segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Happy Halloween!!!



Todos sabem que não sou o maior fã da cultura americana, mas para essa celebração até eu tiro o chapéu!!!


Feliz Halloween!!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

De volta ao passado: o bom e velho Atari


Esta semana em virtude de um acidente doméstico, tive alguns dias para ficar em casa e me desligar dos compromissos do trabalho.

Em meio a esses dias de "ociosidade" me deparei com uma verdadeira relíquia da história dos video games: o lendário Atari. Em meio a algumas velharias que estavam largadas em um cômodo à parte aqui em casa, encontrei o meu Atari (nem me lembrava mais dele...rs) e resolvi testa-lo para ver se ainda funcionava.

Para a minha surpresa, não só funcionou como está em perfeitas condições.

Ganhei esse video game de um primo quando eu tinha 5 anos. Tinha vários joguinhos, mas o único que encontrei em meio a minha bagunça foi o não menos legendario Pac-Man (foto).

Não vou begar que passei várias horas em frente a TV me divertindo com o pioneiro entre todos os consoles. Por mais que ele seja simples, com gráficos fracos e som até certo ponto irritante, foi um verdadeiro retorno a minha infância. E em grande estilo...rs

Pouco menos de um ano depois de ganhar meu primeiro video game, meu pai me deu de aniversário um Super Nintendo (técnologia de ponta na época) e o velho Atari foi aposentado. E esta semana, quase 20 anos depois, eis que ele voltou a ser o astro principal no meu quarto, deixando para trás nada menos do que o Playstation 3. Tá com moral???

Mesmo assim, o Atari não vai ganhar cadeira cativa aqui em casa (até porque não aguentaria muitas horas após tantos anos de descanso), mas podem ter certeza de que alguns dias o passado voltará à tona e o bom e velho console estará em alta.

Pelo menos aqui comigo...rs

Nosso adeus à Luiz Mendes



Morreu hoje, no Rio de Janeiro, aos 87 anos e com mais de 70 anos de profissão, o comentarista da palavra fácil, Luiz Mendes. Torcedor do Grêmio e do Botafogo, ficou marcado na história do jornalismo esportivo pela sua fala simples e grande memória. O rádio brasileiro está de luto.


Adeus, tchê!!!

Os mitos e a força da Mãe África




Fim do suspense!!!




Na noite de ontem a direção geral de carnaval do CAESV (Conselho de Avaliação das Escolas de Samba Virtual), publicou em seu principal veículo de comunicação, o site SRZD, a confirmação da inscrição do G.R.E.S.V. Guerreiros do Leão para a disputa do Carnaval Virtual de 2012.




Como é do conhecimento da maioria dos amigos, após alguns meses afastado, retomei o posto de carnavalesco da agremiação e em conjunto com meu amigo e também grande artista, Thiago Rocha (Gago), criamos o enredo "A Auróra dos Deuses" (a logomarca oficial ilustra a postagem), que irá tratar da cultura Yorubá e a sua influência na cultura brasileira.




A sinopse, que pode ser encontrada no blog oficial da Guerreiros do Leão já está disponível para os compositores que desejarem participar da disputa de samba enredo, que acontece em dezembro.




A Guerreiros do Leão foi fundada em 2009 e está em seu terceiro ano de CAESV. Em 2011, a Escola obteve a 3° colocação com o enredo "O Guaraní", também de minha autoria.




Vamos lá pessoal, participem das eliminatórias e juntem-se a Guerreiros para mais um belo Carnaval!!!


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O sanduíche que deu samba

Este ano estou me preparando para retornar ao Carnaval bragantino com a responsabilidade de conduzir a Unidos das Águas Claras ao título de campeã do Grupo de Acesso.

No meu último trabalho em Bragança Paulista, em 2010, tinha a mesma missão, porém, com uma agremiação bem mais modesta, a Mocidade Independente Júlio Mesquita.

Na ocasião, trabalhando em parceria com a carnavalesca Mirella Fernanda, desenvolvemos e levamos para a avenida o enredo "Da Elite ao Popular, da Inglaterra para o Mundo e do Mundo para o Palco da Folia: é Sanduíche tá na Boca do Povão", que narrava a história do sanduíche.

Quando assumi os trabalhos da Mocidade em agosto de 2009, sabia que tinha um grande desafio pela frente, já que a agremiação não contava com uma condição financeira das mais favoráveis, pelo contrário, passava por um dos piores momentos de sua história e para agravar ainda mais a situação, um enorme racha na diretoria fazia com que a Escola não encontrasse um ponto de equilíbrio.

Nos primeiros dois meses os trabalhos correram de maneira satisfatória, com os desenhos e protótipos sendo confeccionados dentro do cronograma.

Os problemas surgiram em meados de outubro, quando o dinheiro faltou de vez e os trabalhos ficaram parados por cerca de 6 semanas, somente com um pequeno grupo formado por Claudio de Moraes, Eunice da Luz e por uma senhora que infelizmente não me lembro o nome, mas que trabalhou de maneira incansável para colocar a Mocidade na avenida.

Somente na segunda quinzena de janeiro (já bem próximo do dia do desfile) é que a presidente Manriet Pires (Tata) conseguiu contornar a situação e injetou um dinheiro no barracão da Escola. Lá, eu, Mirella, e os irmãos Leandro e Natalie Quarteroni tiravamos "leite de pedra" com o que tinhamos em mãos. Arame, jornais velho, papelão, raspa de madeira e tubos de plástico ganhavam cor e passavam a compor a decoração das alegorias.

Mesmo com todos esses problemas, no dia 13 de fevereiro, tudo estava pronto e a Mocidade foi a segunda Escola a desfilar na passarela Chico Zamper, pelo Grupo de Acesso.

Cantando um samba no qual eu fui um dos autores em parceria com meu pai Sérjão e com o consagrado e multi-campeão de sambas enredo, Gera da Cuíca, a Mocidade surpreendeu positivamente em sua evolução. As alas que exibiam fantasias grandes e até certo ponto luxuosas, desfilaram empolgadas e cantando o samba do início ao fim. As alegorias, mesmo sendo as menores do desfile do Acesso, apresentavam bom acabamento e coesão com o enredo, como pode ser visto na foto que ilustra a postagem (carro abre-alas "Reinado de Jorge II").

Com todos os problemas enfrentados para a construção deste Carnaval, a 3° colocação obtida em 2010, aliada a dois Estandartes de Ouro conquistados (melhor enredo e melhore samba enredo), fizeram do desfile da Mocidade um dos melhores momentos da agremiação após o seu rebaixamento em 2000.

Ainda hoje tenho muito amigos em Júlio Mesquita e sei que as portas seguem abertas para mim junto a agremiação.

Relembrei esse desfile hoje, pois me encontrei com o diretor de carnaval da Mocidade da época, o Luis Carlos Medeiros (Pelêgo) e rimos bastante lembrando dessa apresentação. Assim, decidi compartilhar com vocês algumas das peculiaridades que envolveram este trabalho.

Segue a letrado samba enredo de 2010:

Compositores: Gera da Cuíca, Sérjão e Sérgio Júnior

Hoje a Mocidade contagia
Vem mostrar no dia-a-dia
Que a vida é só trabalho e agitação
Mal fazemos uma breve refeição
No século XVII o homem inglês
Jogava cartas o dia inteiro
Sem ter tempo pra comer
Esta breve refeição eu vou fazer

Pega o pão corta no meio
Põe o recheio é a solução
É sanduíche tá na boca do povão

Sanduíche da gente...
Tem cachorro-quente no meio do pão
Até o astronauta levou na sua missão
Em diversos países até virou lazer
Todo mundo quer comer

Sanduíche da vida...
Tem recheio de amor
Tem também o cultural
Com a Mocidade nesse Carnaval

É gente pra lá...
É gente pra cá...
E no recheio a Mocidade vai passar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Recordar é viver [3]

Não precisa dizer mais nada, não é mesmo???

Que Joãosinho Trinta me perdoe, mas este é simplesmente o maior carnavalesco de todos os tempos, um verdadeiro mestre na arte do bom gosto e do capricho nos detalhes.

A última homenagem desta pequena série de hoje vai para o genial Arlindo Rodrigues, multi-campeão do carnaval carioca (com passagens brilhantes por Salgueiro, Mocidade, Imperatriz e União da Ilha) e dono de um estílo inconfundível que tinha como principal característica o luxo e o requinte.

Arlindo faleceu precocemente, em 1987, em plena atividade artística (além de carnavalesco, na época era o diretor artistico da extinta Tv Manchete).

A esse grande mestre de toda uma geração (inclusive a minha), fica a eterna saudade e a lembraça a cada Carnaval.

Obrigado por tudo, Arlindo Rodrigues!!!

Recordar é viver [2]



Voltemos ao ano de 1977.


A multi-campeã Portela apresentava o magnífico enredo "Festa da Aclamação", de autoria de Hiram Araújo e concebido pelas carnavalescas Rosa Magalhães e Lícia Lacerda.


O desfile que contava através de relatos históricos a grande festa organizada no Rio de Janeiro para a coroação de Dom João VI, apresentou um visual deslumbrante e de grande impacto, como pode ser visto no carro alegórico que fazia referência ao mar, com sereias e vários outros elementos marinhos.


Reparem na beleza das esculturas que emolduram a alegoria e no quanto as suas formas são atuais, ou sejam, guardadas as devidas proporções, caberiam perfeitamente nos desfiles atuais, tão carentes desse esmero na parte plástica.


Enfim, mais um belo momento a ser recordado pelos amantes do samba!!!

Recordar é viver



Essa eu garanto que poucos conhecem...rs


Na reta final de preparação do Carnaval de 1986, o casal Renato Lage e Lílian Rabello trabalhavam duro no enredo "Eu Quero", que daria a 3° colocação a Verde e Branco da Serrinha.


A imagem foi colhida de uma entrevista concedida pela dupla para uma vinheta que foi apresentada durante o desfile da agremiação.


O detalhe mais interessante da foto é ver como o "mago" Renato Lage na época exibia sua cabeleira bastante volumosa, bem diferente do que vemos hoje.


Para os mais jovens, a estáí algo inimaginável!!!

O bom filho à casa torna!!!



Pois é...


Não tenho palavras para registar o quanto este retorno ao Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Guerreiros do Leão me faz feliz.


Logo após o desfile deste ano, fui convidado a terminar um projeto para uma agremiação do Grupo de Acesso da LIESV, deixada de lado por seu antigo carnavalesco. Em pouco menos de 30 dias tive de elaborar e desenhar 21 figurinos e 5 carros alegóricos, para ilustrar o complicado enredo "Aquele Abraço". Pois bem, como o tema não era dos que mais me agradam, o trabalho foi difícil e muito corrido. Em meio a tudo isso, enfrentei uma tendinite como nunca havia tido.


O resultado apesar dos pesares, me agradou intensamente. Porém, não parece ter agradado aos jurados que deram a Escola em questão (G.R.E.S.V. Rosa Negra) a 9° colocação entre 10 agremiações do Acesso.


Sendo assim, logo após a apuração, procurei o presidente Marcelo Jakaré e me desliguei da Escola com intenção de não mais fazer Carnaval Virtual por não concordar com alguns critérios utilizados pela direção da LIESV.


No entanto, a alguns dias atrás fui procurado pelo presidente da Guerreiros, que por sinal é meu primo e conversamos sobre um possível retorno a Escola. Na ocasião, o meu grande amigo e parceiro Thiago Rocha (Gago) estava a frente do Carnaval da agremiação e trabalhando uma idéia totalmente diferente da que em breve iremos apresentar ao público.


Enfim, o mais importante é a felicidade em retomar um projeto ao qual tanto me dediquei com o intuito de conseguir o acesso à Escola no desfile de 2011.


Agora, em 2012, tenho mais uma chance de cumprir a promessa que fiz ao presidente Sandro Oliveira, de levar a Guerreiros do Leão ao grupo principal da LIESV.


O Carnaval de 2012 já começou. Fique ligado nas novidades do Carnaval Virtual no portal da LIESV e confira tudo o que rola na Vermelho e Branco de Bragança Paulista no seu blog oficial. Os endereços seguem logo à baixo.


"Com Garra e Emoção, vem chegando a Guerreiros do Leão".




segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gravações do CD dos Sambas Enredo de 2012 estão a todo vapor na Cidade do Samba

Desde a última semana a Cidade do Samba vem abrigando um gigantesco estúdio de gravação que está sendo o palco principal da produção do CD dos Sambas Enredo do Carnaval de 2012.

Na última quinta-feira (20/10) a Beija-Flor de Nilópolis escolheu o seu hino oficial e assim, as 13 agremiações que compõe o Grupo Especial já tem os seus sambas enredo conhecidos pelo público. Antes disso no entanto, os trabalhos na Cidade do Samba já estavam fervilhando. Os produtores Mario Jorge Bruno e Laíla já trabalhavam em cima das letras das obras que ganham corpo com os corais compostos pelos integrantes de cada uma dessas 13 comunidades.

A previsão é de que o álbum esteja nas lojas de todo o país à partir da segunda quinzena de novembro.

A expectativa por parte do diretor artístico, Zacarias Siqueira de Oliveira é de que haja um aumento de 10% nas vendas do disco em relação ao álbum de 2011 até fevereiro do próximo ano.
Em breve, tecerei alguns comentários acerca dos sambas enredo para o Carnaval de 2012 do Rio de Janeiro, São Paulo e Bragança Paulista.

PS: Na foto, momento em que a comunidade da Mocidade Independente de Padre Míguel entoava com toda a emoção o seu belíssimo samba.

Alunos da UFRJ criam site em homenagem a Fernando Pamplona



Esta semana por intermédio de um amigo, descrobri um site elaborado por alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em homenagem ao cenógrafo e ex-carnavalesco do Salgueiro, Fernando Pamplona.


Pamplona, como é mais conhecido, foi o grande comandante de uma fase épica da história do Carnaval. De suas equipes, vimos surgir nomes como Maria Augusta Rodrigues, Joãosinho Trinta, Rosa Magalhães e Renato Lage.


Ao lado do amigo Arlindo Rodrigues, Pamplona inaugurou um estilo de fazer Carnaval próprio, levando ao conhecimento do povo, personagens e momentos da história do Brasil que não são de domínio popular.


O site, ainda em desenvolvimento mas com um conteúdo bastante variado, traz vídeos e fotos do grande homenageado, além de entrevistas exclusivas feitas pela equipe da Escola de Belas Artes.


Para quem se interessou e quer conhecer o "Projeto Fernando Pamplona", acesse:


domingo, 23 de outubro de 2011

Carnaval 2012: primeiras peças da Unidos das Águas Claras vão ganhando vida em ateliê

Depois de pouco mais de um mês de trabalho intensivo de pesquisas e esboços, o projeto visual do desfiles da Unidos das Águas Claras, enfim foi concluído.


Seguindo um cronograma que tem por intenção finalizar todos os trabalhos para o Carnaval no dia 15 de fevereiro, a criação e reprodução de algumas peças alegóricas já começou.


Devido a falta de recursos que as agremiações do Grupo de Acesso de Bragança Paulista sofrem (verba aproximada de R$ 35.000), artimanhas muito utilizados nos carnavais da década de 60 e 70, as esculturas e peças decorativas em papier-machê voltam a ser utilizadas em uma Escola de Samba.


Visando uma redução de despesas no barracão da agremiação, resolvi desenvolver em meu ateliê todas as pequenas e médias esculturas que vão ornamentar as 3 alegorias da Escola. Sendo assim, o trabalho artesanal (que tem tudo a ver com o enredo!) será um dos pontos fortes no desfile de 2012.


Nas imagens que ilustram essa postagem, vocês podem ver o molde de uma garça sendo preparado em papelão.



Ao todo, cerca de 45 peças serão esculpidas, entre elas estão pássaros, peixes, lagartos e vasos artesanais.


A meta estipulada para a confecção das peças, é até o dia 30 de dezembro, data considerada ideal para que os trabalhos de barracão não sejam prejudicados.


Ao passo em que os trabalhos forem sendo concluídos, novas atualizações do blog mostrarão as peças recebendo o seu acabamento e algumas até mesmo fixadas em suas respectivas alegorias e adereços.


Fiquem ligados!!!

Definida a ordem dos desfiles do Carnaval 2012, de Bragança Paulista

Em mais um grande evento da LIESB (Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista) realizado na quadra da Acadêmicos da Vila, Bragança Paulista conheceu a ordem dos desfiles para o Carnaval de 2012.

O evento que teve início às 22:00 h. e contou com a presença de todos os pavilhões das Escolas de Sambas, foi aberto com a apresentação de vários grupos de samba e pagode.

Na sequência, alguns formandos dos mais diversos cursos do projeto Ponto de Cultura, apresentaram seus trabalhos para o público que em massa lotava a quadra da Azul e Branco.

O sorteio que contou com a presença dos 9 presidentes das principais agremiações da cidade, teve início por volta da meia-noite e correu tranqüilamente. Ainda no sistema de pedras maiores, o sorteio apresentou os seguintes resultados:

Grupo de Acesso

21:00 - Caprichosos Saada;
21:50 - Mocidade Júlio Mesquita;
22:40 - Unidos do Lavapés;
23:30 - Unidos das Águas Claras.

Grupo Especial

20:30 - Sociedade Fraternidade;
21:30 - Império Jovem;
22:30 - Dragão Imperial;
23:30 - Nove de Julho;
00:30 - Acadêmicos da Vila.

Os desfiles do Carnaval 2012 acontecem nos dias 18, 19 e 21 de fevereiro na Passarela Chico Zamper.

sábado, 22 de outubro de 2011

Dubladores e seus personagens

Hoje, enquanto "fuçava" por alguns sites de variedades, encontrei uma matéria sobre dublagem de seriados americanos que atualmente fazem grande sucesso com o público jovem no Brasil.

Entre os programas citados na materia, está o "iCarly", protagonizado pela estrela adolescente Miranda Cosgrove, que tem como foco principal de sua sinopse, um webshow estrelado por Carly Shay e Sam Puckett, duas adolescentes que são o maior fenômeno da internet.

O programa chegou a ser exibido durante alguns meses na Rede Globo em seu infantil Tv Globinho, mas mesmo com a boa audiência registrada e a crescente popularização do seriado com o público brasileiro, iCarly foi tirado do ar dando lugar na época a outra série que já deixou de ser exibida, "Os feiticeiros de Waverly Place". Atualmente, iCarly está em sua 5° temporada e é exibido pelo canal fechado Nickelodeon.

Confesso que sou um dos muitos fãs desse seriado, embora não tenha acompanhado muito nos últimos tempos, tanto que a algumas semanas atrás quando fui procurar os episódios da nova temporada, me espantou o quanto os personagens principais da série cresceram.

Ainda acerca da matéria que inspirou essa postagem, conheci os dubladores de iCarly e novo espanto: não consigo visualizar os personagens pela aparência de suas respectivas vozes. O Spencer Shay (irmão mais velho da Carly), por exemplo, é um personagem que difere totalmente de seu dublador. Essa ligação que muitas vezes fazemos é inevitável, porém, nem sempre o personagem reflete em seu dublador e vice-versa.

Segue agora um quadro com os quatro principais personagens da série e seus respectivos dubladores.



Carly Shay - Miranda Cosgrove


Dubladora: Luisa Palomares.


Freddy Benson - Nathan Kress


Dublador: Leonardo Monteiro


Sam Puckett - Janete Mccurdy


Dubladora: Ana Lúcia Menezes


Spencer Shay - Jerry Trainor


Dublador: Marcos Junior

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sorteio da ordem dos desfiles do Carnaval de Bragança Paulista acontece amanhã

Acontece amanhã com uma grande festa na quadra da Acadêmicos da Vila, o sorteio da ordem dos desfiles para o Carnaval de 2012 de Bragança Paulista.

A atual campeã do Grupo Especial, a Nove de Julho escolherá a posição em que irá desfilar. A Sociedade Fraternidade, vencedora do Grupo de Acesso abre os desfiles de sábado e terça-feira, como previsto pelo regulamento.

No Grupo de Acesso, as 4 agremiações que irão se apresentar entram em sorteio, sem nenhuma posição pré-determinada.

O evento que terá início às 22:00 h. contará com a apresentação de grupos de samba e pagode além da bateria show da Azul e Branco, que embalara a noite com sambas antigos da agremiação 12 vezes campeã do Carnaval bragantino.

Desfilam em 2012:

Grupo Especial

Nove de Julho - campeã de 2011;
Acadêmicos da Vila - 2° colocada;
Dragão Imperial - 3° colocada;
Império Jovem - 4° colocada;
Sociedade Fraternidade - campeã do Acesso.

Grupo de Acesso

Unidos do Lavapés - 5° colocada do Grupo Especial;
Unidos das Águas Claras - 2° colocada do Acesso;
Mocidade Júlio Mesquita - 3° colocada do Acesso;
Caprichosos Saada - não desfilou em 2011.

Serviço:

Sorteio da Ordem dos Desfiles Carnaval 2012
Local: Quadra da Acadêmicos da Vila (Morada do Samba)
Endereço: Avenida Santa Isabel, n° 796 - Vila Aparecida
Horário: 22:00 h.
Entrada Franca

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Força Carlão!!!

Quem acompanha o Carnaval de Bragança Paulista, sabe que o intérprete Carlão (Carlos Merlin) é umas das figuras mais irreverentes e queridas da nossa folia.

Pois é...

A alegria e o sorriso no rosto, marcas desse grante baluarte servem agora como motivo de esperança e de superação.

Esta semana recebi a triste notícia de que o amigo e companheiro Carlão (foto) está com um grave problema de saúde, oq ue sem duvida nenhuma desestabilizou os foliões bragantinos que se acostumaram a ouvir a bela vóz do intérprete que nos brinda com seu talento desde o final da década de 70.

Atualmente, Carlão é intérprete da Escola de Samba Realeza Imperial, agremiação formada pelos integrantes dos grupos da terceira idade de Bragança Paulista e que a três anos faz a abertura oficial dos desfiles no sambódromo.

Eu mais do que ninguem senti uma enorme tristeza ao receber a notícia, uma vez que tenho Carlão como um segundo pai, tamanha a proximidade que sempre tivemos.

Entretanto, estou publicando essa postagem em homenagem a uma grande pessoa que certamente irá superar os problemas e que muito em breve, estará mais uma vez desfilando todo o seu carisma na Passarela Chico Zamper!!!

#ForçaCarlão

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reta final

Como sabem, assumi o projeto de Carnaval da Unidos das Águas Claras de Bragança Paulista a pouco mais de um mês.

Quem vive os bastidores das Escolas de Samba, sabe que geralmente no mês de setembro, os ateliês já fervilham com a realização dos protótipos das fantasias e os barracões já começam a ganhar vida com a construção dos carros alegóricos.

Entretanto, como recebi o convite do presidente Robson Lima a pouco tempo, ainda estamos finalizando o projeto visual da agremiação, porém, com algumas peças já em produção, principalmente na parte de adereços.

Assim como havia prometido a vocês, estou expondo o andamento do projeto a medida que tenho um progresso significante na criação dos desenhos.

As 3 alegorias, um quadripé e três tripés já estão totalmente finalizados. A imagem a esquerda é de parte do terceiro carro, que traz a réplica da matriz de Bom Jesus dos Perdões, cidade homenageada pelo nosso enredo.

Os figurinos das alas de enredo, mais bateria, baianas e comissão de frente também estão prontos, restando apenas alguns destaques por serem coloridos.


Segue também uma imagem referente a fantasias de composição do carro da Cavalhada (esquerda).

Seguindo um cronograma que por motivos de força maior teve de ser refeito, pretendo até a próxima segunda-feira estar entregando todo o material visual para a direção de Carnaval da Escola.

Consequentemente, os meus trabalhos no ateliê e no barracão terão início imediatamente após a entrega dos desenhos.

Alguns adereços de cena e pequenas esculturas das alegorias estarão sendo confeccionados no meu ateliê particular, e na medida que forem ficando prontos, também serão expostos aqui no blog para vocês.

No mais, é a euforia pela realização de mais um trabalho carnavalesco.

Uma ótima semana a todos!!!

Natureza, bela natureza

Na loucura do dia-a-dia, na maioria das vezes não sobra tempo para curtir um dia de tranqüilidade e diversão ao lado de amigos. Pois bem, visando abstrair da desgastante tarefa e principalmente das preocupações que envolvem a elaboração de um Carnaval, no último sábado pude aproveitar juntamente a alguns companheiros de faculdade um dia em contato com a natureza. Na visita de campo que fizemos aos parques da Grota Funda e Edmundo Zanonni e a Pedra Grande, compartilho com vocês algumas imagens que realmente valeram á pena. Afinal, dias de folga como esse são cada vez mais raros daqui para a frente.

Espero que gostem!!!















































quarta-feira, 12 de outubro de 2011

2001: brilhou a estrela Imperial

Durante todo o ano de 2000, a credibilidade da LIESB fora colocada em cheque devido aos acontecimentos que culminaram no título da Acadêmicos da Vila e no vice-campeonato da Dragão Imperial naquele Carnaval em decorrencia do benefício que ambas receberam ao terem a cronometragem de seus desfiles interrompidas com as respectivas agremiações ainda em plena evolução no sambódromo.


Mas fato é que mesmo com todas as especulações que envolviam a entidade, o seu presidente, Cléber Centini Cassali não deixou um único momento de trabalhar pela realização de um espetáculo grandioso em 2001.


As Escolas de Samba estavam em sua grande maioria empolgadas com a possibilidade de um aumento na subvenção (o que acabou acontecendo) e vislumbravam a crescente dos desfiles em todos os sentidos.


Uma diferença em relação aos últimos dois anos no entanto estava condicionado ao fato de não haver cobertura televisiva, uma vez que a Tv Bragança havia fechado suas portas na metade de 2000. Tal acontecimento proporcionou um aumento considerável no número de espectadores nas quatro noites de desfiles na Passarela Chico Zamper.


No domingo, dia 25 de fevereiro, o Sol brilhava e os carros alegóricos das Escolas de Samba chamavam a atenção de todos que passavam pela Avenida dos Imigrantes, local destinado para a concentração. A noite, o forte calor foi a tônica durante todos os desfiles, o que acabou por deixar o público que lotava as arquibancadas ainda mais empolgado.


Pontualmente as 20:00 h. o aguardado desfile do Grupo Especial teve início.



Ainda sem estrutura, a simplicidade foi a tônica da Fraternidade


SOCIEDADE CULTURAL FRATERNIDADE - Abrindo o desfile das grandes Escolas, a Sociedade Fraternidade fazia a sua estréia no Grupo Especial driblando os problemas enfrentados durante a sua preparação e disposta a valorizar o Carnaval bragantino. Visivelmente mais simples que as demais agremiações, a tricolor da zona norte apresentou o enredo "Deuses Escultores", do carnavalesco Rodrigo Russo e narrava a história da criação do mundo na visão dos índios Karajás. Com pouco mais de 500 componentes, a Escola abriu seu desfile com uma comissão de frente muito bem coreografada representando os feiticeiros da floresta, com uma fantasia toda em palha desfiada com plumas em vermelho e azul, um dos raros momentos de qualidade na apresentação da Fraternidade. O carro abre-alas trouxe a figura de um índio saindo das pedras, representando uma das principais lendas da cultura Karajá. A alegoria, no entanto, pecou pelo acabamento e a simplicidade dos figurinos dos destaques. Ao longo do desfile, o azul, vermelho, branco e prata predominaram nas fantasias e nos adereços, mas, em termos plásticos a Sociedade Fraternidade deixou a desejar. O samba defendido com muita garra por Marquinhos Sambagode tinha letra difícil e melodia pesada, o que comprometeu o seu desenvolvimento junto a bateria. No final, uma alegoria trazendo um apelo em pró da preservação da natureza trouxe belos destaques e agradou. No mais, uma apresentação sofrível.



O harmonioso colorido da Amazônia

DRAGÃO IMPERIAL - Logo que fora anunciada, a Dragão Imperial provocou um grande alcoroço nas arquibancadas do sambódromo com a sua enorme e vibrante torcida. Entoando um grito de preservação da maior floresta tropical do Mundo, o enredo "Amazônia, uma Dádiva Para o Mundo", do carnavalesco Theodoro Trinta mostraria as lendas, a cultura e o desenvolvimento do maior estado do Brasil. Com cerca de 750 componentes, a Escola evoluiu muito bem e se apresentou com um grande e animado bloco compacto, que transformou a Passarela Chico Zamper em um belíssimo mar de cores. Apesar do samba enredo defendido com a categoria de sempre de Cássio Imperial não ser um dos melhores do ano, a bateria soube explorar com muita competencia os seus momentos de explosão. O carro abre-alas era composto por uma nau espalhola, fazendo referencia a expedição de Francisco Orellana. As primeiras alas que se apresentaram, fizeram referencia as lendas do estado do Amazonas, entre elas a cobra grande, o curupira e a iara, presentes também na segunda alegoria do desfile. Houve também um setor dedicado a figura de Chico Mendes. Mesmo trazendo as menores alegorias do ano, a Escola se deu muito bem pelo conjunto proporcional que apresentou, tendo na ala das baianas e na última alegoria, os destaques mais expressivos de seu desfile. Foi sem sombra de dúvidas o seu mais belo desfile no Grupo Especial.

O carro "bolo de casamento" da Unidos do Lavapés não gerou o impacto esperado

UNIDOS DO LAVAPÉS - Quando os mais de 800 componentes entraram na avenida, o público foi pura animação para reverenciar a "mãe" do samba bragantino. O enredo "No Jogo da Vida, Banco a Sorte Pra Valer", do carnavalesco Eduardo Rojo, pretendia falar sobre os jogos, fazendo uma ligação com o cotidiano do homem. A comissão de frente apresentou-se com uma fantasia semelhante a utilizada no ano anterior e representou os Reis Magos, prenunciando a águia cigana, traziada no carro abre-alas. Multicoloridas, as alas faziam referencia a todos os tipos de jogos conhecidos pelo homem, com destaque para todo um setor referente ao esoterismo, com uma bela ala de índios e uma alegoria com duendes, trevos de quatro folhas e uma gigantesca bola de cristal toda espelhada. A Unidos do Lavapés teve alguns problemas de evolução e as alas do "bingo" e da "loteria" chegaram em alguns momentos a se misturarem, provocando uma certa confusão entre alguns diretores de harmonia. Talvés prejudicada pelo seu samba que nem de longe lembrava os maiores clássicos da agremiação, o desfile foi ficando cansativo. Nem a tão aguardada alegoria referente ao casamento provocou o impacto que era esperado. No final de sua apresentação, algumas alas tiveram de correr para completar o percurso em 50 minutos, provocando vários claros na pista. Com esse desfile a torcida verde e rosa sabia que mais uma vez não deveria brigar pelos primeiros lugares.

O imponente abre-alas da Acadêmicos da Vila

ACADÊMICOS DA VILA - Na luta pelo penta-campeonato, a azul e branco de Vila Aparecida comemorava os seus 25 anos na passarela do samba com o enredo "Vivências, uma Escola em Evolução", do carnavalesco Robson Silva. Faltava alguns minutos para as 23:00 h. quando o gigantesco carro abre-alas da Vila começou a se movimentar na concentração, arrancando os primeiros gritos de "é campeã" do público das arquibancadas. Rivalizando com a Dragão Imperial em materia de torcedores, as tradicionais bandeirinhas azul e branco tomaram conta de toda a extenção da pista. Com um contingente de aproximadamente 900 componentes, o carnavalesco optou por desfilar com apenas 3 alegorias, privilegiando assim os seus desfilantes e a possibilidade de criar grandes fantasias. Em termos plásticos, nenhuma Escola passou tão bem quanto a Vila. O que se via era uma sequência de alas, adereços e alegorias irrepriencíveis, de um bom gosto realmente indiscutível. No primeiro setor, a Escola mostrou os seus grandes baluartes e contou a história de sua fundação. Na sequência surgiram alas ricamente vestidas e diversos adereços que representavam as principais conquistas da agremiação. Uma linda alegoria toda espelhada e com milhares de Cd's abriu o setor denominado "Uma Escola em Evolução", que abordou os projetos sociais da azul e branco com destaque para a sua Escola de Samba Mirim, a Vila do Amanhã. Apesar de toda a beleza apresentada na avenida, um fato pra lá de inusitado tirou o penta-campeonato das mãos da Escola: em meio a evolução, o time de intérpretes liderados por Otto, parou de cantar o samba enredo e começou a "puxar" a música "Vou Festejar", um dos hinos da agremiação. Ninguem entendeu nada. No mesmo instante, um recurso foi registrado junto a LIESB para que o fato fosse investigado. Uma pena, pois foi de longe o melhor desfile do ano.


A coroa da Nove de Julho


NOVE DE JULHO - Contando com cerca de 850 componentes, divididos em 17 alas, a vermelho e branco do bairro do Taboão apostou no principal motivo de criação para tentar quebrar um jejum que já durava 6 anos, defendendo o enredo "Nove de Julho é Revolução", desenvolvido pelo carnavalesco Avelino Gomes. Contando com um samba animado que dizia "... O vermelho e branco mora no meu coração/Sou Nove de Julho o orgulho da nação", nada melhor do que abrir o seu desfile com uma pequena alegoria trazendo a coroa, simbolo maior da agremiação. Na sequência a política do café com leite foi abordada em alas vestidas com fantasias de muito bom gosto. No setor denominado "Esperança", um belo carro alegórico trouxe a réplica do trem que hoje se encontra no museu do revolucionário no Lago do Taboão. Neste setor também estiveram algumas das mais luxuosas fantasias da agremiação. Pela primeira vez a frente do microfone principal da Nove, Carlinhos Pires me pareceu um tantoq uanto "travado" e não conseguiu desempenhar a função de maneira que mereça destaque. A bateria de mestre Coruja, essa sim é digna de elogios. No final de sua apresentação, uma grande alegoria trazia o monumento da praça Nove de Julho com escultura de um índio segurando um soldado ferido nos braços. Com destaque para a harmonia da Escola, a Nove deixou a avenida com boas chances de conquistar o campeonato.


A apuração que estava marcada para acontecer na Passarela Chico Zamper, teve de ser transferida para o Batalhão da Polícia Militar, na avenida José Gomes da Rocha Leal, devido a grande confusão que tomou conta do local quando fora anunciada a perda de 30 pontos da Acadêmicos da Vila por descumprir o regulamente apresentando na avenida uma música "estranha".


Na leitura das notas do Grupo de Acesso, a vitória da Caprichosos Saada foi se desenhando logo nos primeiros módulos de julgamento. Ao final, 15 pontos a separaram da vice-campeã, a Mocidade Júlio Mesquita.


Os envelopes com as notas dos desfiles de domingo foram enfim abertos, a superioridade da Acadêmicos da Vila era notória, mas com a perdade 30 pontos, a expectativa de seus diretores e de sua torcida naquele momento era pela permanência no Grupo Especial. Com isso, Dragão Imperial e Nove de Julho iam travando uma emocionante disputa pela ponta da tabela. Na leitura das notas dos 3 primeiros quesitos, a vermelho e branco liderava a apuração com uma vantagem de 3 pontos para a concorrente. Mas quando os quesitos plásticos foram apurados a Dragão Imperial saltou para o primeiro lugar. Enquanto isso a Unidos do Lavapés perdia pontos preciosos em alegorias e adereços, fantasia e conjunto, afastando assim a verde e rosa da briga pelo título. Mesmo perdendo alguns pontos em mestre-sala e porta-bandeira e conjunto, a Dragão Imperial já havia aberto uma considerável diferença para as demais e comemorou o seu primeiro campeonato. A diferença de 29 pontos para a 4° colocada, Acadêmicos da Vila, mostrou que se não fossem os pontos perdidos, o penta-campeonato da azul e branco teria se confirmado. A classificação final do desfile foi a seguinte:


1° Dragão Imperial - 294 pontos;

2° Nove de Julho - 284;

3° Unidos do Lavapés - 274;

4° Acadêmicos da Vila - 265;

5° Sociedade Fraternidade - 258.


Cumprindo o regulamento, a Sociedade Fraternidade que havia perdido 6 pontos inexplicáveis devido a falta das cores oficiais na fantasia da comissão de frente foi rebaixada.


Em um Carnaval onde enfim a barreira das chamadas "3 Grandes Escolas" fora quebrada e o título ficou com a emergente Dragão Imperial, vimos a LIESB se recuperar em termos de organização, mas não sem se envolver na polêmica punição da Acadêmicos da Vila.


A bem da verdade, fica registrado que nunca se pode agradar a todos. Mas uma coisa ninguem pode contestar: a vitória da Dragão Imperial se deu em cima do erro da Vila. Doa a quem doer, a arrogãncia e o salto alto derrubaram um dos mais belos desfiles de todos os tempos.


"Viva o Carnaval"!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Unidos do Lavapés sacudindo a poeira!!!

Na noite da última sexta-feira (07/10), aconteceu a festa de inauguração da nova quadra de ensaios da Unidos do Lavapés (foto), em Bragança Paulista.

O evento que marcou também a apresentação do novo casal de mestre-sala e porta-bandeira da agremiação, reuniu personalidades que marcaram estes 50 anos de existência da pioneira do samba bragantino.

Percebe-se claramente, que o esforço dos apaixonados pela Verde e Rosa, na busca por um espaço digno das tradições dessa maravilhosa entidade cultural, foi recompensada em todos os sentidos. O clima de união e alegria imperavam. O ambiente também é algo que merece destaque, com as cores do pavilhão em destaque e um espaço amplo e arejado. A única ressalva fica por conta do barracão de alegorias, anexo a quadra e que teve o seu tamanho drasticamente redusido em função da obra.

Ainda no dia 07 de outubro, o samba enredo que irá embalar as comemorações do cinquêntenário da agremiação foi apresentado a comunidade.

A obra divide opiniões, já que por se tratar de uma composição toda trabalhada em melodia menor e sem um momento de explosão, não é aquilo que todos esperavam para o desfile dos 50 anos.

Mas como o clima é de festa, fica registrado apenas os bons momentos.

Segue o samba enredo da Unidos do Lavapés para o Carnaval 2012.

G.R.E.S. UNIDOS DO LAVAPÉS

ENREDO: O Verde e o Rosa Nos Braços do Povo - Lavapés Canta Seus 50 Anos de Glórias e Paixão

COMPOSITORES: Levi Dutra, Nandão, Dú Melancia e Noy Camilo

Na caminhada da história
Minha águia querida
No fogo da pioneira
Razão da minha vida
Glórias e conquistas
Recheada de emoções
Nosso encontro na avenida
Tem mágia e sedução

Ó Verde e Rosa
Sorriso que fascina
Minha alma ilumina
Pra você eu vou cantar
Swingando bateria vamos celebrar

Brincando, espalhando alegria
No gingado do povo
A ordem é sambar
No coração orgulho e gratidão
50 anos a reverenciar...
Em devoção ao nosso pavilhão
Ninguem segura
Essa corrente de paixão

É bodas de ouro vem comemorar
Com a minha Lavapés
Parabéns festejar
A este amor "tim, tim" brindar