aclimação, Unidos de São Miguel, Combinados de Sapopemba, Os bambas, Império Lapeno, Valença Perus, Princípe Negro, Amizade Zona Leste, Independente, Acadêmicos do Ipiranga e Brinco da Marquesa.

Grupo 3


Local: Vila Esperança


Data: 10 e 11 de fevereiro


Escolas: União de Vila Albertina, Unidos do Vale Encantado, Só vou se você for, Unidos de Guaianazes, Passo de Ouro, Mocidade Robruense, Folha Verde, Imperatriz da Paulicéia, Acadêmicos de São Jorge, União Independente da Zona Sul, Portela Zona Sul, Iracema meu Grande Amor, Estação Invernada, e Dragões da Vila Alpina.

Grupo 4


Local: Vila Esperança


Data: 9 de fevereiro


Escolas: Acadêmicos do Jaraguá, Boêmios da Vila, Lavapés e Explosão da Zona Norte.

Blocos Especiais


Local: Parque da Luz


Data: 10 e 11 de fevereiro


Blocos: Chorões da Tia Gê, Vovó Bolão, União da Trindade, Unidos do Pé Grande, Caprichosos da Zona Sul, Caprichosos do Piqueri, Pavilhão Nove, Mocidade Amazonense, Unidos do Guaraú, Não Empurra que é Pior, Mocidade Independente da Zona Leste, Garotos da Vila Santa Maria, Cacique da Vila e Unidos da Vila Carmosina.

Fonte: SZRD/CarnavalSP

Sábado tem feijoada no Vai-Vai

Na tarde do próximo sábado, a escola de samba Vai-Vai volta a promover a sua tradiconal feijoada.

O evento, que já é considerado tradicional das rodas de samba da cidade, tem como principais características a excelente comida, ambiente aconchegante e familiar, com gente bonita e alegre.

Com capacidade para oitocentas pessoas, o espaço é dividido em mesas e camarotes no mezanino.

O serviço é realizado à mesa por uma treinada equipe de garçons. E no palco os músicos da agremiação não deixam o samba cair.

A feijoada da maior detentora de títulos do Carnaval paulistano é uma excelente opção de lazer para o seu final de semana.

Serviço

Evento: Feijoada da Vai-Vai
Data: Sábado - 28/07/2012
Horário: 14h
Entrada: R$ 20 (inclusa a feijoada)
Local: Quadra Social - Rua São Vicente, 276 na Bela Vista

Fonte: SRZD/CarnavalSP

Acadêmicos do Grande Rio tem rainha de bateria para o Carnaval 2013

Carla Prata (foro), dançarina e assistente de palco do "Domingão do Faustão", é a nova rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval 2013.

Depois de ser surpreendida com o pedido de afastamento da apresentadora Ana Furtado, que deixou o posto para se dedicar a compromissos profissionais, a escola resolveu convidar Carla para assumir a função à frente dos ritmistas de Mestre Ciça.

Já familiarizada com a tricolor de Duque de Caxias - a moça foi musa da agremiação no último desfile -, Carla teve seu nome aprovado por toda a diretoria, que buscava uma rainha já integrada à escola.

- A Carla é amiga da Grande Rio e queríamos contemplar uma pessoa que tivesse uma ligação forte com a escola. Ela fez um belo desfile como musa, é dançarina profissional, então vai dar um show de samba. É uma mulher lindíssima, merece a oportunidade - elogia Edson Alexandre, presidente da Grande Rio.

A coroação de Carla Prata ainda não tem data para acontecer, mas a festa contará com a presença de Ana Furtado, que, a pedido do presidente de honra da Grande Rio, Jayder Soares, irá coroar a sucessora.

Fonte: Galeria do Samba

Tradição tem novo casal de mestre-sala e porta-bandeira

A Tradição, terceria escola a desfilar no sábado de carnaval pela Série de Ouro, contratou esta semana da dupla Diego Machado e Natália Pereira (foto) para assumirem o posto de 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira da agremiação.

A dupla, já conhecida no mundo do samba como o 2º casal de MS e PB da Vila Isabel, se junta ao novo time que está sendo montado pelo presidente Nésio Nascimento para fortalecer a Tradição na busca do campeonato que nos levará ao Grupo Especial em 2014.

A Tradição já apresentou em abril o seu novo intérprete, Marquinhos Silva, que fez sua estreia na agremiação na festa de premiação da Associação Cultura Samba É Nosso. Além de Marquinhos Silva e do novo casal de MS e PB, já está confirmada a permanência de Mestre Léo à frente da bateria da escola.

E no dia 05 de agosto inicia-se os ensaios da bateria, com um churrasco de confraternização.

A previsão para o lançamento do enredo da Tradição é na primeira semana de agosto. As negociações e acertos já estão em fase final. Alex de Oliveira deverá ser anunciado o novo carnavalesco da escola.

Fonte: Galeria do Samba

Confira a sinopse do enredo da Acadêmicos do Grande Rio para o Carnaval 2013

G.R.E.S. ACADÊMICOS DO GRANDE RIO

CARNAVAL 2013

ENREDO: "Amo o Rio e Vou à Luta: Ouro Negro Sem Disputa"

Uma Inspiração.

[...]

- o petróleo é muito novo - prosseguiu o geólogo. - não tem um século de vida, pois praticamente começou em 1859 com o poço do Coronel Drake. Quando o petróleo apareceu em cena, o grande combustível era o carvão de pedra. E talvez que quando o petróleo acabe tenhamos que voltar ao carvão de pedra, muito mais abundante na natureza. Mas a culpa do petróleo acabar depressa vai caber aos americanos. Tiram petróleo demais; gastam-no demais. Quantos milhões de anos não levou a natureza para fabricar cada bilhão de barris que eles extraem anualmente? Nem tem conta.

O petróleo é filho do sol, como também o carvão de pedra. O Sol é fonte da vida e, portanto, a fonte da matéria orgânica que gera o petróleo. Logo, o petróleo é o sol - são os raios dum sol de milhões de anos atrás que ficaram enterrados no seio da Terra. Os homens, esses engenhosos bichinhos, furam o chão e desenterram os raios de sol líquido. E os reduzem a gasolina, a querosene, a óleo combustível, a óleo lubrificante, a parafina, a supergás, a quase 300 produtos diferentes. Até perfumes eles tiram do petróleo bruto. E com esses ingredientes operam-se prodígios - sobretudo em matéria de transportes.

Continuamente, pelo mundo inteiro, milhões de baratinhas metálicas, chamadas automóveis, percorrem os caminhos e as ruas em todas as direções. Cada vez mais o céu se enche das gigantescas aves mecânicas, chamadas aviões. Por cima dos mares correm aos milheiros os navios tocados a petróleo. Pelo seio das águas sulcam os submarinos movidos a petróleo. Por toda parte fábricas e mais fábricas rodam sem parar, graças à força do petróleo. O petróleo transformou-se no motor do mundo.

- Por quê?

- Porque não passa de energia mecânica sob forma líquida, facilmente transportável para todos os pontos da Terra. Que é uma caixa de gasolina? São milhares de calorias enlatadas. Cada litro de petróleo, quando queimado produz 12 mil calorias - muito mais que o carvão de pedra, a lenha e todas as coisas de queimar. Colocado num motor, esse petróleo se transforma em energia mecânica, a serviço de todos os trabalhos do homem - para puxar carros, para mover navios ou aviões, para levantar pesos nos guindastes, para movimentar as mil máquinas das fábricas, para tudo quanto o homem faz com o fogo ou com as pequeninas explosões dos gases. [...]

Fonte: LOBATO, Monteiro. O Poço do Visconde. São Paulo: Brasiliense, 1965.

G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio 2013

"AMO O RIO E VOU À LUTA: OURO NEGRO SEM DISPUTA". "CONTRA A INJUSTIÇA EM DEFESA DO RIO".

Intenção do enredo

A G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio inspirada por seu amor ao Rio de Janeiro se une para criar seu próprio manifesto a favor do clamor popular focando nos direitos aos benefícios provenientes sobre a produção petrolífera do nosso Estado; o Rio de Janeiro produz 83% de todo o petróleo existente no território nacional. Temos o ônus, merecemos o bônus!

Muitos municípios - incluindo a nossa capital - são beneficiados por esses dividendos, promovendo melhorias, nos mais variados segmentos, como mobiliário urbano, segurança, transportes, inserção social entre outros.

Traduzindo plasticamente toda esta cadeia, mostraremos em nosso desfile não só a produção e seus benefícios diretos como a formação de mão de obra qualificada dedicada à mesma.

Estendendo estes benefícios ao crescimento urbano dos municípios, as melhorias se fazem notórias na educação, saúde, reorganização e expansão geográfica dos espaços, aglutinando a população e aos que lá chegam proporcionando mais conforto local em um todo.

Entretanto, todas estas melhorias provocam mais gastos às suas prefeituras e obviamente os "Royalties" na maioria dos casos são a única fonte para a manutenção operacional e financeira do município. Está aqui o cerne desta questão tão polêmica no âmbito político com projetos de leis que ainda não foram votadas nas esferas de Brasília, que visam à diluição destes proventos entre todos os municípios da Federação.

Caso isso ocorra, os atuais municípios beneficiados não conseguirão sobreviver dos parcos recursos que restarão e como conseqüência será notória a degradação urbana e sua falência administrativa e financeira causando danos irreversíveis para estes logradouros e sua população não atendida.

A criação deste repasse, inicialmente, visa à manutenção do equilíbrio ecológico com varias medidas de contenção, projetadas para cada região, onde equipes de técnicos das mais variadas especialidades dedicam-se a minimizar o possível desastre à biodiversidade local que, certamente, atingiria toda a população.

Atualmente o Carnaval é a maior e mais espetacular festa popular onde podemos sambar brincar e nos divertir na maior liberdade, mas também nos dá a possibilidade de atingir os corações dos que nos acompanham in loco ou através dos mais variados meios de comunicação com enredos que espelham quem somos - o que queremos e merecemos - e este com certeza nos toca diretamente

- o respeito ao nosso querido Estado do Rio de Janeiro e aos que aqui vivem e trabalham. Somos uma massa homogênea, consciente de seus deveres clamando por seus direitos em uma só voz a levantar a bandeira contra a [...] "Injustiça em defesa do Rio".

Roberto Szaniecki

Unidos do Viradouro vai homenagear o Salgueiro no Carnaval 2013


Batido o martelo!!!

 A Acadêmicos do Salgueiro será o grande homenageado da Unidos do Viradouro no Carnaval 2013.

A agremiação vermelha e branca da Tijuca, que em 2013 completa 60 anos de fundação terá sua história mostrada na Avenida com enredo "Nem melhor nem pior, que não sai da minha mente. Inspiração para o meu samba, eu também sou diferente", que será desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes (foto).

O desenvolvimento do tema terá como fio condutor os enredos históricos apresentados pelo Salgueiro ao longo dessas seis décadas .

A entrega da sinopse do enredo acontece na primeira semana de agosto.

Fonte: Galeria do Samba

Confira a sinopse do enredo da Acadêmicos de Santa Cruz para o Carnaval 2013


G.R.E.S. ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ

CARNAVAL 2013

ENREDO "O Dragão do Mar e a Lenda do Ceará"

O enredo é mais do que uma declaração de amor pelo estado do Ceará, aos primeiros habitantes e suas paisagens. É uma exaltação a esse povo que canta, muitas vezes sem razão aparente para alguns. A canção está na palma dos coqueiros, nos ventos soprando os grãos de areia das dunas, o mar quebrando nas praias paradisíacas, que contrapõe as secas e aspereza de espinhos, da terra crustada pelo sol.

O seu nome significa "canta a Jandaia". A jandaia ainda comum ao longo da costa, é um dos maiores símbolos do seu povo e da cultura do Ceará, que esta situado abaixo da linha do equador , banhada por águas mornas e transparente do atlântico .Um paraíso de encanto e beleza. Lá, viviam homens e mulheres enfeitados de penas coloridas, corpos pintados, armados de arco e flechas.

Conta-se que há muito tempo um dragão saiu dos verdes mares bravios em uma praia hoje conhecida como Iracema, personagem de José Alencar. Como se sabe, dragões são grandes lagartos ou serpentes aladas com hálito de fogo e poderes sobrenaturais, presente na mitologia de diversos povos.

No mito do romancista cearense a Iracema "A virgem dos lábios de mel e cabelos mais negros que a asa da graúna" não foi vítima do dragão e sim do amor pelo guerreiro branco Martim Soares Moreno.

O nome Iracema é um anagrama da palavra América, José de Alencar construiu uma alegoria perfeita do processo de colonização do Brasil e de toda a América pelos invasores portugueses e europeus em geral. O Ceará foi invadido pela França, Holanda e colonizado por Portugal, três coroas em busca de riquezas. Nesse romance indianista podemos enxergar o malefício da colonização.

A lenda conta a história entre Iracema a índia Tabajara, primeiro colonizador português do Ceará e os índios de duas nações, os Pitiguaras que habitavam o litoral e eram amigos dos portugueses e os Tabajaras que viviam no interior eram amigos dos franceses.

Seria mesmo uma história de amor. Iracema a mais bela, guardiã do segredo da Jurema e do mistério dos sonhos, responsável por fazer à bebida dos deuses, sempre acompanhada pela jandaia, e sempre comparada a natureza.

Martim poderia ter tido muitas índias, mas desejou Iracema que apaixonada por Martim traiu o seu compromisso de virgem, perdendo sua força perante os deuses e a cultura local é estruida. Ela decidiu fugir ao lado do amado, em meio a perigos naturais.

Povos lutaram entre si para provar valentia, as lutas serviram como pano de fundo para a história de amor antagônica. Ao possuir Iracema, Martim destruiu a virgem como o colonizador destruiu as matas. Ele voltou para sua terra deixando Iracema. Do fruto da colonização nasceu Moacir (filho da dor) e de tristeza morreu Iracema. Ao morrer Iracema também morre a cultura, a jandaia se cala e não canta mais. O filho não pode ouvir o canto da jandaia. Martim retorna e leva o filho com ele, agora o filho fala outra língua, tem seus costumes.

O Moacir, fruto da trágica relação entre sangue indígena e português, tornou-se o primeiro cearense. O sacrifício de uma vida transformou-se em semente de uma raça, a fusão de todas as outras. Eis o nascimento da nação brasileira.

"Branco cearense, índios jangadeiros
Dos verdes mares domadores bravos
Do intrépido caboclo nascimento
No Ceará não se embarcam mais escravos"

Mais dois séculos se passaram desde a chegada dos primeiros colonizadores do Ceará e eis que o mar nos trouxe outro herói mitológico. O jangadeiro Francisco José do Nascimento, conhecido como Chico da Matilde, liderou os jangadeiros que se recusaram a embarcar escravos no navio que iria levá-los para outras províncias. O Ceará foi à primeira província do Brasil a abolir a escravidão, essa exploração foi aos pouco despertando a repulsa entre cearenses e, no dia 25 de março de 1884, a escravidão foi abolida no Ceará, quatro anos antes da assinatura da lei Áurea que abolida escravidão em todo o país.

Abolicionistas do Rio de Janeiro promoveram a sua ida a corte, onde recebeu homenagens amplamente divulgadas. A imprensa passou a se referir ao jangadeiro como Dragão do Mar.

A abolição foi um fato histórico que projetou o Ceará num cenário nacional que fortaleceu o movimento abolicionista. Por esse fato, José do Patrocínio (o tigre da abolição) e um de seus discursos denominam o Ceará "Terra da Luz." Na verdade, os elos das correntes se romperam, mais que um farol para o país foi o começo de uma pátria livre.

Sol e luz são duas palavras que no Ceará carregam significados diferentes, o sol brilha o ano inteiro e a luz é a metáfora da liberdade dos escravos. A jangada ainda é comum ao longo da costa, representa um dos maiores símbolos da cultura cearense.

A cultura do Ceará é de base essencialmente européia e indígena com alguma influencia afro-brasileira, assim como todo o sertão nordestino. A mulher rendeira tece teia de labirinto, "olé mulher rendeira" uma verdadeira renda de palavras, como mar e areia que desdobram siri, sereia, ceará. A rede modela nosso corpo, nosso sono, nosso amor, uma renda iluminada, é renda como rumo, a renda onde se embala a renda de labirinto tecido pela linha do vento, renda do rendado, tecido com a teia a partir dos bilros, tece trança tua teia.

É forte a relação do cearense com a carnaúba, e sua importância comercial, industrial, cultural e social. A árvore da vida ergue casas, constrói cercas, protegem os homens do sol, seus frutos são usados como alimento, suas sementes medicamento. A palha para artesanato, cordas e esteiras.

No artesanato feito de madeira e de barro, se destacam a produção de esculturas humanas, representando tipos da região, quadros e entalhes em madeira, muitos com temas religiosos.

Outro item importante do artesanato cearense são as garrafas de areias coloridas, onde são reproduzidas manualmente paisagens. Ser do Ceará é mais do que nascer no Ceará. É um jeito maroto de encarar a vida, é saber a estação certa de colher um sapoti, conhecer vários tipos de manga, e dar sabor a um baião de dois com queijo coalho, é gostar de cocada, suco de tamarindo e seriguéla vermelha.

Ser do Ceará é ter orgulho de afirmar que pertence a terra de José de Alencar, Patativa do Assaré, Fagner, Raquel de Queiroz. Lá, amam-se as artes, criam-se repentes com facilidade, conversa-se com rima.

Ser do Ceará é rir de tudo, e tudo vira piada. Lá é berço de talentosos humoristas como Chico Anísio, Renato Aragão e Tom Cavalcante. Ser cearense é adora uma sanfona e um triângulo, mas no fundo mesmo, o remelexo da cabocla em seus braços.

O Ceará é conhecido pela sua religiosidade e espiritualidade que vão do Carindé de São Francisco à Juazeiro do Padre Cícero, lá você conhece a magia do sertão e o misticismo e acompanhando em romaria as suas festas religiosas

Fazem parte do seu folclore, danças populares em que o povo cearense expressa tradições e costumes sejam no litoral ou no sertão. Dentre eles, destacam-se o boi Ceará, o Pastoril, o Reisado, Caninha Verde, Dança do coco, Maneiro Pau, Tiração de Reis, Banda Cabaçal, Dança de São Gonçalo e o Maracatu

O cine Ceará é um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. O Fortal é a maior Micareta do Ceará. O festival de musica pop é o Ceará Music, mas a maior festa do Ceará acontece em junho, são as festas juninas, durante este mês, o forro é ritmo ouvido e tocado em todo o estado, comidas e danças típicas são comuns nas ruas e praças.

Hoje a cultura popular, através do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz, o Rio de Janeiro, abre os braços para homenagear contando um pouco da história desse estado, seus costumes e suas tradições.

"Eu só queria que você fosse um dia ver as praias bonitas do meu Ceará;
E tenho certeza que você gostaria do mar bravio da praia de lá
Onde o coqueiro tem palma bem verde balançando ao vento pertinho do céu
E lá nasceu a virgem do poema a linda Iracema dos lábios de mel
Oi... Quanta saudade que eu tenho de lá
Oi... Quanta saudade de lá
A jangadinha vai mar deslizando
O pescador o peixe vai pescando
No verde mar que não tem fim
O "Ceará é assim"


Enredo de Sylvio Cunha

Desenvolvido pela Comissão de Carnaval: Sylvio Cunha, Munir Nicolau e Lane Santana

Unidos de Jacarezinho divulga logomarca do enredo 2013


A Unidos do Jacarezinho divulgou na tarde desta segunda-feira a logomarca do enredo do Carnaval 2013, quando a escola homenageará o centenário do baluarte mangueirense Jamelão.


A arte é uma criação do carnavalesco Marcus Ferreira. Além disso, o título do enredo sofreu uma alteração, passando a se chamar: "Puxador não... Intérprete!`` Por Mestre Jamelão.


O Jacarezinho será a primeira escola a desfilar, na sexta-feira de Carnaval, pela Série Ouro.


Fonte: Galeria do Samba

Confira a Sinopse da Acadêmicos da Rocinha para o Carnaval 2013



G.R.E.S. ACADÊMICOS DA ROCINHA


CARNAVAL 2013

ENREDO: "Mistura de sabores e raças: Uma feijoada à brasileira".


Eu, broto da terra e representante maior da culinária brasileira, o feijão, peço licença para contar junto com a Rocinha esta história que começa com um mexido de raças...


Em uma terra de exuberante beleza onde as matas, rios e praias deixavam aos cuidados do sol o preparo do aroma deste paraíso, seus habitantes primeiros, dela viviam e prosperavam. Deste abundante solo que tudo provia a seus filhos, brotavam as fortes raízes, frutos das árvores, saltavam peixes nos rios e corria a caça entre as matas. Na mistura destes ingredientes, o paladar brasileiro encontra a base de sua formação. O encantamento criado pelo frescor que esta terra exalava, certificou aos estrangeiros recém chegados, que alternativa melhor do que fazer o caminho das índias, para abastecer suas despensas reais: se mostrava aqui. Pois, quão mais atraentes e apetitosas do que terras fartas e donos gentis, para fornecerem novos sabores ao reino? Nesta terra que "em se plantando tudo dá", os recém-chegados trouxeram animais de criação, o sal e muitos frutos novos, que este solo fértil tão bem acolheu. Contudo, um dos mais vis atos cometidos por estes estrangeiros tempos depois de sua chegada, a escravidão, ofereceu a esta estabelecida colônia extrativista, as mãos negras que fundiriam os sabores; azeitando para sempre com sua ardência e aromas, o paladar deste futuro país chamado Brasil.


Novos ventos sopraram por esta jovem nação outrora estoque exclusivo de Portugal. De várias partes do mundo, estrangeiros fugidos de suas sofridas realidades enxergavam neste país um lugar de oportunidades, fincam suas raízes, e neste fecundo solo, espalham outros sabores enriquecendo a farta mesa Brasil. Tradições se demonstram em sabores e a culinária brasileira segue se modificando com suíços adocicando o inverno das serras imperiais, alemães embutindo seus festejos com fartura, da Itália o molho escorre num domingo a mesa familiar, do Japão a busca pelo equilíbrio alimentar e dos sírios a leveza de um pão delicado e milenar.


E esta nação outrora concebida para saciar necessidades européias, passa a consumir guloseimas do mundo que tentam o nosso paladar. O comércio milenar de alimentos de rua, ganha força no corre-corre dos grandes centros no século XX, o popular "Fast Food". Entre frituras, massas e embutidos, a pressa nos leva aos mais variados sabores do mundo. Poderosas empresas alimentícias estrangeiras vislumbraram, nesta terra de próspero futuro e tão diversificado paladar, um ótimo local para implementar o sabor de seus países em pacotes rápidos, criando agilidade nas refeições e aguçando nossa gula. A efervescência dos mercados do oriente se traduz na mistura de aromas em condimentados churrascos e agridoces combinações que nos revelam a sorte ao fim do saborear. Da terra das touradas adoçamos nossos dias com um sabor infantil que nos lambuza a alma levando um olé espanhol. E como não desejarmos com os olhos, propagados trios coloridos que tão bem representam o sabor do acelerado estilo de vida americano?


O exponencial crescimento da população mundial e o desequilíbrio criado pela má distribuição de recursos, nos deixam um gosto amargo na boca, ao vermos povos irmãos entregues a própria sorte, sem poderem saborear a vida. Representantes da fome no mundo, certas nações africanas sofrem o degredo deixado por interesses escusos, disputas vis de poder, problemas climáticos e descaso dos ricos países que não sabem dividir a fartura que esbanjam. Estes outrora imponentes povos se transformam em um retrato da desigualdade no mundo, pois a pele exposta não representa mais a triunfante caça do passado e sim, a sua própria curtida em campos da desnutrição. Os ossos abandonados nem ao longe remetem a fartura de uma refeição abastada, mas a morte de seus animais pela fome e sede. Onde está a exuberância dos sabores e dos aromas intensos desta cozinha primeira que aprontou a vida para o Homem? Esta injusta receita não tem gosto bom, nos rouba a alma por vermos vazias as gamelas de mães, que sustentando a criança em uma mão, imploram com a outra, a vida em um desgosto sem fim.


Eu, então, nativo que sou dessa terra gentil, assisti ao despertar deste adormecido gigante que se ergue impávido diante do mundo. Não como simples colônia, mas uma nação poderosa, rica em recursos naturais, agrícola e potência econômica pronta a liderar a cozinha mundial. Um caldeirão cultural que empresta seus dotes culinários, sabores e aromas em uma receita de igualdade e fartura para o mundo saborear, a verdadeira representante da mistura de sabores e raças que se chama Brasil. Uma "feijoada à brasileira".


Por: Luiz Carlos Bruno - Carnavalesco

Império Serrano definiu seu enredo para o Carnaval 2013. Agremiação falará sobre a cidade de Caxambu


O Império Serrano anunciou na tarde do último sábado (21), durante a edição de julho da Feijoada Imperial, o seu enredo para o Carnaval 2013. "Abençoado em águas milagrosas, fiz meu Carnaval. Nascido na fonte do samba, Império Serrano canta Caxambu paraíso de riquezas naturais, dos circuitos das águas das Minas Gerais". A escola falará da cidade mineira Caxambu.


Com a presença de representantes e uma caravana de Caxambu, o presidente da agremiação Átila Gomes discursou e apresentou ao seu público, os motivos que o levara à escolha do enredo.


"Hoje o enredo do Império tem haver com investimento, patrocínio para enriquecer o nosso Carnaval em plástica e magnitude de desfile. Nestas últimas semanas, fomos à Caxambu e vimos o quanto ela é rica em águas minerais, onde também emprega a história de essência, de cultura do Brasil, onde se curou Princesa Isabel. A cidade também foi a pioneira do Jongo e não podemos esquecer, que hoje lá tem a Congada, Frevo, Maracatu e muitas outras diversidades. Vamos ter a cultura rica de falar da água, Dom Pedro I, Princesa Isabel e do Barão das águas. Temos o prazer de fechar a parceira entre Império Serrano e a Prefeitura de Caxambu e com o Governador de Minas Gerais Antonio Anastasia. Espero que os compositores caprichem nos seus sambas, nas suas nuanças e nas suas idéias. Então, hoje anuncio que Império Serrano é Caxambu e Caxambu é Império Serrano." discursou Átila Gomes.


Em 2013, o Império Serrano pelo segundo ano consecutivo terá Mauro Quintaes como carnavalesco.


Fonte: Galeria do Samba

domingo, 22 de julho de 2012

Carnaval Virtual: desfiles da LIESV acontecem no próximo final de semana

As escolas de samba virtual da LIESV estão prontas para os desfiles que irão acontecer no próximo final de semana, nos dias 27 e 28 de julho, a partir das 20h (transmissão, 21h o primeiro desfile). Todas as 20 agremiações que confirmaram participação no desfile já enviaram seus aúdios ou ganharam novo prazo do Presidente da liga. Escola Virtual da Amazônia, Estrela do Amanhã e Tigres de Niterói são as escolas que ainda possuem prazo para o envio do "ao vivo".



A Colibris e a Rosa Negra atrasaram a entrega dos seus aúdios e perderam pontos. A guerreira atrasou um dia e entrará na Passarela Virtual com meio ponto a menos. Já a Rosa Negra atrasou os quatro dias máximos previstos pelo regulamento e mais um dia que ganhou da LIESV devido a um problema de comunicação entre a liga e a diretoria da escola, com isso terá o desconto de dois pontos e meio.


A União do Samba Brasileiro e o Pavão de Osasco (ainda a confirmar) irão desfilar simbolicamente, abrindo, respectivamente, as duas noites de desfiles. Já as escolas virtuais Altaneiros do Samba e Rainha Negra estão fora dos desfiles.


ORDEM OFICIAL DOS DESFILES DE 2012:


SEXTA-FEIRA - 27 DE JULHO

Desfile Simbólico de Abertura: União do Samba Brasileiro


1- Mocidade Leopoldense;
2- Estrela do Amanhã;
3- Acadêmicos do Setor 1;
4- Imperiais do Samba;
5- Gaviões Imperiais;
6- Mocidade Imperiana;
7- Colibris;
8- Camarões dos Pampas;
9- Império do Progresso;
10- Escola Virtual da Amazônia;

SÁBADO - 28 DE JULHO

Desfile Simbólico de Abertura: Pavão de Osasco (a confirmar)

1- Sereno de Cachoeiro;
2- Rosa Negra;
3- Bandeirante da Folia;
4- Imperatriz Paulista;
5- Camisa 10;
6- Amigos do Samba;
7- Flor de Lótus;
8- Ponte Aérea;
9- Bohêmios Samba Club;
10- Tigres de Niterói;

Fonte: SRZD/CarnavalVirtual

sexta-feira, 20 de julho de 2012

"Que passa", Fiel???

Já passamos do meio do ano e a essa altura muitas agremiações estão voltadas na escolha de seus sambas de enredo, afinal, o Carnaval em 2013 começa mais cedo, no início de fevereiro.

Entretanto, uma das mais populares e vitoriosas agremiações do Carnaval paulistano sequer definiu o seu enredo. Isso mesmo! Como é possível?

O Grêmio Gaviões da Fiel Torcida parece ter sentido profundamente a absurda (pra não dizer outras coisas) 9° colocação obtida em 2012 após apresentar no aspecto plástico um dos seus melhores desfiles após a saída do carnavalesco Jorge Freitas, bi-campeão pela Escola em 2002/2003.

O fato é que a exagerada perseguição a entidade parece estar minando as forças da diretoria que se mostra mais perdida do que nunca. A organização e a estrutura, pontos fortes da Gaviões desde que se consolidou como uma das potências do Carnaval paulistano parecem ter ruido e a atual diretoria, comandada pelo Antônio Alan Silva, o popular Donizete não consegue encontrar um caminho para dar o "pontapé" inicial ao projeto do Carnaval 2013.

Vale salientar também que as ações sociais e as atividades voltadas à torcida organizada seguem com a mesma eficiência de sempre, uma vez que são o foco principal da entidade. Mas porque deixar o Carnaval tão de lado?

Por mais que os últimos resultados venham sendo difíceis de digerir, é hora de mostrar que a força e a união de uma agremiação outrora vitoriosa acompanham os fiéis torcedores.

A indefinição quanto a permanência do trio de carnavalescos que assinou o enredo sobre o ex-presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva é outro ponto delicado. Igor Carneiro, Fábio Lima e Delmo de Moraes são competentes o suficiente para levar os Gaviões de volta ao topo do Carnaval paulistano. Uma troca a essa altura do campeonato só seria valida em caso de uma mudança radical na mentalidade estética da agremiação. Em outras palavras, só mesmo em caso da contratação de um carnavalesco fora de série. E cá entre nós, não há nenhum disponível no mercado. Os chamados "top de linha" estão muito bem empregados. E uma jornada dupla (Rio/São Paulo) geralmente não costuma render bons resultados.

As várias opções de enredo ventiladas nos últimos meses também são uma incógnita dentro da Escola. Só que eu me lembre, Mazzaropi, Adoniram Barbosa, Sócrates e Washington Olivetto foram especulados, porém, a assessoria de imprensa da agremiação logo tratou de desmentir todas as possibilidades. Sei lá...

Espero que realmente a diretoria da Gaviões saiba o que está fazendo, pois estamos vivendo um momento no Carnaval (não só paulistano, como em todos os grandes centros) onde organização e planejamento são as palavras de ordem.

Hoje, dia 20 de julho de 2012, já temos definida a ordem dos desfiles de 2013 e sabemos apenas que a Gaviões da Fiel será a segunda agremiação a adentrar o sambódromo na segunda noite de desfiles do Grupo Especial. Pouco, muito pouco...

Confira a ordem dos desfiles do Carnaval paulistano em 2013


A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo promoveu na noite desta quinta-feira, o sorteio que definiu a ordem dos desfiles do Carnaval 2013.



O Hotel Holiday Inn, na zona norte da cidade foi palco para o evento que contou com a presença de representantes de todas as agremiações filiadas, imprensa e convidados.


Em reunião realizada no mês de maio, os presidentes das agremiações já haviam definido os dias em que suas entidades desfilarão. Conforme o critério estabelecido em regulamento, algumas posições de desfile já estavam definidas antes do início do sorteio.


A vice-campeã do segundo grupo de 2012, a Acadêmicos do Tatuapé terá a responsabilidade de abrir o Carnaval na sexta-feira, dia 8 de fevereiro. A grande campeã do acesso, Nenê de Vila Matilde será a primeira a se apresentar na segunda noite.


Águia de Ouro e Império de Casa Verde são as agremiações que irão encerrar os desfiles do grupo de elite. A campeã Mocidade Alegre escolheu a terceira posição no sábado de Carnaval, mesmo horário dos últimos quatro desfiles da escola.


Programado para o domingo, dia 10 de fevereiro, o grupo de acesso será aberto com o desfile da Unidos de Santa Bárbara.


Confira abaixo a ordem oficial:


Sexta-feira (8 de fevereiro de 2013)


1ª - Acadêmicos do Tatuapé;
2ª - Rosas de Ouro;
3ª - Mancha Verde;
4ª - Vai-Vai;
5ª - X-9 Paulistana;
6ª - Dragões da Real;
7ª - Águia de Ouro;


Sábado (9 de fevereiro de 2013)


1ª - Nenê de Vila Matilde;
2ª - Gaviões da Fiel;
3ª - Mocidade Alegre;
4ª - Tom Maior;
5ª - Unidos de Vila Maria;
6ª - Acadêmicos do Tucuruvi;
7ª - Império de Casa Verde;


Domingo (10 de fevereiro de 2013)


1ª - Unidos de Santa Bárbara;
2ª - Unidos do Peruche;
3ª - Camisa Verde e Branco;
4ª - Imperador do Ipiranga;
5ª - Leandro de Itaquera;
6ª - Pérola Negra;
7ª - Estrela do Terceiro Milênio;
8ª - Morro da Casa Verde;

Fonte: SRZD/CarnavalSP

Centenário de Mazzaropi será o enredo da Acadêmicos do Tucuruvi


A Acadêmicos do Tucuruvi anunciou oficialmente durante o sorteio da ordem de desfiles do Carnaval 2013, através do seu presidente Jamil, uma mudança impactante no carnaval da Escola.

A agremiação da Cantareira havia anunciado em Junho o enredo sobre o estado de Rondonia. Porém em Julho, a escola comunicou a suspensão do enredo até segunda ordem. Enfim, durante o evento do sorteio,o presidente Jamil anunciou que a escola mudou o enredo que será uma homenagem ao centenário do ator, produtor e cantor Mazzaropi (foto) com o título: "Mazzaropi: o Adorável Caipira, 100 Anos de Alegria!".

O desfile terá a assinatura do carnavalesco Wagner Santos.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Confira a ordem de desfiles da Série Ouro, o novo Grupo de Acesso do Carnaval carioca


A Liga das escolas de samba do Rio de Janeiro (Lierj) anunciou, durante o evento de sorteio da ordem dos desfiles na Cidade do Samba, nesta segunda-feira, o novo projeto para as agremiações do Acesso.



O novo Grupo Ouro não será mais dividido em A e B, mas será um bloco único formado pelas 19 escolas. Nove desfilarão na sexta-feira de Carnaval e as outras 10, no sábado.


Conforme anunciado pela Riotur, o pleito nasceu entre as próprias escolas do gruo de Acesso, que propuseram o novo formato. O projeto aprovado valida, valoriza e promove ainda mais a maior festa do planeta, além de valorizar o interesse das agremiações em primeiro lugar.


O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, destacou, durante seu discurso, que o novo formato mostra a "consciência das escolas do Acesso de fazer um bom Carnaval".

A atual campeã do Grupo C, Unidos do Jacarezinho, vai abrir os desfiles da sexta-feira. Já a União de Jacarepaguá, 8ª colocada no Grupo B, será a primeira de sábado.



Confira como ficou a ordem dos desfiles do grupo de Acesso:


Sexta-feira (8 de fevereiro)

Unidos do Jacarezinho;
Porto da Pedra;
Acadêmicos de Santa Cruz;
Vila Santa Tereza;
União do Parque Curicica;
Estácio de Sá;
Alegria da Zona Sul;
Rocinha;
Viradouro;


Sábado (9 de fevereiro)

União de Jacareaguá;
Paraíso do Tuiuti;
Tradição;
Império Serrano;
Cubango;
Sereno de Campo Grande;
Império da Tijuca;
Caprichosos de Pilares;
Unidos de Padre Miguel;
Renascer;


A campeã do Grupo Ouro subirá automaticamente para o Grupo Especial em 2014. Já as três últimas colocadas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso da AESCRJ. Os detalhes do regulamento serão divulgados em breve.

Fonte: SRZD/Carnaval

Confira a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval carioca em 2013

A Liga Independente das Escolas de Samba promoveu, nesta segunda-feira, o sorteio da ordem dos desfiles do Carnaval 2013, na Cidade do Samba.



Conforme determina o regulamento, a Inocentes de Belford Roxo, campeã do Grupo de Acesso A em 2012, vai abrir o desfile no domingo de Carnaval. Já a São Clemente, 11ª colocada do Grupo Especial, será a primeira a desfilar na noite de segunda-feira.


Confira abaixo a ordem:


Domingo (10 de fevereiro)


Inocentes de Belford Roxo;
Salgueiro;
Unidos da Tijuca;
União da Ilha;
Mocidade;
Portela;

Segunda-feira (11 de fevereiro)


São Clemente;
Mangueira;
Beija-Flor;
Grande Rio;
Imperatriz;
Vila Isabel;

"Um dos temas mais sérios que já entraram na avenida", diz Szaniecki

A Grande Rio aposta nos royalties do petróleo para lutar pela conquista do Carnaval 2013. O responsável pelo desenvolvimento do enredo "Amo o Rio e vou à luta: ouro negro sem disputa" é o carnavalesco Roberto Szaniescki (foto).



Em conversa com SRZD-Carnaval, o carnavalesco da tricolor Caxias comentou sobre a escolha do enredo, que é patrocinado como de outras agremiações.


"Hoje em dia as escolas precisam de patrocínio para desenvolver o Carnaval. Várias propostas foram analisadas, potos foram analisados e chegamos nesse tema", comentou.


Szaniecki defendeu o enredo frisando a importância do tema para a cidade maravilhosa exaltando as consequências para seu desenvolvimento.


Vamos falar dos benefícios desses royalties, que geram renda aos municípios e agregam no crescimento urbano. também temos que mostrar o contraponto que seria a falência dos municípios sem esses recursos. Não será tratado de forma piegas, terá uma abordagem séria. Um dos temas mais sérios que já entraram na Avenida. É a sobrevivência do Rio de Janeiro", finalizou.

Fonte: SRZD/Carnaval

terça-feira, 17 de julho de 2012

Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo define a ordem dos desfiles do Carnaval 2012 na próxima quinta-feira

A diretoria executiva da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu a data para a realização do sorteio que irá definir a ordem oficial dos desfiles do grupo especial e acesso do Carnaval Paulistano de 2013.



O Hotel Holiday Inn, na zona norte da cidade será palco para o evento que contará com a presença de representantes de todas as agremiações filiadas. A ação, com início previsto para 19h, acontecerá na próxima quinta-feira, 19 de julho e será restrita a imprensa, convidados e parceiros da Liga-SP.


Em reunião realizada no mês de maio, os presidentes das escolas de samba já haviam definido os dias em que suas entidades desfilarão. Será sorteada agora a sequência dos desfiles programados para os dias 8 e 9 de fevereiro (grupo especial) e 10 de fevereiro (grupo de acesso).


Conforme o critério estabelecido em regulamento, algumas posições de desfile já estão definidas.


A vice-campeã do segundo grupo de 2012, a Acadêmicos do Tatuapé terá a responsabilidade de abrir o Carnaval na sexta-feira, dia 8 de fevereiro. A grande campeã do acesso, Nenê de Vila Matilde irá abrir a segunda noite.


Águia de Ouro e Império de Casa Verde são as agremiações que irão encerrar as apresentações do grupo de elite. A grande campeã Mocidade Alegre terá o direito de escolher sua posição de desfile.


Confira a configuração parcial


- Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


1ª - 23h15 - Acadêmicos do Tatuapé
2ª - 00h25 -
3ª - 01h35 -
4ª - 02h45 -
5ª - 03h44 -
6ª - 04h55 -
7ª - 06h05 - Águia de Ouro


* Irão participar do sorteio: Rosas de Ouro, Vai Vai, Mancha Verde, X-9 Paulistana e Dragões da Real.


- Sábado, 9 de fevereiro de 2013


1ª - 22h30 - Nenê de Vila Matilde
2ª - 23h20 -
3ª - 00h30 -
4ª - 01h40 -
5ª - 02h50 -
6ª - 04h00 -
7ª - 05h10 - Império de Casa Verde


Importante


* Irão participar do sorteio: Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tucuruvi e Tom Maior.
** A Mocidade Alegre, atual campeã escolherá a sua posição de desfile.

Fonte: SRZD/CarnavalSP

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Carnaval 2013: definidos os pares do sorteio do Grupo Especial



Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba, foram definidos os pares para o sorteio dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2013.


O sorteio será realizado daqui a pouco, na Cidade do Samba.


Por regulamento, já estão definidas as posições da Inocentes de Belford Roxo (campeã do Grupo de Acesso A em 2012, abrirá o desfile de domingo, 19 de fevereiro de 2012) e São Clemente 11ª colocada no Grupo Especial em 2012, abrirá o desfile de segunda-feira, 20 de fevereiro).


Serão os seguintes os pares:

Beija-Flor de Nilópolis X Unidos da Tijuca
Mangueira X Portela
Imperatriz Leopoldinense X União da Ilha do Governador
Mocidade Independente X Grande Rio
Salgueiro X Vila Isabel


Fonte: Galeria do Samba

Bateria da Vila Isabel inicia nesta terça-feira sua temporada de ensaios para o Carnaval 2013

A bateria da Unidos de Vila Isabel abre sua temporada de ensaios rumo ao Carnaval 2013, na próxima terça-feira, dia 17, a partir das 19h, na Associação Atlética Vila Isabel.


Os mestres Wallan e Paulinho estão convocando todos os ritmistas para participar das atividades.


A bateria da azul e branco fez uma parceria com o clube e também irá promover uma escolinha para formar novos ritmistas. As aulas vão acontecer todas as quintas-feiras, às 19h. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Associação Atlética Vila Isabel, que fica no Boulevard 28 de Setembro, 160.


Fonte: Galeria do Samba

Ronaldinho é o novo mestre-sala da Unidos do Viradouro



Cinco vezes ganhador do prêmio Estandarte de Ouro, Ronaldinho (foto), ex-União da Ilha é o novo mestre-sala da Unidos do Viradouro.


Na escola, Ronaldinho formará par com porta-bandeira Alessandra Chagas.


O presidente Gusttavo Clarão decidiu apostar na qualidade comprovada e na experiência do novo contratado.


Ronaldinho contou que aceitou o convite do amigo Gusttavo pela tradição da escola, pela confiança no desenvolvimento de um grande desfile, citando como exemplo a chegada do carnavalesco Max Lopes, e acrescentou que "será mais um soldado na batalha para levá-la de volta ao Grupo Especial".


Alessandra informou que a nova dupla pretende iniciar os ensaios na próxima semana, e por coincidência, sua primeira apresentação deverá acontecer no Fluminense, no dia 28/07, quando a Viradouro animará a tarde de confraternização dos sócios em comemoração ao aniversário de 110 anos do clube. Ambos são torcedores do tricolor carioca.


Reinaldo Alves Teixeira, o Ronaldinho, começou a dançar aos 10 anos, como mestre-sala na Inocentes do Jardim Metrópole, de São João do Meriti. Passou por diversas agremiações, mas a que mais marcou foi o Salgueiro, onde conquistou quatro Estandartes de Ouro (1988, 2001, 2003 e 2004). A outra premiação foi pela São Clemente, em 1995.


Fonte: Galeria do Samba

Acadêmicos de Santa Cruz definiu seu enredo para o Carnaval 2013



A Acadêmicos de Santa Cruz definiu esta semana o seu enredo para o Carnaval 2013.


A agremiação verde e branca da Zona Oeste que desfila pelo Grupo de Acesso A no sábado de Carnaval vai falar sobre o Ceará com enredo "O dragão do mar e a lenda do Ceará".


O tema será desenvolvido pelos carnavalescos Sylvio Cunha e Lane Santana.


A entrega da sinopse acontece na próxima quinta-feira, a partir das 20h, na quadra. Na ocasião, Lane Santana e Sylvio Cunha farão uma palestra para sanar eventuais dúvidas dos compositores.


Fonte: Galeria do Samba

Confira a sinopse do enredo da Unidos de Vila Isabel

G.R.E.S. UNIDOS DE VILA ISABEL
CARNAVAL 2013

ENREDO: "A Vila Canta o Brasil Celeiro do Mundo - Água No Feijao Que Chegou Mais Um..."

Sinopse

O trabalho no campo é fruto de muito suor, dedicação e amor pela terra, os quais permitiram que o Brasil se tornasse um destaque na agricultura mundial, caminhando a passos largos para a condição de principal país agrícola do planeta.


Essa dedicação às atividades rurais gera milhões de empregos e riquezas, colaborando para a grandeza do nosso país. A prosperidade nacional se deve aos milhões de homens, mulheres e jovens que se dedicam ao cultivo de nosso solo fértil.


O brasileiro tem fama de ser hospitaleiro e cordial. É bem verdade que um cafezinho já serve pra quebrar o gelo nas reuniões, pra esticar uma conversa, na mesa, depois da refeição. E aquela visita inesperada ou convidado de última hora, sempre é bem-vindo. Afinal de contas, onde come um comem dois, ou sempre podemos botar "água no feijão, que chegou mais um...". (Jorginho do Império)


A natureza generosa nos dá o feijão nosso de cada dia, o trigo do pão

também, e o milho de fubá, e o arroz, e a cebola pra temperar, o alho, e a mandioca para fazer farinha, pra acompanhar...


"No recanto onde moro, é uma linda passarela

O carijó canta cedo, bem pertinho da janela

Eu levanto quando bate o sininho da capela.

E lá vou pro meu roçado, tendo Deus de sentinela

Tem dia que meu almoço, é um pão com mortadela,

Mas lá do meu ranchinho, a mulher e os filhinhos,

Tem franguinho na panela" (Lourenço e Lourival)


"Que vidinha simples, que vidinha boa

A bóia é sagrado frango e quiabo

Acompanhado de ovo caipira, arroz e feijão


Depois do almoço sem muito esforço

Encosto meu corpo no barracão". (João Carneiro e Capataz)


Esse mundo natural pródigo é o orgulho do país. Da terra vem a riqueza da nação. É do solo que nasce o engrandecimento da pátria. É dos produtos oferecidos pelos seus verdes lindos campos que conseguirá progredir. Portanto, é das suas terras, imensas e extensas, que a providência divina ofertou, que virá a sua transformação em celeiro agrícola da humanidade: a maior região produtora, fornecedora e abastecedora de alimentos do planeta terra.


E quem será o responsável por cuidar do seu solo fértil? O agricultor, esse trabalhador extraordinário, arrojado, competente, que tem na terra o

seu precioso bem. O homem do campo terá a missão de torná-la próspera, inseri-la no concerto das nações civilizadas, ampliando os cultivos, sem

jamais destruir a natureza, os verdejantes bosques. Dos produtos agrícolas, virá a transformação do Planeta Faminto, num mundo de mesa farta e

sonhos possíveis.


"Enquanto uns fazem guerra

Trazendo fome e tristeza,

Minha luta é com a terra

Pra não faltar pão na mesa" (Joel Marques e Maracaí)

"Mulher, você vai gostar

To levando uns amigos pra conversar

Eles vão com uma fome que nem me contem,

E vão com uma sede de anteontem,

E vamos botar água no feijão..." (Chico Buarque)


Eis a terra sustentável por natureza, e que pode ser mais. Afinal, aqui por estas bandas... "tudo que se planta dá". Mas com o pensamento voltado

para as necessidades dos comensais do grande banquete diário e os anseios do planeta onde vivemos, sem afetar as possibilidades de onde viverão os

nossos filhos e netos, aproveitando com inteligência, cada palmo deste chão. Multiplicai os alimentos, mas sem ampliar as áreas de cultivo!


"Eu tenho um coqueiro grande que só dá coquinho...

Quando eu quero um coco grande, tem que ser do coqueirinho...".


Tamanho nem sempre é documento. Precisamos aprender com o coqueirinho, a aproveitar cada centímetro da plantação, produzindo mais, com astúcia. Para não desgastar os solos, a solução é o plantio feito na palha de culturas anteriores!


Várias etnias se agregaram às três raças formadoras da nação - o branco, o negro e o índio - para formar a nossa tradição agrícola. Imigrantes, como os alemães, os japoneses, e os italianos, e outros em menores grupos, se dedicaram igualmente à agricultura.


Assim como a agricultura, a música do campo é a origem do Brasil.

"moda bem tocada é aquela que desperta em nós uma saudade que agente nem sabe do quê...".


O som da viola canta a música do campo e conta a história daqueles que vivem da terra, que lutam, que prosperam e fazem o país crescer.


A moda de viola trás a saudade dos tempos de outrora, mostra a vida cantada em versos simples e retrata a obra magnífica do homem do campo, do agricultor que com afinco, dedicação e conhecimento transforma a terra em riqueza.

Segundo Câmara Cascudo, "somos filhos de raças cantadeiras e dançarinas", o que ajudou na estruturação da música do campo.


O violeiro é aquele que por instinto lê os sinais da natureza e os interpretam. Tem na sentimentalidade a bússola com que se orienta no mundo. É um artista que, nas asas da tradição, canta querências e saberes poetizados.


"passo por cima das nuve

Esbarrando no trovão

Danço no meio da chuva

Bem no meio do clarão..." (Lourival dos Santos e Priminho)


A primeira fábrica de viola nasceu na fazenda Córrego da Figueira, em Campo Triste, fábrica de viola da marca Xadrez.


"Na Fazenda Figueira

O Dego e o seu irmão

Entraro na mata virge

A procura de madera

Pra fazê uma viola

E já fizero a primeira" (Antonio Paulino)

"Esta viola vermelha

Cor de bandeira de guerra

Cor de sangue de caboclo

Cor de poeira da terra". (Tião Carreiro e Jesus Belmiro)

"O som da viola bateu

No meu peito doeu meu irmão

Assim eu me fiz contador

Sem nenhum professor". (Peão Carreiro e Zé Paulo)


"Ai, a viola me conhece

Que eu não posso cantá só

Se eu sozinho canto bem

Em junto canto mió" (Carreirinho)


"Minha viola

Ta chorando com razão

Por causa duma marvada

Que roubou meu coração". (Noel Rosa)


O mundo da música é o da alma humana, e esta, na cidade ou no campo, não tem limite. A poesia se entrelaça com as paisagens, e as paisagens com os sentimentos.


"O rio Piracicaba vai jogar água pra fora

Quando chegar a água

Dos olhos de alguém que chora

Pertinho da minha casa

Já formou uma lagoa

Com lágrimas dos meus olhos,

Por causa de uma pessoa". (Lourival dos Santos, Tião Carreiro, e

Piraci)


"Eu fiz promessa

Pra que Deus mandasse chuva

Pra crescer a plantação".


O povo recorre a promessas quando a chuva não vem. Neste caso, a promessa foi paga com três pingos...


"Um, foi o pingo da chuva, Dois caiu do meu oiá". (Raul Torres e João Pacífico)


Até os santos ficam de castigo, sendo trocados de Igreja, talvez pra prestarem mais atenção pros problemas do campo.


"São José de Porcelana foi morar

Na matriz da Imaculada Conceição

A Conceição, incomodada,

Vai ouvir nossa oração

Nos livrar da seca, da enxurrada

Da estação ruim.

Barromeu pedra sabão vai pro altar

Pertence a estrela mãe de Nazaré

A Nazaré vai de jumento

Pro mosteiro de São João

E o evangelista, pra basílica de S. José

Se a vida mesmo assim não melhorar

Santo que quiser voltar pra casa

Só se for a pé". (Chico Buarque)


Os animais e as plantas também são assuntos recorrentes das modas de viola.


"Canta, canta Bem-te-vi

Pra mim ouvir

Canta, canta sabiá

Pra me consolar" (Alvarenga e Ranchinho)


"Quero ouvir a siriema

Cantar por ti, Iracema

No nosso jardim em flor". (Mario Zan)


"Comprei um casco chapeado

Uma baldrana macia

Um colchonilho dos brancos

Pra minha besta rosia

Um peitoral de argolinha

E uma estrela que bria

Fui dá uma passeio em Tupã

Só pra vê o que acontecia". (Anacleto Rosas Júnior e Arlindo Pinto)


A música do homem do campo tomou grande impulso de divulgação nos anos vinte do século passado, graças as primeiras gravações. Hoje, a música é divulgadíssima. São realizados grandes shows. Os temas também evoluem, as técnicas de plantação também se sofisticam, mas a alma que os embala é a mesma, a alma caipira e brasileira.


"Baile na roça, meu bem, se dança assim,

Pego na cintura dela e ela tarraca em mim

E o sanfoneiro toca, toca alegria,

Vamo, vamo minha gente até o clarear do dia

Dança, dança com a morena, dança, dança, com a loirinha,

Começa o baile na tuia e termina na cozinha.

Viva o baile da roça, viva a noite de S. João

E o povo brasileiro conservando a tradição". (Tunico e Tinoco)


Hoje, o samba, homenageia o agricultor! Os sambistas celebram e eternizam esse personagem de real valor! A viola se junta aos pandeiros, chocalhos e surdos de primeira, para unir a cultura do sambista com a do homem do campo, numa grande festa de celebração da colheita. E, neste palco iluminado, por confetes e serpentinas, a Vila de Noel e de Martinho vem homenagear essa figura notória, original e bem brasileira: o agricultor. Ele merece o nosso respeito!!! É o agricultor brasileiro ajudando a alimentar o mundo!!!


Autores do Enredo: Rosa Magalhães (Carnavalesca), Alex Varela (historiador) & Martinho da Vila

domingo, 8 de julho de 2012

Acadêmicos do Tucuruvi: enredo de 2013 suspenso até segunda ordem



Através de sua página oficial no site facebook, a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, divulgou uma afirmação na qual suspende até segunda ordem o seu enredo para o Carnaval de 2013.


A pulicação postada na tarde desta sexta-feira traz a informação de que o tema "Rondônia: das Trevas à Luz" não está confirmado para o desfile da escola no próximo ano.


No sábado 30 de junho, a agremiação da Cantareira, sexta colocada em 2012, realizou um evento para lançar oficialmente o tema. Na ocasião, diretoria e convidados do estado de Rondônia participaram do encontro que serviu para selar a parceria cultural entre as partes para a realização do enredo no sambódromo do Anhembi.


Fonte: SRZD/Carnaval

Confira a sinopse do enredo da X-9 paulistana para o Carnaval 2012

G.R.C.E.S. X-9 PAULISTANA


ENREDO: "Se Pra ter Dignidade Basta Viver com Alegria Sorria... Pois São Paulo Hoje é só Harmonia"



"A riqueza Humana consiste na diversidade cultural religiosa do presente e do passado."
Willian M. Schneider

"Se Deus quisesse uniformidade, não teria criado a diversidade..."
Daniela Raffo

"A diversidade é o que nos faz brasileiros."
Walysson dos Reis

I - Justificativa do enredo


O G.R.C.E.S. X-9 Paulistana levará pra avenida, a representatividade da união das raças e dos povos, numa corrente repleta de harmonia. Numa viagem fascinante, mostraremos que o simples desejo de união, está na diversidade vivendo em comunhão, e isto está na alma da gente, na vida da gent e...O simples ato de sonhar, acreditar e realizar faz com que o mundo ganhe cores, vida, e traga alegria aos nossos corações.


É com essa imensa vontade e desejo de união, de confraternização universal, que levaremos a verdadeira alegria, e o desejo enorme de ser feliz!


Venha ser feliz com a X-9 Paulistana...Embarque com a gente nessa viagem fascinante... Pois levaremos ao mundo, o alegre e sagrado significado da vida!


Pois se pra ter diversidade basta viver com alegria, sorria... Pois São Paulo hoje é só harmonia!!!


II - Sinopse do enredo


O INÍCIO


Era uma vez...

Uma terra não muito distante, um reino formado por pessoas comuns, representantes de todas as nações, de todas as cores, que haviam perdido o sentido da vida. O mundo havia se tornado sem graça, perante os olhos destas pessoas que viam em seu cotidiano o significado das cores, dos sons e perspectivas... A tristeza era predominante!

As flores sem perfume deixaram de desabrochar, pássaros não voavam mais com a alegria de sempre, e o reino, antes, alegre e festeiro, hoje dá lugar ao silêncio e a melancolia.

A vida passava despercebida, enquanto o ponteiro do relógio impiedosamente condenava as horas, os minutos e os segundos desta gente, que jamais teriam este tempo perdido de volta...

Algo precisava ser feito, o reino precisava despertar... Para trazer de volta a alegria e a vontade de viver em harmonia com a vida, onde a verdadeira diversidade estaria na alma dessa gente!

O povo deste reino precisava reconquistar a simplicidade do brilho de

seus olhos.

Foi então que um sábio guerreiro resolveu buscar o elemento perdido numa viagem à outros quatro reinos: o Reino da Raça Negra, o Reino da Raça Amarela, o Reino da Raça Branca e o Reino da Raça Vermelha. Cada qual com sua característica, e com um grande segredo que se revelaria nessa grande viagem.

E assim a vida foi redescoberta! Foi então que sonho virou carnaval e ganhou as cores da folia, do manto da alegria, assim começa a história de um sábio homem que descobriu na alegria e na harmonia a sua maior paixão, e por caminhos e trilhas que percorreu buscou a resposta para sua vida...

Assim começa essa fascinante estória, que na verdade faria parte da História, que contaremos ao descerrar das cortinas e no abrir do grande Portal da Imaginação!

Eis que surge um Povo sem fronteiras, num Mundo sem Fronteiras...


O primeiro reino

Despede-se em poema o dourado sol da grande savana...

O ouro refletido em paz, o brilho da estrela maior, banha os rios, os lagos e os mares...

A fauna e a flora se abraçam, e o canto dos pássaros despede-se de mais um dia, de mais uma vitória.

Cai a noite um novo brilho, uma nova cor.

A noite se revela negra, e negra é a cor do continente mãe.

O que se sabe é que a alguns milhões de anos um ser se mostrou forte, e deu inicio a uma longa jornada sobre duas pernas, com os pés no chão, evoluiu e se fez guerreiro se fez imbatível, se fez altaneiro.

Negra cor da liberdade, que exala a fragrância profunda de quem um dia sofreu...

Negra cor da liberdade que entoa um canto de paz, capaz de seduzir e fazer até o mais injusto dos homens, se render à tamanha beleza.

Negra cor que transborda pensamentos e que transforma homens

valentes em leves pássaros a voar, rumo a um caminho desconhecido, rumo a uma viagem em busca do que ainda não se tem...

Cor negra, na pele com traços fortes...

Negra raça determinada e em busca de seu tesouro perdido surge à negra ancestralidade, calejada pela história... Memória negra de um mundo que lhe pede perdão...

Negra felicidade, no batuque do seu tambor, no ritmo contagiante

causado pelo bater de suas mãos, que um dia fez força no braço para erguer monumentos e hoje, levanta estes mesmos braços fortes, para encantar o mundo em notas musicais.

Negra esperança refletida na fé de seus Deuses, no axé de quem sabe o que quer, e aonde quer chegar...

Negra viagem por um continente chamado África que abre suas

portas ao mundo revelando que a lágrima hoje derramada por uma criança é o regar de um futuro prospero e promissor...

Negra esperança que nuca morre, refletida no olhar de quem um dia chorou.

Diante desse belo cenário, na direção do nosso sábio viajante, segue um

Velho Guerreiro Negro, de vestimenta colorida, colares que caracterizavam a sua herança cultural, e um largo sorriso estampado no rosto e diz: "Bem vindo às minhas terras! Apresento-te o meu povo e suas riquezas".

O sábio homem, então, se depara com uma gente marcada pela

incoerência e pelo preconceito, mas que traz no rosto em harmonia a liberdade e a vitória, da raça.

Então perguntou ao senhor: "Como eles conseguem viver com tantas marcas do passado?".

O senhor então responde: "Olhe em sua volta... Conquistamos nossa

liberdade, somos donos desta terra de magia, onde o sol brilha durante o dia, dando a nossa terra a cor do ouro, e durante a noite, com o brilho da lua, nossa terra ganha a cor da prata. Nossos animais são os mais ferozes e mais imponentes, guardam cada pedaço deste reino que também a eles pertencem, e nossos rios se confundem com mares, revelando à nossa terra todo o esplendor de uma savana milenar".

Nosso sábio guerreiro então pergunta novamente: "Mas e estas cicatrizes de sua gente? Estas marcas que eles carregam? Como podem ter este fardo e ainda assim conseguir viver em harmonia?".

E o senhor responde: "Estas marcas são a prova e a constatação de nossa vitória, foram adquiridas pela liberdade de nossa gente... Carregamos essas marcas com orgulho de uma raça, que está garantindo aos seus sucessores um futuro de paz e alegria".

É revelado o primeiro segredo...

E segue assim, a viagem do nosso sábio guerreiro, rumo a um novo reino, e a revelação de mais um segredo...


O segundo reino


Um mandarim perdido a se revelar...

Um exército de pedra guarda o coração valente daquele que um dia reinou.

Enquanto o Último Imperador chora a desilusão da queda de uma dinastia.

O sol é vermelho, vermelho é o sangue, vermelho é a vida...

Do alto do grande monte o vento corta os céus, anunciando a presença secreta de um ninja solitário, que leva em suas costas, a marca do grande Dragão, carregando em sua alma o ensinamento milenar de uma gente próspera e em eterno equilíbrio. O bem e o mal em um só símbolo, bordado pelo saber, feito pelo tempo, ensinado por aqueles que jamais ultrapassam a velocidade do ponteiro do relógio.

Serenidade, paciência e perfeição, juntos na fé e na perseverança, eternos samurais treinados com respeito, na reflexão dos seus pensamentos.

Crenças imortais, monges, mestres, e espiritualidade misturam-se a fonte perfeita dos prazeres e das delicias.

Sabedoria refletida em harmonia, às sombras da cerejeira, o rouxinol despede-se com ternura viajando por mundos distantes em busca do que ainda não se sabe a resposta, mas na certeza do retorno garantido.

Revela-se o pergaminho, abrem se os papéis que o tempo um dia esqueceu, nas escrituras a verdade escrita, sob o sol nascente de mais um dia o antigo provérbio oriental se revela, e nas palavras ali descritas, a certeza que cada momento depende apenas de nós mesmos: "Uma longa viagem começa com um único passo..."

Nosso sábio viajante se depara com esse cenário magistral e eis que

surgem as revelações desse reino...

O primeiro segredo revelava o respeito! Este segredo mostrava que ali cabelos brancos eram sinais de sabedoria, davam status de rei e oferecia à todos, os privilégios por sua história de vida e luta.

O segundo segredo revelava, a fé! Este segredo mostrava que não importava o tamanho do obstáculo, pois um novo dia haveria de surgir no horizonte, banhado pela luz do sol, dando a certeza de que uma energia maior estaria sobre eles.

Para que este segredo viesse à tona eram necessários rituais e oferendas, louvando, não apenas seus deuses, mas também àqueles, que não estariam mais entre nós, mas nos deixaram os ensinamentos e a herança de com viver em harmonia e equilíbrio.

O terceiro segredo revelava, a serenidade! Este segredo mostrava o caminho para a paz interior, ensinava a meditar e adormecia toda a fúria existente no coração, era o mais belo dos segredos, pois nele despertava também o amor.

Nosso sábio homem, com os segredos revelados desse reino, segue a

sua viagem...


O terceiro reino


O traço perfeito à imagem refletida, e a busca pela obra começa aqui. Contos de fadas imortais, inspirados em fatos reais, reis e rainhas de

carne e osso, fazem da história o presente e o futuro guardado a sete

chaves em uma torre cercada mitos e fantasias, reflete-se aqui a imensidão nórdica, que um dia conquistou o conquistador, que fez de um continente palco de acontecimentos que mudariam os rumos da humanidade, que fez desta gente a referência nos pincéis que misturaram as cores criando texturas, e descobriu que a verdadeira obra é a harmonia em que se revelam os sentimentos.

Fez da fé seu grande tesouro... Espalhando-a pelo mundo, estudou, navegou, conquistou, catequizou...

Em nome do pai, pregou a cruz em solos estrangeiros, apresentando a Salvação na qual acreditavam, pois em nome do Filho crucificou incrédulos, e por poder, e mais tarde em nome do Espírito Santo assumiu seus erros e pediu perdão pelos pecados da humanidade.

Harmonia na religião, nas artes, e na ciência. Desbravadores de

oceanos, escrivães da história, que hoje sai do papel, para ganhar forma e cores sob os olhos de quem viaja em busca da eterna felicidade, que mesmo perante a ciência e suas descobertas, não se deixa abater criando soluções acima da fé, mas que consideram na maioria das vezes eternos milagres capazes de fazer sorrir.

Parou para observar as pessoas deste reino!

Fora recebido pelo Líder Maior da crença predominante entre os povos desta raça, quando nosso sábio guerreiro questionou: "Estão todos sempre ocupados, correndo... Mas todos mantêm a alegria de viver e uma alegria cativante e otimista expressado em seus rostos! Qual seria o verdadeiro motivo?".

Então obteve a resposta de Vossa Santidade: "Aqui todos somos reis, todos somos iguais e todos vivemos num reino distinto! Somos reis de nossas vidas, prezamos nossas famílias e honramos nossa história, e governamos com amor, com liberdade, com igualdade e fraternidade! Conhecemos o espírito da eterna felicidade! Guardamos o segredo da justiça, da sabedoria, do conhecimento, da fé, da ciência...Em nossa história nos aventuramos e conquistamos, damos valor às grandes obras de arte, bem como a arte popular de nossa gente, cremos que a nossa real alegria e harmonia vem de anos de estudos e conhecimentos adquiridos por navegarmos em mares nunca antes navegados. Nossas construções milenares, guardam a nossa maior riqueza: a imortalidade de uma gente que vale mais do que o ouro e reflete mais que a prata...

Somos nobres sim, mas nossos corações são quentes como a luz do sol! Recebemos e acolhemos todas as pessoas, sempre de braços abertos!".

Mais uma vez nosso sábio guerreiro segue seu caminho...


O quarto reino


De repente o sábio guerreiro chega num reino sem muros, sem palácios, e sem relógio...

A beleza é fascinante, pois a natureza emoldura com traços do Criador todo o encantamento do nosso viajante. Os olhos humanos não conseguem captar toda exuberância deste Reino Divino.

Assustado ele se depara com uma imensidão, uma beleza infinita, onde tudo se vê, onde tudo se ouve! Depara-se com os sons da natureza, a sinfonia dos rios, que desperta Tupã, que e o recebe com um grande abraço fraternal.

Tupã, então, apresenta o seu povo, a sua gente! Mulheres guerreiras e trabalhadeiras, crianças que brincam na mata como se estivessem no Jardim do Éden, homens corajosos, que embreavam mata adentro à procura dos alimentos do dia-a-dia. E o que todos eles tinham em comum? Uma ingenuidade e uma pureza que vinham da alma.

Nosso guerreiro então pergunta a Tupã: "Não existe riqueza, não existe conforto, não existe facilidades, como eles mantêm esta felicidade cativante?".

Tupã então responde: "Nossas riquezas, tiramos de nossas terras, onde plantamos, pisamos, vivemos e colhemos os frutos do nosso dia-a-dia. Conforto, temos ao cair da tarde, ao nos depararmos com o pôr do sol, ou num dia de calor quando uma grande árvore da vida, nos oferece sua delicada sombra para repouso e felicidade! Pois tudo o que precisamos, a natureza nos presenteia de bom grado! Falamos com o vento... Entendemos os animais, sabemos quando o tempo de amanha irá nos garantir a doce chuva, que lava as nossas almas. E através de festas e rituais agradecemos constantemente por todas estas dádivas!".

Tupã então finaliza: "Este é o meu povo, a minha gente! O povo que carrega na alma a eterna pureza da criança!".

Nosso sábio percebe que o que encontrava, para sempre esteve no seu reino, e segue o caminho de volta, confiante e com a certeza de ter

revelado os grandes mistérios e segredos da vida!


A revelação


De volta ao ponto de partida, nosso sábio homem, volta sem nenhuma riqueza material, mas com várias questões resolvidas!

Percebe que sua gente guerreira carrega a vontade de viver e de

vencer...Era chegada a hora da alegria vencer a tristeza, das cores emanarem da alma e da vontade de viver em harmonia intensamente, dominando a vida de todos desse lugar...Nosso guerreiro sorri e revela, o que descobriu, ao seu povo: "Estive fora, viajando por todos os Reinos do nosso Mundo, que pareciam, até então, desconhecidos, mas na verdade, esses lugares e essas pessoas fazem parte de nossas vidas...

Ao retornar, encontrei num País, uma Grande Cidade, onde a vida encontra a harmonia na diversidade que é respeitada e

honrada. Nesse reino onde onze milhões de pessoas, se deparam com setenta idiomas, todos falam a mesma língua: a linguagem da alma... Onde todos vivem em paz, com suas crenças e ideais! Todos somos livres, iguais... A fraternidade, aqui, é Universal!

Em nosso Reino, encontramos o passado e o futuro caminhando lado a lado e isto está em nosso presente!

Aqui é onde a força, o poder e a energia se encontram com a diversidade, com a harmonia e com a vida! Onde encontramos o respeito, a dignidade, a alegria. Onde existe a honra e orgulho de sermos e fazermos parte dessa terra, deste chão! Nossa terra é de todas as raças, é de todas as faces, de todos os credos, de todas as cores...

Nosso Reino é o coração de um Gigante que há muito tempo despertou, para mostrar ao mundo a sua grandeza e beleza! E esse Gigante se mostra capaz e inzoneiro, grande e altaneiro, faz de si mesmo um hino à liberdade, faz de seu nome exaltação à força, de suas estrelas, os símbolos de diversas vitórias, das suas cores, orgulho de uma gente, e de sua imagem, a ideologia de uma gente guerreira.

E é aqui, que a viagem se encerra, pois não existem buscas e sim agradecimentos!

É aqui que a viagem se revela, pois não existem povos e sim uma única nação, aqui é São Paulo, um pedaço do Brasil, o grande

celeiro de ideias e paixões... Uma cidade forte, muralha inquebrável, um polo receptor de divisas, local onde a diversidade

vive em harmonia com aqueles que chegam de coração e mente aberta, onde a busca por uma resposta, nada mais é, do que uma vivência à mais no dia- a-dia da cidade mais agitada do Brasil.

Esse Gigante se chama Brasil, e nele é o lugar do nosso Reino, que se chama: São Paulo!

São Paulo de todas as tribos, de todos os povos, de todos os lugares, de todas as artes, de todas as nações!

É com essa São Paulo de alma futurista, que daremos um salto para 2020, para mostrarmos ao mundo, que no coração do nosso

Gigante Brasil, caberá um mundo em harmonia!!!

Pois a força da diversidade traz a harmonia para o nosso crescimento!

E se pra ter diversidade basta viver com alegria, sorria... São Paulo hoje, amanhã e para todo o sempre é e será só harmonia!


Flavio Campello - carnavalesco