sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mostrando a minha identidade...


"Mostrando a minha identidade
Eu posso provar a verdade
A essa gente
Como eu sou da Mocidade Independente"

Não costumo abordar o Carnaval do Rio de Janeiro aqui. Porém, em meio ao que vem sendo exposto nos sites de relacionamento acerca dos barracões da Cidade do Samba, resolvi me pronunciar a respeito do que vejo na minha Escola do Coração, a Mocidade Independente de Padre Miguel.

Desde que a "Parabola dos Divinos Semeadores" foi anunciada como o enredo da Verde e Branco da Zona Oeste, me preocupava sériamente com o que o destino reservava para a Mocidade.

Mas desde o mês de outubro, quando as primeiras imagens do barracão foram divulgadas na comunidade oficial da Escola no orkut e logo depois os figurinos das alas comerciais passaram a ser expostos no site da agremiação, mudei totalmente de opinião quanto a isso.

Nunca fui muito fã do carnavalesco Cid Carvalho, no entanto, é inegável que reencontrou o caminho do sucesso após alguns trabalhos contestáveis. Afinal de contas, Cid foi o responsável pelos belíssims carnavais da Beija-Flor de Nilópolis de 2001 a 2005, quando a Escola da Baixada arrebatou um tri-campeonato.

Destaco mega positivamente as alegorias da Mocidade para 2011. Estamos a 35 dias do Carnaval e a Escola já tem 5 dos 8 carros alegóricos "embalados, como costumamos dizer. Sendo que o abre-alas, do qual disponibilizo a vocês essa imagem de algumas esulturas que compõe a belíssima alegoria, está pornto desde o final de dezembro.

A Mocidade está passando por uma mudança de mentalidade geral. E isso se fazia mais do que necessário, uma vez que a tradicional agremiação de Padre Miguel, acumula um jejum de 7 anos sem voltar para o sábado das campeãs.

Eu vejo um 2011 de muitas alegrias para a minha Mocidade, e não digo isso como torcedor, digo como profissional do Carnaval.

Ainda acho cedo para acreditar na conquista do título que não vem desde 1996, mas cravo com absoluta certeza que teremos a Mocidade entre as 6 primeiras colocadas do Carnaval 2011!!!

Podem apostar!!!

Meia Entrada para o Carnaval de São Paulo começa a ser vendida na próxima terça-feira

Muitas pessoas tem me perguntado quando os ingressos para o Carnaval 2011 comearão a ser vendidos nos postos de venda na cidade de São Paulo.

Pois bem, enfim temos a resposta.

A partir da próxima terça-feira, dia 1 de Fevereiro, os ingressos estarão a venda nos já tradicionais pontos de venda espalhados ao longo da cidade. São eles:

Estádio do Canindé: Rua Comendador José Pereira, 33 - Canindé
Ginásio do Ibirapuera: Rua Manoel da Nóbrega, 1361 - Ibirapuera
Estádio do Pacaembú: Praça Charles Miller, s/n
Estádio Bruno José Daniel: Rua 24 de Maio, s/n - Santo André
Ginásio de Esportes José Corrêa (Bilheteria A): Av. Guilherme P. Guglielmo,100 - Barueri
Estádio Anacleto Campanella: Rua Walter Tomé, 64 - Olímpico - São Caetano

Para comprar a Meia Entrada (estudantes, aposentados e pessoas com 60 anos ou mais), a venda é realzada somente nas bilheterias do Anhembí. É obrigatória a apresentação de documentos que comprovem a condição favoravel ao desconto (carteira estudantil, aposentado, RG, Certidão de Nascimento, etc).

O preço dos ingressos de arquibancada variam de R$ 47,00 a R$ 150,00

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Verde Que Te Quro Verde???

Estamos a 39 dias do Carnaval 2011.

E algo realmente impressionante acabou pipocando essa semana na internet e já deu margem a muita discussão por parte dos chamados "sambeiros" da grande rede. O fato tão surpreendente a que me refiro é o de em uma reportagem do Programa Grito de Carnaval, apresentado pelo comunicador Nil Fernandez, no barracão da Gaviões da Fiel, ser flagrado uma alegoria com diversos adereços em verde.

Pois é, a cor até então proibida na agremiação da Fiel Torcida Corintiana parece que enfim virá para o Anhembí, 41 anos após a fundação da Escola.

Os adereços citador são flores qua aparecem logo no início da matéria.

Minutos após a postagem do vídeo (que você pode ver aqui), muitos foram os comentários feitos. Alguns apoiam a iniciativa, outros se desesperam com a presença do verde. Fato é que essa cor é fundamental para a elaboração de um grande Carnaval. No caso da Gaviões da Fiel, o verde não esteve presente nem em enredos que abordavam a ecologia, a Amazônia e nem quando a Escola desfilou um tema referente ao tabaco. Será que dá pra se fazer matas amarelas ou azuis a vida inteira? Até dá. Mas eu conheço jurados que abominam isso.

Bom, na minha modesta opinião, a Gaviões é uma ESCOLA DE SAMBA, por isso não deveria se limitar a essa rivalidade com o Palmeiras, afinal de contas, a Mancha Verde é a escola da torcida rival e utiliza a cor preta sem problema algum. Assim como a Dragões da Real (São Paulo) e a Torcida Jovem (Santos), outras Escolas de Samba de torcidas organizadas, não têm esse tipo de restrição.

Segundo o diretor de Carnaval da Gaviões, Igor Carneiro, no dia da filmagem, essas flores estavam sendo terminadas, por isso a combinação de cores utilizada na primeira mão da pintura das peças, refletia na cor verde, o que não será mantido após a pintura de arte definitiva.

Eu acho tudo isso uma bobagem. Muitos amigos da Gaviões da Fiel vão ficar bravos comigo e tal, mas eu acho que deveria utilizar o verde sim. É uma cor como outra qualquer e sendo assim, entra na paleta do carnavalesco.

O resultado final dessa polêmica, só veremos no dia 5 de Março, no sambódromo do Anhembí, mas digo a vocês que se durante o desfile da Gaviões da Fiel, eu ver uma flor que seja na cor verde, vou comemorar tanto quanto um título do meu CORINTHIANS!!!

Viva o carnaval!!!

Parabéns para Você!!!

Hoje, dia 25 de Janeiro de 2011, a cidade de São Paulo comemora 457 anos.

Quantas histórias, quantas trajetórias...

Em 2004, quando da comemoração dos 450 anos da cidade, São Paulo organizou um Carnaval temático, onde o enredo de todas as 16 Escolas de Samba do Grupo Especial na época, tiveram de abordar em sua temática algum motivo da história, da cultura, da paisagem ou do povo paulistano.

Essa cidade que a todos abriga (inclusive eu!), é pano de fundo de várias canções da MPB. Quem nunca se viu cruzando a "Ipiranga com a Avenida São João"? Quem nunca declarou "São Paulo, meu amor"?

São Paulo de Piratiniga.

São Paulo, a cidade que não Pára!

Adjetivos que tentam definir essa metrópole.

São Paulo na verdade é como coração de Mãe, sempre cabe mais um. Seja ele, africano, nordestino, japonês, chinês, italiano, árabes, enfim. Não importa de onde você vem, em São Paulo você será bem recebido.

A cidade das oportunidades, um enorme canteiro de óbras que durante 365 dias funciona dia e noite, noite e dia.

A cidade que deu um "tapa na cara" do grande méstre Vinícius de Moraes, que um dia ousou chama-la de túmulo do samba. Como uma cidade que nos deu de presente o talento de Paulo Vanzolini e Adoniram Barbosa, pode assim ser definida?

A cidade que se orgulha de abrigar 3 dos maiores times de futebol do país. O time do povo, o CORINTHIANS é o orgulho da cidade, o São Paulo Futebol Clube leva consigo o nome da grande metrópole, o Palmeiras representa a comunidade italiana, que tanto fez pela cidade.

Enfim, a cidade que hoje, me acolhe. A cidade que eu escolhi para tirar meu sustento.

Hoje, nesse dia tão especial para milhões de habitantes, qualquer tipo de homenagem é muito pouco para tentar expressar todo esse sentimento que trazemos no peito, mas escolhi um samba enredo que na minha opinião, reflete com muita emoção o que é essa grandiosa cidade de São Paulo. Não à tôa, este é o samba campeão do Carnaval dos 450 anos. "Do Além-Mar à Terra da Garoa, Salve Essa gente Boa" deveria ser reconhecido como o hino dessa cidade, afinal, exalta em uma só letra, as principais características de São Paulo, bem como a sua evolução, suas conquistas e o amor de seu povo para consigo.

Vamos comemorar!!!

Parabéns São Paulo, pelos seus 457 anos!!!

Sou desse chão
Que o Mundo fez Morada para se refugiar
Milhões de sonhos cruzaram o oceâno
No afã de encontrar
Uma terra cheia de encantos
Um Eldorado de mágia
Amor (Meu Amor!) São Paulo de braços abertos
Recepciona o Universo
Serve de berço pra cultura
Os imigrantes trazem lembraças da terra natal
Nessa mistura tão sutil
O Mundo inteiro se unil
Salve a Pele-Brasil

Lá vou eu, lavourar
Peço a Deus pra ajudar

Enquanto o bonde trilhava o progresso
A moda tecia o sucesso
Quantas sadades
E a luz do lampião
Iluminava os caminhos da evolução
São Paulo, cidade que não pára
É jóia rara, teu futuro é promissor
Orgulho de milhões de habitantes
Essa gente fascinante mostra o teu valor

Bate forte coração... ôôô
Minha Mocidade vai passar
Pisa firme nesse chão, gente boa
Parabéns, Terra da Garoa

Irmão Sol, Irmã Lua - Carnaval 2003

O trágico Carnaval de 2002 havia ficado para trás.

Era hora de começar a pensar no que viria no ano seguinte. O Carnaval de 2003 não seria fácil, afinal, a quase cinquentenário Unidos do Lavapés iria pela primeira vez desfilar no sombrio Grupo de Acesso do Carnaval bragantino.

O presidente da agremiação, Paulo Alberti Filho vinha se recuperando muito bem do seu câncer na garganta e assumia novamente a frente da Verde e Rosa de maneira integral.

A decisão de manter a dupla de carnavalescos que tocou o projeto do Carnaval de 2002, Marco Aurélio Lisa e Sérgio Júnior, foi muito comemorada pela comunidade, que entendia que os artistar haviam recuperado o tempo perdido e colocaram uma bela Escola na Passarela Chico Zamper.

Ainda em março, a primeira conversa entre o presidente e a dupla de carnavalescos, definiu a linha de trabalho que seria adotada para recolocar a Unidos do Lavapés no Grupo Especial em 2004. Naquele dia, nada foi resulvido, ficou estabelecido apenas que o enredo deveria seguir uma linha que apostasse muito mais na emoção, do que no luxo ou na chamada "plática perfeita", o que mesmo que quisessem, seria algo praticamente impossível, uma vez que a subvenção para as Escolas do Acesso, são bem menos da metade do que o recebido pelas do Grupo Especial.

No entanto, uma proposta de enredo oferecida a Escola mudou completamente o destino da Verde e Rosa naquele ano. Uma proposta inesperada e vinda de alguem mais inesperado ainda.

No início do mês de Abril, o presidente Paulo Alberti foi procurado pelo monsenhor Lélio Mendes Ferreira, pároco da Igreja de São Francisco de Assis, no bairro do Lavapés, que ofereceu à Escola uma proposta de enredo para narrar a vida do Santo que dá nome a paróquia.

Logo de cara a idéia deixou o presidente Paulo Alberti um tanto quanto preocupado, pois muitos são os casos de intervenção por parte da Diocese em temáticas que abordam temas sacros. Mas após uma explanação feita pelo Pe. Lélio, esse receio ficou para trás, pois a idéia era de tratar Francisco de Assis como a pessoa que foi. A sua fé, seu amor pela vida, pelas pessoas e pelos animas, e sobre tudo, o seu desapego as coisas materiais.

A idéia foi bancada por toda a diretoria e posteriormente por toda a comunidade, que abraçou o tema e fez dele a sua maior força para superar o difícil ano qu estava apenas começando.

Após a definição das bases do enredo, a sinopse foi apresentada e á partir daí, Sérgio e Marco Aurélio, tiveram 40 dias para apresentar os desenhos de figurinos e alegorias que ilustrariam o enredo, batizado pelo próprio Pe. Lélio, como: "Irmão Sol, Irmã Lua".
Com a missão de passar as idéias do enredo para o papel, a dupla colocou todas as idéias na mesa e à partir daí, Sérgio passou tudo para o papel. Antes mesmo de terminar o prazo estabelecido pela diretoria, eles apresentaram os desenhos que logo de cara, agradaram pelas idéias, formas, tamanhos e principalmente cores, pois a Escola voltaria a desfilar em tons Verde e Rosa.

Ficou decidido também, que as fantasias seriam confeccionadas em uma fábrica especializada em São Paulo, pois a direção de carnaval pretendia com isso, fazer com que o nível de acabamento dos figurinos fosse um dos pontos altos da Escola em 2003.

Já que as fantasias seriam "importadas", foram feitos em Bragança Paulista as roupas dos dois casais de mestre-sala e porta-bandeira, destaques de chão, bateria, composições dos carros alegóricos e também as roupas de harmonias, apoios e intérpretes.

O barracão de alegorias por sua vez, teve início ainda no mês de novembro. Novamente sobre a "batuta" do carnavalesco Sérgio Júnior, a equipe trabalhava com o mesmo pensamento de quando estava no Grupo Especial, ou seja, preparando alegorias grandiosas, com muitas esculturas e um acabamento de primeira.

O carro abre-alas era sem sombra de dúvidas o destaque do barracão. Media aproximadamente 18 metros de comprimento, tinha 7 de altura e representava um Castelo Medieval, dos tempos de São Francisco de Assis e Santa Clara, que ganhou um grande espaço dentro do enredo.

Com tudo correndo dentro do presvisto, a Unidos do Lavapés era a Escola de Samba mais comentada e aguardada daquele Carnaval. Muito disso se deve ao enorme sucesso que o samba enredo da agremiação vinha fazendo na época pré-carnavalesca. Além de possuir belíssima letra e melodia valente, a interpretação magnífica do méstre Sérjão, deixava a obra dos compositores Jean Tim Maia e Juninho Sucesso, ainda mais emocionante.

Com a chegada do Carnaval, a mídia em cima da Verde e Rosa crescia assustadoramente. Nunca uma Escola de Samba do Grupo de Acesso teve tanta exposição na mídia.

A duas semanas do Carnaval, as fantasias já haviam chegado a Bragança e as alegorias estavam práticamente prontas, recebendo apenas os últimos retoques para o tão aguardado desfile. Nunca na história da Unidos do Lavapés, a agremiação conseguiu preparar um Carnaval com tanta antecedência. E isso éra motivo de extremo orgulho para o presidente Paulo Alberti e para a dupla de carnavalescos que se consolidava com a realização desse trabalho.

No dia do desfile, a diferença de qualidade nos trabalhos era gritante. Enquanto as demais agremiações do Acesso desfilavam com uma média 300 componentes, 8 alas e 3 alegorias, a Unidos do Lavapés despontou na Passarela Chico Zamper apresentando 450 componentes, 12 alas e 4 carros alegóricos com porte e acabamento de Grupo Especial.

A vibração daquele desfile foi um momento único na história do Sambódromo. Eu particularmente nunca vi as arquibancadas tão vibrantes quanto na passagem da Lavapés em 2003.

A medida que a Escola ganhava o sambódromo, podia se notar a dedicação dos carnavalescos em preparar um desfile a altura da tradição da Verde e Rosa. Desde os nobres da comissão de frente até a ala das crianças, que representava os lobos, fiéis amigos de São Francisco de Assis, podia se notar o capricho na confecção das fantasias e o requinte e a mínucia de detalhes das grandiosas alegorias.

O destaque no entanto, ficou para a passagem do último carro da Escola, que trazia a representação da rotatória localizada no Lago do Taboão, na entrada de Bragança Paulista, onde uma enorme imagem de São Francisco abraça a todos que chegam a cidade. O carro era uma réplica exata do local (foto). Para se ter idéia do nível do requinte da alegoria, a escultura de São Francisco presente no carro foi feita pelo mesmo escultor que esculpiu em pedra a original. O artista em questão é José Bueno.

Após o desfile a certeza não só da comunidade, mas como de todos que assistiram aquele grande espetáculo, era a de que a Escola já era a campeã daquele Carnaval.

A expectativa se confirmou na apuração. O título ficou de fato com a Verde e Rosa, que mais uma vez obtinha notas máximas em fántasias e alegorias, bem como em enredo.

Com o título, a Unidos do Lavapés retornava ao Grupo Especial com toda honra no carnaval de 2004. E mais uma vez, a dupla de carnavalescos Marco Aurélio Lisa e Sérgio Júnior mostrava competência e maturidade.

Para 2004, a expectativa era de um Carnaval com a cara da Lavapés. Mas isso é assunto para uma outra hora...

Mais uma vitima...

Na noite de ontem (23/01), a cidade de São Paulo foi atingida por aquela que até agora foi a chuva mais forte de 2011.

O resultado: mais um barracão de Escola de Samba destruído pela força das águas.

A vitima dessa vez é a estreante no Grupo de Acesso do Carnaval Paulistano, a Torcida Jovem.

Segundo informações de amigos que por lá passaram hoje pela manhã, o estrago foi muito superior ao da co-irmã, Pérola Negra. Ao que consta, o barracão da Jovem, que fica no terreno ao lado da sua quadra, encheu a uma altura de um metro, o que acabou por danificar fantasias e alegorias da agremiação.

Infomrações de um componente em uma postagem na comunidade CARNAVAL DE SÃO PAULO, no orkut, dão cotna de que a Jovem perdeu TUDO o que havia preparado para o Carnaval.

Se isso realmente for verdade, será a maior tragédia da história de uma Escola de Samba na cidade de São Paulo. Afinal, estamos a 39 dias dos desfiles. A Torcida Jovem, que pertence ao Grupo de Acesso, desfila no domingo, dia 6 de Março, portanto, daqui a 41 dias.

Ainda irei verificar a veracidade de todas essas informações amanhã e aí sim, poderei postar com mais clareza o ocorrido. Mas até lá, ficam os meus desejos de boa sorte à Escola, que tudo possa se resolver até o Carnaval e que o pessoal da Jovem possa nos proporcionar um belo espetáculo no Anhembí!!!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Carnaval 2002: "Independência ou Morte"

Voltemos ao ano de 2001...

Nem parece, mas lá se vão dez anos. No Carnaval daquele ano, a Unidos do Lavapés, a mais antiga das Escolas de Samba de Bragança Paulista, obteve a 3° colocação no desfile do Grupo Especial, com o enredo "No Jogo da Vida, Banco a Sorte Pra Valer", de autoria do carnavalesco Eduardo Rojo, que abordava os jogos.

Até aquele momento, a Escola era presidida por Mário Alves de Almeida Neto.

Em março, terminou o mandato de Mário e a Verde e Rosa passaria por eleições. Mas como o momento que a Escola vivia era complicado em termos finânceiros e estruturais, o único candidato à presidência era o proprietário do Jornal Gazeta Bragantina, o jornalista Paulo Alberti Filho. Assim como o seu antecessor, Paulo Alberti foi aclamado presidente, uma vez que não houve nenhuma outra candidatura.

A posse de Paulo Alberti, representava um novo fôlego para a comunidade do Lavapés. Mas o seu mandato começou de maneira conturbada. Logo de cara foi anunciada mudanças pesadas: de uma vez só saíram o carnavalesco Eduardo Rojo, Jorjão, segundo intérprete da Escola e o diretor de Harmonia, Aírton.

Desde a sua candidatura, Paulo Alberti pregava que a Unidos do Lavapés necessitava seguir os passos do Carnaval atual, uma vez que é por característica, uma Escola que segue a linha tradicional. Para isso, anunciou a contratação da grande promessa da campanha, o consagrado carnavalesco paulistano Raúl Diniz, na época fazendo enorme sucesso na Rosas de Ouro.

Com a chegada de Raúl, a euforia tomou conta da comunidade e a certeza de um grande desfile era total. Poucos dias após seu anunciou oficial, Diniz apresentou o enredo "Independência ou Morte", enredo controverso e polêmico que até hoje não foi muito bem entendido pela crítica.

Todo o projeto de Carnaval era fabuloso. Uma Escola grandiosa e muito luxuosa iria nascer nos barracões e aateliês da Verde e Rosa.

Porém, nem tudo são flores...

Em novembro daquele ano o primeiro "baque" atinge a Unidos do Lavapés, o presidente Paulo Alberti descobre um câncer na garganta e se afasta de Escola para realizar pesado tratamento em Havana, Cuba. Em seu lugar assume o vice-presidente, Nivaldo Caixa.

Em janeiro de 2002, a segunda notícia perturbadora, Raúl Diniz pede demissão e abandona o projeto do Carnaval em menos de 40% de sua realização.

Caixa, em um momento de desespero busca uma solução para tocar o projeto sem maiores despesas, uma vez que dinheiro ainda era algo raro pelos lados do Lavapés. Sem sucesso nas investidas sobre o carnavalesco Roberto Solene, grande sonho de Nivaldo para o momento, o presidente Paulo Alberti, mesmo a distância, mas ciente dos fatos ocorridos na Escola, toma uma decisão que pegou todos de surpresa. Em um e-mail enviado diretamente para a secretária da agremiação, Lílian Cortese, Paulo nomeava Marco Aurélio Lisa ex-carnavalesco da União do Lago na década de 90 e diretor do ateliê da Verde Rosa, juntamente com o garoto Sérgio Júnior (na época apenas Sérginho), de 14 anos como a nova dupla de carnavalescos da Unidos do Lavapés.

Nota: apesar de estar com 14 anos na época, eu vinha de dois anos consecutivos trabalhando como aderecista no barracão da Escola, acompanhando o carnavalesco Eduardo Rojo. Para 2002, vinha trabalhando juntamente com a equipe do Raúl Diniz na construção dos carros alegóricos e era um dos pousoc, pra não dizer o único que conhecia o projeto em sua totalidade.

A notícia caiu como uma bomba na comunidade. Apesar de conhecerem o trabalho de Marco Aurélio, o nome de Sérgio Júnior ainda era uma incógnita. Ninguem entendia o porque de Paulo Alberti o colocar como carnavalesco.

A resposta veio algum tempo depois com uma nota divulgada na Gazeta Bragantina, explicando os motivos que o levaram a fazer do menino Sérginho, carnavalesco de uma das mais importântes Escolas de Samba da cidade de Bragança Paulista.

Segue trecho da nota divulgada no dia 27 de janeiro de 2002, na página principal do jornal Gazeta Bragantina, pelo próprio Paulo Alberti Filho.

"...ao me ver em tal situação, entrei em contato com o Marco Aurélio Lisa. Por ter alguma experiência na elaboração de outros carnavais à frente da União do Lago, acreditei se tratar de uma pessoa com capacidade e talento para dar seqüência ao trabalho do Raúl. Para a minha surpresa, Marco Aurélio disse se sentir extremamente honrado pelo convite, mas só aceitaria com uma condição, que o Sérginho também fosse alçado à carnavalesco e ficasse responsável pelo barracão de alegorias, onde já vinha trabalhando com a equipe desde o final de outubro".

Após a dupla assumir o carnaval da Verde e Rosa, parte do projeto que ainda estava sendo iniciado, foi alterada para ganhar tempo e cortar gastos, principalmente no barracão. A falta de dinheiro foi tão grande em 2002, que as alegorias ficaram prontas somente na tarde do domingo de Carnaval, gerando muita preocupação na comunidade.

A Unidos do Lavapés seria a última Escola de Samba a desfilar no Carnaval de 2002, às 00:00 h. do Domingo, dia 10 de Fevereiro.

E para a alegria de toda a Nação Verde e Rosa, os temores haviam se transformado em esperança.

A Escola entrava na avenida com muito luxo desde a comissão de frente, onde 10 homens vinham fantasiados de Águia, o simbolo da agremiação. Em seguida, um enorme carro abre-alas dispontou na pista todo em Verde e Rosa e com outra águia bem à frente, mas dessa vez uma bem maior que a dos componentes da comissão de frente. O destaque central do abre-alas era o cabeleireiro Preto, que trajava uma deslumbrante fantasia em tons de preto, roxo e branco. Após a passagem do primeiro carro, seguiram alas em diversas tonalidades de verde até a chegada da ala das baianas, toda em branco com a tradicional faixa das costas em rosa. O branco dos vestidos das baianas contrastava lindamente com o lilás que predominava no segundo carro da agremiação, intitulado "Dependentes da Beleza", que abordava a industria dos cosméticos na busca do homem em sempre se tornar mais belo. À parti daí o rosa prevaleceu. As alas faziam harmoniosas combinações da tonalidade e explodiam no multicolorido do carro "Dependencia Química", onde o destaque era uma enorme escultura de caveira que se erguia do fundo da alegoria. O último setor do desfile da Lavapés abordava a vitória da vida. Celebrava a saúde e o lema mente sã em corpo são. Este setor foi banhado por fantasias em branco e prata. O último carro, intitulado "A Vitória da Vida", trazia uma escultura monumental de um anjo em meio a nuvens. A alegoria provocou um grande efeito e encerrou com chave de ouro o brilhante desfile da Verde e Rosa.

O que vinha sendo motivo de comemoração após a passagem da Escola, voltou a ser preocupação. A Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista (LIESB), anunciou que a Unidos do Lavapés seria penalizada por não cumprir com os prazos estipulados pela Liga para a entrega de seu material para os jurados. Assim, a agremiação foi avaliada sem o descritivo de seu enredo, alas e carros alegóricos.

Mesmo com o visual (alegorias e fantasias) garantindo 60 pontos, as notas baixas em enredo, bem como em mestre-sala e porta-bandeira, evolução e um inexplicável 8,5 em bateria, acabou culminando no inacreditável e inédito rebaixamento da Escola.

Sim, pela primeira vez, em 40 anos de existência a Unidos do Lavapés era rebaixada para o Grupo de Acesso.

Logo após o Carnaval, Nivaldo Caixa, principal responsável pelo não cumprimento do regulamento, foi demitido por Paulo Alberti. O mesmo era esperado pelos carnavalescos. Tanto Sérgio, quanto Marco Aurélio, esperavam a demissão. Mas tanto o presidente Paulo, quanto a comunidade, reconheceram o belo trabalho realizado pela dupla e aclamaram a permanência de ambos.

A missão deles porém não éra das mais fáceis: teriam de encarar pela primeira vez um Grupo de Acesso com a Unidos do Lavapés. Mas dessa vez, teriam a seu favor um bom planejamento e o benefício de poderem trabalhar o projeto desde o início de seu desenvolvimento.

O Carnaval de 2003 começou logo após a decepção de 2002, mais precisamente em março, mas isso já é história para um outro dia...

Recordar é Viver!!!

Já a algum tempo tenho a vontade de públicar por aqui algumas histórias que envolvem os meus trabalhos realizados no Carnaval de Bragança Paulista.

Após colher algumas imagens desses desfiles a até mesmo algumas fotos de "bastidores", resolvi que iniciamos hoje esse "Túnel do Tempo", com o relato do meu primeiro trabalho oficial como carnavalesco, no nem tão distante ano de 2002, quando juntamente com o meu amigo Marco Aurélio Lisa, assumimos um trabalho iniciado pelo grande carnavalesco Raúl Diniz, que simplesmente abandonou o barco antes de concluir o projeto.

Bom, chega de apresentações e vamos ao relato em sí!!!

Espero que gostem e que acompanhem essa série que "até o momento", tem 8 capítulos.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pesquisa é fundamental!!!

Hoje pela manhã, visitei o meu amigo Fábio Borges (foto), carnavalesco da Unidos de Vila Maria em seu super barracão.

Mais do que um bate papo com o companheiro de profissão, estava curioso para conferir o que muitos que passavam pelo barracão da Escola comentavam: o excepcional trabalho realizado nas alegorias da Vila.

É claro que não vou contar o que vi, até porque não conto o que está sendo preparado no meu barracão, mas garanto uma coisa, nunca vi a Unidos de Vila Maria com carros alegóricos neste porte. Uma minúcia no acabamento que chega a doer os olhos. Esculturas muitíssimo bem realizadas pela equipe de Parintins e a marca da Escola nos últimos carnavais, o gigantismo!!!

Ta vendo só, o Fábio até falou depois do Carnaval de 2010 que iria diminuir as alegorias da Vila Maria e eu cheguei a afirmar em um post mais antigo que não acreditava nisso. Acertei!!!

Mas o que me chamou atenção andando pelo enorme barracão da agremiação do Jardim Japão, não foi as alegorias, esculturas, acabamento, nem nada. Foi a riquíssima coleção de livros de arte que o Fábio tem em mãos para auxilia-lo na elaboração e construção desse desfile sobre o Teatro Amazonas.

Eu sempre fui apaixonado pela elaboração dos enredos, a fase onde mais nos valemos de livros para o amadurecimento e a concretização das idéias do tema que irão à partir daí, transformar-se no enredo. Possuo uma considerável coleção de livros de arte e história em minha casa, mas não vou mentir, fiquei morrendo de inveja dos livros que ví no escritório do Fabinho.

Havia um em especial que me deixou fascinado, era um fasciculo especial sobre a história do Teatro de Manaus. Todo ilustrado com fotos e ilustrações que mostram o requinte do lugar. Simplesmente maravilhoso!!!

Outros livros também merecem destaque, como uma coleção trazida pelo carnavalesco da França, onde estudou pintura de 1982 à 1985. Mas na minha modesta, porém sinssera opinião, nada se compara com o livro anteriormente citado.

Fato é que esse instrumento tão importante na vida das pessoas, é também o maior aliado de um artista do Carnaval. É dele que surgem as idéias para escrever o enredo e também as primeiras imagens do desfile. É claro que hoje em dia, com o auxílio da internet, muitos preferem a comodidade a procura por um bom livro, mas esse é um artifício que dispenso com todo o prazer. É óbvio que não pode-se dispensar totalmente a internet, mas os livros continuam sendo a minha fonte preferida de inspiração.

Saí do barracão da Unidos de Vila Maria feliz com o que ví. Digo isso tanto do ponto de vista estético da Escola (acredito que este ano vão parar de acusar o Fábio de não dar atenção ao acabamento das alegorias), quanto das fontes que serviram de inspiração para construir o belíssimo carnaval que a agremiação irá levar para o Anhembí, no próximo dia 5 de Fevereiro!!!

Faltam 44 dias para o Carnaval!!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

"Solta o bicho", Peruche!!!

Sim, meus amigos, a invasão dos cariocas no Carnaval Paulistano ganou ainda mais força esta semana com a bombástica notícia de que o intérprete Tinga, da Unidos de Vila Isabel, é o novo reforço no carro de som da Unidos do Peruche.

Para a Escola que tem a ingrata missão de abrir a primeira noite de desfiles do Grupo Especial, na sexta-feira, dia 4 de merço, isso pode ser um atrativo a mais no que diz respeito a sua imagem. É inegável que um reforço do calibre do Tinga, chama muita atenção, e isso para a Peruche pode ser algo interessante. Acredito inclusive ser esta a intenção do presidente da agremiação, Sr. Rodolpho Pricolli Filho, ao buscar o "garoto" no Rio de Janeiro. Mas será que essa contratação é de todo positiva???

Vamos analisar friamente todos os lados dessa história.

Bem, a princípio, foi anunciado que Tinga passa a frequêntar os ensaios da Unidos do Peruche, à partir dessa sexta-feira, 14 de Janeiro, e assim o fará até o Carnaval. Reparem bem, ensaiará apenas às sextas. Pois bem, a Escola ensaia também às quartas e domingo.

Toninho Penteado, Bernadete e companhia vêm fazendo um excepcional trabalho à frente do carro de som da agremiação. Ambos esperaram o seu momento após anos na "sombra" de intérpretes como Nilson Valentim, Eliana de Lima e Leandro Alegria, e bem no momento em que ganham a chance de suas vidas, a diretoria opta por "reforçar" o time com um intérprete do primeiro time do carnaval carioca.

Só esses fatores poderiam desencadiar um problema de relacionamento entre toda a equipe de canto facilmente.

Não estou dizendo que é isso o que vai acontecer, mas não há como negar que existem grandes chances de tal fato ser mais que possível. Uma vez que é normal o sentimento de desvalorização por parte de que quem vive o lado do atual time de intérpretes.

Já vivi algo semelhante no desenvolvimento de um Carnaval e afirmo que é uma situação pra lá de desagradável.

O que venho questionar aqui, é sobre a necessidade de algo assim acontecer nos dias de hoje no já consagrado e auto-suficiente Carnaval de São Paulo. Essa é uma pratica mais do que comum entre Escolas de Samba do interior, onde intérpretes do carnaval paulistano ou até mesmo carioca são contratados a peso de ouro só para gravarem uma faicha no CD dos sambas enredo dessas cidades. Sempre condenei essa prática. Sou criado no Carnaval de Bragança Paulista, onde atuei por vários anos e presenciei essa prática em muitas Escolas. Considero isso uma falta de respeito para com os profissionais que se dedicam a uma agremiação durante anos e que de uma hora pra outra, sem a menor explicação são preteridos por nomes consagrados e que não acrescentam em nada para essas Escolas.

Reafirmo, não estou dizendo que essa é a situação da Unidos do Peruche, mas é de fato algo desagradável.

Mas se por outro lado, Tinga chegar, criar uma rápida identificação com os componentes, se entrosar com a bateria e a ala musical e ainda agregar o time de intérpretes coma consciência de que Toninho Penteado é a vóz oficial da Unidos do Peruche, não tenho dúvidas de que a simpática Escola de Samba do "Seu Carlão", fez um excelente negócio.

Agora é esperar pra ver e ouvir!!!

Venda de ingressos para o Carnaval de São Paulo 2011, novamente é adiada

A retomada das vendas dos ingressos para o Carnaval de São Paulo, prevista para hoje foi novamente adiada.

As vendas que já haviam sido suspensas após seu início, no dia 10 de Janeiro, e inicalmente previstar para recomeçarem hoje, foram novamente "empurradas" para uma nova data.

Segundo a empresa responsável pela comercialização dos bilhetes, a Ingresso Fácil, divulgou em seu site, que a venda via telefone e internet, está marcada para iniciar-se no dia 18 de Janeiro. Já nos postos de venda, o início está previsto para Fevereiro.

Lembrando que somente nas bilheterias do Anhembí (foto), serão vendidas às meia-entradas, para estudantes, professores da rede pública estadual, aposentados e idosos com 60 anos ou mais.

Fiquem ligados em possíveis novas mudanças: www.ingressofacil.com.br

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Rio que queremos!!!

Como lindamente anuncia o samba do Salgueiro para o Carnaval 2011, o Rio de Janeiro é uma verdadeira obra de arte: "O cenário é perfeito, de braços abertos, sobre a Guanabara, o filme mostrou, maravilhosa chanchada, sob a direção do Redentor".

Pois é, mas o que estamos vendo na Cidade Maravilhosa nos últimos dias são cenas de um verdadeiro filme de terror.

As chuvas vêm castigando as cidades serranas do Rio, como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Itaipava, entre outras. Uma tragédia de proporções inimagináveis. Centenas de mortes e milhares de pessoas desabrigadas.

Hoje, governo do Estado do Rio de Janeiro e governo Federal, se reuniram e começam a trabalhar em um plano de ação para que tal tragédia não mais se repita. De fato, é uma tragédia anunciada, mas não vou entrar nesse assunto mais uma vez.

O que quero deixar registrado aqui é o meu apoio e minha solidariedade a essas pessoas que perderam tudo e que ainda não sabem como seguirão suas vida de agora em diante. Essas pessoas, aparentemente fragilizadas após tamanha catastrofe, carregam com sigo o sentimento de revolta, de inconformismo e até mesmo de ódio. Isso é natural após ver o que levamos anos para construir, ser destruído em questão de minutos. Mas o que me deixa a cada dia mais encantado com o ser humano, é o seu poder de recuperação e de amor ao próximo. Veja as amóstras mais claras que tivemos nesses dias: pessoas perdem tudo, mas não deixam de trabalhar para ajudar os parentes, amigos e até mesmo desconhecidos que estão desabrigados, feridos ou até mesmo em situação de risco extremo de vida. Pessoas se deslocam em meio a enchentes e fortes correntesas para salvar pessoas literalmente "ilhadas" em escombros e no alto de suas casas, desesperada por ajuda. Pessoas perderam famíliares e mesmo assim, tiram forças do mais profundo de sua alma, para prestar socorro a quem ainda pode ter a sorte ao seu lado.

Quer provas maior de que o Amor ainda reina no coração dos homens???

Pois é. Graças a DEUS, eu nunca me vi em uma situação sequer parecida com essa. Espero nunca viver, mas tenho certeza absoluta de que não teria metade dessa força que essas pessoas estão demonstrando ter diante dos fatos que insistem em se susseder.

Rezo e pesso a DEUS que proteja essas pessoas e que não haja mais vitimas dessa tragédia causada pelas chuvas.

Quero muito em breve, voltar a ver o carioca da maneira que tanto nos acostumamos a vê-los ao longo dos anos: alegre, festeiro e sempre com o sorriso no rosto, ilustrando assim, a imagem de POVO FELIZ que ganhou do resto do Mundo, que canta, encanta e se encanta com as belezas do nosso querido e belo RIO DE JANEIRO.

Força meus amigos!!!

Magos do Tempo

E o sofrimento continua...

Após uma semana de fortes chuvas e de várias enchentes na cidade de São Paulo, cá estamos mais uma vez contabilizando os prejuizos e recorrendo aos centros de meteorologia, e aos "magos das previsões do tempo".

Nos últimos anos, as previsões feitas pelos grandes centros de meteorologia do Brasil, tem cravado em suas previsões, o que muito tem me auxiliado, bem como a muitos amigos em trabalhos com Carnaval, uma vez que sempre somos reféns das vontades da Natureza.

Foi assim em 2004, último ano em que tivemos chuva no dia do desfile, em 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, anos em que tivemos chuvas durante a preparação para os desfiles, mas não no dia do grande Espetáculo. Para todos esses anos, consultei vários sites que oferecem esse serviço e me previni contra esse grande problema na vida dos carnavalescos. Particularmente não tenho do que reclamar, pois todas as previsões se confirmaram e desde então, pude trabalhar com mais tranqüilidade em relação a materiais, tecidos, etc.

Preocupado com o que vem acontecendo não só aqui em São Paulo, mas como em todo o Brasil, comecei ontem a noite as pesquisas, buscando uma estimativa do que teremos de enfrentar até o Carnaval, que tem início no dia 4 de Março. Bom, a princípio, às notícias não são animadoras, pois teremos pelo menos mais duas semanas com a companhia da chuva (algo já esperado). A boa notícia, é que à partir do dia 3 de Fevereiro, o tempo começa a melhorar. Nisso, já estaremos a menos de um mês para o Carnaval.

Por experiência, acredito que durante o mês de Fevereiro, continuaremos a ter pancadas de chuva durante alguns dias, mas obviamente, nada que se compare com o que vivemos nos primeiros dias do ano.

Para que possamos nos orientar melhor e não sermos pegos de surpresa, à partir de hoje, há um mapa meteorológico da cidade de São Paulo, presente na barra de opções do blog. Este mapa, é fruto de uma parceria com o Clima Tempo, que oferece gratuitamente esta ferramenta a sites e blogs.

Vamos nos preparar e seguir com nossos afazeres, e torcer para que em breve tenhamos dias de Sol e de alegria para compensar as tristezas desse início de 2011.

Faltam 49 dias para o Carnaval!!!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nem a Império escapou!!!

Eh, meus amigos...

Agora no final da tarde e início da noite, uma surpresa pra lá de desagradável no barracão da Império de Casa Verde: a água acumulada em toda a extensão da Marginal do Rio Tietê (e olha que ele ainda nem transbordou), atingiram em cheio a rua Brazelisa Alves de Carvalho, onde a Azul e Branco tem o seu "Hangar" de alegorias, e também boa parte da Avenida Casa Verde.

O resultado, aproximadamente um metro de água nas ruas.

Desde que estou no Carnaval, peguei muita enchente em barracão, mas naquele pedaço da cidade, confesso que é algo inédito para mim!!!

Ano passado, na Imperador do Ipiranga, sofri muito com esses alagamentos, por isso posso dizer que estou "vascinado" contra isso. Mas que é algo chocante quando presenciado, isso é.

Detalhe: não levou mais de 10 minutos para que a água subisse, o que deixou tudo ainda mais complicado.

Após o ocorrido, ainda quando limpavamos a lama que ganhou as calçadas da rua Brazelisa, recebi a ligação de um amigo carnavalesco que está com um ateliê bem próximo, perguntando se a água havia subido no ponto onde estamos com o barracão. Ao acenar positivamente, ele me disse que teve muitos prejuizos em seu espaço de trabalho, pois água havia subido mais de um metro.

Outro amigo, dessa vez da Gaviões da Fiel, disse que um corrego proveniente da Favela do Gato transbordou e que a água chegava perto do barracão.

Pois é, em um dia que amanhecemos com a notícia de que o barracão da Pérola Negra foi novamente invadido pelas águas da forte chuva da madrugada passada, iremos dormir com a preocupação de que não sejamos nós, as próximas vítimas de enchentes e alagamentos.

No Hangar de alegorias "Chico Ronda", da Império de Casa Verde, não houve prejuizo. Somente a sujeira a ser limpada agora durante a noite. Mas o fato de termos de conviver de agora em dante com mais este problema, nos faz ficar como muitas outras agremiações carnavalescas, preocupados com o dia de amanhã. Ou melhor, com o que encontraremos na manhã do dia seguinte ao abrirmos o barracão, após uma noite de chuva.

Faltam 51 dias para o Carnaval.

Tragédia anunciada!!!

E novamente se repete a máxima de 2009 e 2010...

Com as fortes chuvas que cairam sobre São Paulo no final da tarde e durante toda a madrugada de ontem, novamente o barracão de alegorias da Pérola Negra, que fica sob um viaduto na Vila Leopoldina, na Zona Oeste da cidade, sofreu grandes prejuizos.

A Escola da Vila Madalena viveu situação semelhante nos últimos dois anos. E apesar de ser uma tragédia anunciada, a dificuldade em se conseguir um novo galpão para a construção dos carros alegóricos é o que acaba por tornar essa situação repetitiva.

Diferente do ocorrido no último ano, nem todas as alegorias da Escola estavam no viaduto, uma vez que os carros e esculturas prontas, estão em um barracão localizado na Avenida Anhanguera, onde não há sinais de alagamento.

Segundo alguns amigos que trabalham no Pérola, a agremiação tentou junto ao poder público conseguir um novo barracão para este ano, mas todas as opções apresentadas pela entidade foram negadas pela prefeitura. Locais como o barracão da Nenê de Vila Matilde, que possui um espaço amplo desocupado e até mesmo o terreno onde se instalará a Fabrica dos Sonhos foram pretendidos, mas houve uma recusa em ceder esses locais.

Outras Escolas vivem situação parecida com a do Pérola Negra, pois muitas são as agremiações que têm seus barracões em baixo de viadutos na cidade. No final de semana passado, a Mocidade Alegre teve parte de seu barracão invadido pelas águas da chuva. Isso porque estamos falando de uma Escola tida como grande e que dos últimos 5 campeonatos, chegou a vitória em 2 oportunidades.

A Fábrica dos Sonhos, segundo informações da própria Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, estará pronto para o Carnaval de 2013. Assim, ainda teremos um Carnaval com esse problema de alagamentos e perdas devido às chuvas do mês de Janeiro.

Que o bom sensso possa reinar sobre as pessoas que administram a cidade de São Paulo, e que passem a olhar as Escolas de Samba com mais carinho, não deixando assim que essas tragédias tão anunciadas, se repitam ano, após ano!!!

Toda a sorte do Mundo pra comunidade da Vila Madalena!!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Começa a venda de ingressos para o carnaval 2011 de São Paulo

Começou a tão esperada venda de ingressos para o carnaval de São Paulo!!!

Inicialmente, só a empresa Ingresso Fácil é que está comercializando as entradas. Logo mais, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, também estará realizando as vendas.

Bom, aparentemente, a Ingresso Fácil, está mais organizada e deve realizar as vendas com mais tranqüilidade do que no ano passado, quando muitas pessoas comentaram comigo a dificuldade em se obter essas entradas. Pelo que pude ver no site dessa empresa, os preços praticamente não tiveram reajustes, o que torna o evento o mais popular possível, o que é muito bom!!!

Para quem pretende curtir a Folia em terra paulistana, corra e garanta o seu ingresso, pois com o crescimento atenuado do Carnaval de São Paulo, aliado ao ótimo samba que aqui se faz, tenho certeza que essas entradas não irão durar muito tempo!!!

Pra quem prefere comprar pela internet: www.ingressofacil.com.br

Pra quem é da capital e pretende comprar por aqui mesmo, fique ligado nos sites da Liga Independente das Escolas de Samba e da Super Liga: www.ligasp.com.br e www.superligacarnaval.com.br

Divirtam-se!!!

Vinhetas Carnaval Globeleza 2011

Na noite de ontem, tivemos a exibição do Programa Especial com a apresentação das vinhetas de todas as Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo, na Rede Globo.

Assim como aconteceu em 2010, este programa marca a data em que a emissora passa a exibi-las em meio a sua programação, além de representar o chamado "pontapé" inicial no Carnaval Globeleza.

Certo, mas o que venho publicar aqui, não diz respeito somente a essa iniciativa da "Vênus Platinada", mas sim, expressar o minha profunda decepção com a qualidade das vinhetas e com o péssimo audio apresentado nas mesmas.

O programa exibiu as Escolas já na ordem dos desfiles dos próximos dias 3 e 4 de Março. Portanto, tivemos Unidos do Peruche, Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi, Rosas de Ouro, Mancha Verde, Vai-Vai e Pérola Negra, como as agremiações que desfilarão na sexta-feira. Pois bem, salvaram-se nas gravações, Rosas e Vai-Vai. Peruche não foi tão ruim, mas não me caiu bem alguns momentos da interpretação do samba. Agora, o que foi aquilo na apresentação da Mancha Verde? O bom intérprete Vaguinho conseguiu desafinar o samba inteiro!!! Não gosto nem de lembrar.

Já nas escolas de sábado o prejuizo "auditivo" foi um pouco menor. Mas nada que contribuísse para elevar o nível da obra em um todo. Nenê de Vila Matilde, Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Mária, X-9 paulistana, Gaviões da Fiel e Império de Casa Verde, parecem ter percebido o problema na gravação das sete primeiras (a gravação foi feita exatamente na mesma ordem) e tentaram colocar a casa em ordem. A maioria até conseguiu, mas Águia de Ouro, Vila Mária e Gaviões da Fiel, acabaram por apresentar erros semelhantes em termos de afinação, andamento e tom. Destaco as brilhantes gravações de Nenê de Vila Matilde, com direito a um novo show do veterano Royce do Cavaco e da X-9 Paulistana, que contou com uma apresentação inspiradíssima da bateria de méstre Augusto e de uma condução como sempre excepcional de Zé Paulo Sierra.

O fato de ser uma gravação ao vivo, é no intuito de passar mais emoção e criar um clima especial de avenida, segundo a própria Rede Globo. Mas ao meu ver, é algo que já não deu certo em 2010 e que se mostra novamente equivocada para 2011. Não estou defendendo os "play-backs", mas é notório que estamos ainda em uma época onde os intérpretes das agremiações ainda buscam o melhor entrosamento com seu grupo de apoio e o time de cordas. Sendo assim, falhas são mais do que aceitáveis. Só que, essas falhas em Rede Nacional, podem soar mal ao ouvido dos leigos, gerando assim comentários maldosos e um clima de mau-estar entre as agremiações.

Uma boa sugestão para 2012, seria a gravação com o visual utilizado nos últimos dois anos, mas com as gravações dos respectivos CD's. Assim como fazem Liga e Super Liga em seus DVD's.

Aliás, as duas entidades produziram tanto em 2010, quanto em 2011 clipes infinitamente superiores aos da Rede Globo.

Cabe a produção do Carnaval Globeleza, a humildade para reconhecer as deficiências em seu trabalho tanto no pré-Carnaval, quanto na cobertura dos desfiles das Escolas de Samba no Anhembí, e procurar quem realmente entende e leva a sério a arte de fazer Carnaval.

É nessas horas que me da saudade da saudosa Manchete!!!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Até que ponto é valido o Gigantismo?

A pouco menos de 60 dias para o Carnaval, já se pode ver nos barracões das Escolas de Samba de São Paulo, com grande clareza o que será o espetáculo que as agremiações estão preparando para a grande festa que tem início no dia 4 de Março.

A marca do carnaval paulistano dos últimos anos e que virou tendência após a vitória da Império de Casa Verde em 2005, que é o gigantismo das alegorias, parece mais uma vez ser o grande diferêncial na busca pelo título em 2011.

Escolas que já vem se caracterizando por esse estílo, resolvem mante-lo, embora afirmem que o tamanho de seus carros alegóricos tenha diminuido do ano passado, para cá.

As maiores alegorias do desfile de 2010, sem a menor dúvida, foram as da Unidos de Vila Mária (foto), que apresentou carros monumentais e com esculturas de proporções impressionantes. Lembro de ter conversado pelo menos umas cinco vezes com o carnavalesco da Vila, Fábio Borges na reta de preparação para o carnaval que passou, e ele sempre frisava que essa éra uma caracteristica da agremiação, e que ele teve de se adaptar a ela. Tanto é, que no dia 12 de Fevereiro, data do desfile da Escola da Zona Norte, eu estava na concentração durante todo o dia e vi o sacrifício e a dificuldade para se montar o abre-alas da Vila Mária. Para se ter uma idéia do árduo trabalho que foi, as asas do dragão deste carro, levaram pelo menos duas horas para serem colocadas.

E conversando novamente com o Fábio, pouco antes do desfile da primeira Escola, ele me disse "Ano que vem isso vai mudar", referindo-se a uma possível diminuição no tamanho de seus carros alegóricos.

Fato é, que depois que a caçula do Carnaval paulistano, a Império de Casa Verde obteve um bi-campeonato com apenas quatro anos de Grupo Especial, apresentando alegorias monumentais, quase todos os carnavalescos (raras são as excessões), passaram a acreditar na vitória somente pelo artifício do "Gigantismo". Mas o que muitas vezes não é lembrado, é nos problemas que isso pode trazer. Não digo só pelo fato da dificuldade na montagem, mas também pelo altíssimo custo que se tem para a construção dessas verdadeiras monstruosidades.

É claro que uma alegoria gigantesca na avenida fica lindo. Não há como negar. Mas será mesmo que todas as agremiações de São Paulo, e até mesmo as do Rio de Janeiro, tem condições finânceiras para arcar com essa despesa?

Estou sabendo que para 2011, escolas como Unidos do Peruche, Tom Maior e até mesmo a Nenê de Vila Matilde, estão preparando alegorias enormes. Isso sem contar a Império de Casa Verde e a própria Unidos de Vila Mária, que mesmo tendo diminuido o tamanho de seus carros, continua tendo alguns dos maiores de nosso Carnaval.

Faz parte do espetáculo? Sim, é claro! Mas vamos ver depois do Carnaval, se todo esse esforço e essa verdadeira "facada" no bolso das agremiações valeu um título ou a permanência de algumas delas na elite do Samba Paulistano.

sábado, 8 de janeiro de 2011

A Vóz do Samba Paulistano

Somente esta semana consegui ter em mãos o tão aguardado Kit do Carnaval de São Paulo, da Liga Independente das Escolas de Samba.

Fui parar mesmo para ouvir os sambas enredo, esta madrugada. Ouvi o todo o CD e devo reconhecer a qualidade do produto oferecido pela LIGA.

Ótimos sambas e grandes interepretações!!!

Agora, um intérprete em especial me chamou a atenção em meio aos 15 sambas enredo apresentados no Kit. Ele é o grande méstre Royce do Cavaco!!!

Royce é reconhecidamente um dos grandes cantores da história do Carnaval de São Paulo. Sua história está ligada a grandes Escolas, como Rosas de Ouro, X-9 Paulistana, Tom Maior e desde 2007, empresta seu talento à Nenê de Vila Matilde.

O grande Royce, já passou por maus momentos, como em 2005. Mas superou tudo e nunca deixou de soltar sua belíssima vóz nos desfiles das Escolas de Samba!!!

Mas bem, o que me fez escrever esse post em homenagem a este intérprete e a sua emocionante interepretação do hino da Azul e Branco da Vila Matile no CD de 2011. Sem dúvida nenhuma, a melhor performance entre todos os puxadores no álbum. O Enredo. "Salis Sapientiae - Uma História do Mundo", rendeu um belo samba enredo. Mas nada que se compare a magistral interepretação de Royce!!!

Em um Carnaval que certamente será de muita emoção para a Nação Matildense (é o primeiro desfile da Escola sem a presenção de 'Seu' Nenê), a vóz de Royce do Cavaco é apenas mais um ingrediente que a Nenê de Vila Matilde vai acrescentar a sua mistura na busca de um grandioso Carnaval e na esperança de muito em breve, voltar a ocupar o seu devido lugar!!!

Um Salve para toda a comunidade da Vila Matilde!!!

Carnaval de São Paulo já tem sua Corte definida

Foi eleita na noite da última sexta-feira (7), durante evento no Palácio das Convenções do Anhembí, a Corte do Carnaval Paulistano de 2011.

Entre várias candidatas a rainha, a vencedora foi a simpática e sorridente, Luana Campos, representante da Escola de Samba Arco-Íris. Para o posto de Primeira e Segunda Princesa do Carnaval, foram escolhidas, Elaine de Abreu, da Sociedade Rosas de Ouro e Cláudia Elaine Moraes, da Mocidade Alegre, respectivamente.

O Rei Momo escolhido foi Henrique de Moura Junior, o popular "Tonelada", também da atual campeã do Carnaval paulistano, a Rosas de Ouro.

Juntaram-se a corte, ainda, Méstre Gabi, do Camisa Verde e Branco a Malú, da Mocidade Algre, escolhidos como Cidadãos do Samba, no último dia 2 de Dezembro, dia Nacional do Samba, por meio dos Embaixadores do Samba da UESP.

A Corte tem a função de representar a Folia na cidade de São Paulo, não restringindo suas aparições, somente durante os 4 dias de desfiles no Sambódromo do Anhembi, mas sim em todos os eventos carnavalescos da cidade, como os populares carnavais de bairro.

Bom, vou dar apenas uma opinião sobre o evento e os vencedores, deixando bem claro que aqui, expresso a minha opinião, não desmerecendo em momento algum, os que foram eleitos na noite de ontem.

Quanto ao evento, não tenho do que reclamar. Muito bem organizado e sem maiores problemas como atraso, tumulto, confusões, etc.

Já quanto ao resultado, eu particularmente tinha outras preferências. O Rei Momo, o nosso querido Tonelada, representa bem aquilo que esperamos de um Rei da Folia. Este sim, muito bem escolhido. Já as meninas, ficaram alguns porens...

Veja bem, a Luana, Rainha do carnaval, é linda, simpática e tem muito carisma. Uma verdadeira rainha. Mas não sei se já era hora de ser agraciada com o posto máximo na Corte paulistana. As princesas, por sua vez, apesar de um bom samba no pé, tenho a impressão de só terem sido escolhidas por representarem as "queridinhas", Rosas de Ouro e Mocidade Alegre. Novamente, deixo bem claro que não tenho nada contra as escolhidas!!!

Só pra finalizar, em uma disputa onde contamos com a participação das maravilhosas Monalisa Marques (Unidos de Vila Maria), Mara Kelly (Flor de Liz), Lyllian Bragança (Vai-Vai) e Érika Pereira (Nenê de Vila Matilde), você sair vendo Luana, Elaine e Cláudia coroadas, é no mínimo frustrante...

Mas enfim, como sambista e homem do Carnaval, desejo sorte e muito sucesso a Corte do Carnaval Paulistano de 2011!!!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Começa a temporada de Ensaios Técnicos!

Está chegando a hora!!!

Pra quem é do Mundo do Samba, o momento mais esperado dos meses que antecedem o Desfile das Escolas de Samba são os Ensaios Técnicos.

Só de você estar no "Sólo Sagrado" do Sambódromo do Anhembi, já da pra sentir uma emoção toda especial, que só a proximidade do Carnaval pode despertar!!!

E realmente é isso que faz destes eventos tão especiais, essa senssação de proximidade, de que está chegando o momento tão esperado. Isso é único!!!

No próximo final de semana, começam os Ensaios Técnicos. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e a Super Liga das Escolas de Samba de São Paulo ,divulgaram ainda na última semana de 2010, o calendário com as datas e horários em que as agremiações filiadas a estas entidades estarão realizando seus ensaios.

Confira quando a sua Escola Samba ensaia e participe dessa grande festa!!!


Sábado 8/1/2011 - 19:00 - Rosas de Ouro - Geral 1

Sábado 22/1/2011 - 18:00 - Torcida Jovem - Geral 1
Sábado 22/1/2011 - 20:00 - Nenê de Vila Matilde - Geral 1
Sábado 22/1/2011 - 21:00 - Camisa Verde e Branco - Geral 1
Sábado 22/1/2011 - 22:00 - Vai-Vai - Geral 1

Sábado 29/1/2011 - 19:00 - Morro da Casa Verde - Geral 1
Sábado 29/1/2011 - 20:00 -Mocidade Algre - Geral 1
Sábado 29/1/2011 - 21:00 - Unidos de Vila Maria - Geral 1
Sábado 29/1/2011 - 22:00 - Unidos do Peruche - Geral 1

Domingo 30/1/2011 - 19:00 - Império de Casa Verde - Geral 1
Domingo 30/1/2011 - 20:00 - Acadêmicos do Tucuruvi - Geral 1
Domingo 30/1/2011 - 21:00 - Tom Maior - Geral 1
Domingo 30/1/2011 - 22:00 - Gaviões da Fiel - Geral 1

Segunda 31/1/2011 - 21:00 - Rosas de Ouro - Geral 2

Sábado 5/2/2011 - 19:00 - Uirapurú da Mooca - Geral 1
Sábado 5/2/2011 - 20:00 - Pérola Negra - Geral 1
Sábado 5/2/2011 - 21:00 - X-9 Paulistana - Geral 1
Sábado 5/2/2011 - 22:00 - Nenê de Vila Matilde - Geral 2

Sexta 11/2/2011 - 22:00 - Dragões da Real - Geral 1
Sexta 11/2/2011 - 23:00 - Vai-Vai - Geral 2

Sábado 12/2/2011 - 17:00 - Morro da Casa Verde - Geral 2
Sábado 12/2/2011 - 18:00 - Águia de Ouro - Geral 1
Sábado 12/2/2011 - 19:00 - Leandro de Itaquera - Geral 1
Sábado 12/2/2011 - 20:00 - Mocidade Alegre - Geral 2
Sábado 12/2/2011 - 21:00 - Unidos de Vila Maria - Geral 2
Sábado 12/2/2011 - 22:00 - Camisa Verde e Branco - Geral 2
Sábado 12/2/2011 - 23:00 - Unidos do Peruche - Geral 2
Sábado 12/2/2011 - 00:00 - Gaviões da Fiel - Geral 2

Domingo 13/2/2011 - 18:00 - Acadêmicos do Tucuruvi - Geral 2
Domingo 13/2/2011 - 19:00 - Mancha Verde - Geral 1
Domingo 13/2/2011 - 20:00 - Império de Casa Verde - Geral 2
Domingo 13/2/2011 - 21:00 - Tom Maior - Geral 2

Quinta 17/2/2011 - 20:00 - X-9 Paulistana - Geral 2

Sábado 19/2/2011 - 17:00 - Morro da Casa Verde - Geral 2
Sábado 19/2/2011 - 18:00 - Torcida Jovem - Geral 2
Sábado 19/2/2011 - 19:00 - leandro de Itaquera - Geral 2
Sábado 19/2/2011 - 20:00 - Nenê de Vila Matilde - Geral 3
Sábado 19/2/2011 - 21:00 - Águia de Ouro - Geral 2
Sábado 19/2/2011 - 22:00 - Imperador do Ipiranga - Geral 1
Sábado 19/2/2011 - 23:00 - Gaviões da Fiel - Geral 3
Sábado 19/2/2011 - 00:00 - Pérola Negra - Geral 2

Domingo 20/2/2011 - 18:00 - Acadêmicos do Tatuapé - Geral 1
Domingo 20/2/2011 - 19:00 - Acadêmicos do Tucuruvi - Geral 3
Domingo 20/2/2011 - 20:00 - Império de Casa Verde - Geral 3

Sexta 25/2/2011 - 21:00 - Águia de Ouro - Geral 3
Sexta 25/2/2011 - 23:00 - Dragões da Real - Geral 2

Sábado 26/2/2011 - 17:00 - Leandro de Itaquera - Geral 3
Sábado 26/2/2011 - 18:00 - Rosas de Ouro - Geral 3
Sábado 26/2/2011 - 19:00 - Mocidade Alegre - Geral 3
Sábado 26/2/2011 - 20:00 -Unidos de Vila Maria - Geral 3
Sábado 26/2/2011 - 21:00 - X-9 Paulistana - Geral 3
Sábado 26/2/2011 - 22:00 - Vai-Vai - Geral 3
Sábado 26/2/2011 - 23:00 - Unidos do Peruche - Geral 3
Sábado 26/2/2011 - 00:00 - Camisa Verde e Branco - Geral 3

Domingo 27/2/2011 - 17:00 - Acadêmicos do Tatuapé - Geral 2
Domingo 27/2/2011 - 19:00 - Mancha Verde - Geral 2
Domingo 27/2/2011 - 20:00 - Tom Maior - Geral 3

Quanto custa fazer Carnaval?

Hoje de manhã, precisei ir até a famosa 25 de Março em busca de alguns materiais que sempre costumei comprar nesta época do ano, voltados para o acabamento de alegorias e fantasias.

Até aí, tudo bem, nada fora do comum, mas ao chegar em uma das mais tradicionais lojas de artigos carnavalescos do eixo Rio-São Paulo, pude fazer uma constatação nada agradável aos bolsos de quem faz Carnaval: a alta nos preços desses artigos.

Geralmente, as grandes Escolas de Samba têm seus almoxarifados recheados com plumas, tecidos e pedrarias, desde a metade do ano, mas sempre há a necessidade de alguma compra de última hora. E é exatamente nesse momento que as agremiações e seus compradores sentem no bolso a valorização desses produtos nesta reta final para quem prepara o espetáculo. Um bom exemplo para ilustrar essa super-valorização, é a minha compra de hoje. Na mesma época do ano passado, nessa mesma loja, comprei pedras diversas, aviamentos e alguns tecidos, por R$ 200,00. Práticamente a mesma compra, um ano depois, não saiu por menos de R$ 325,00. E olha que eu nem cheguei perto de plumas, heim! Os artigos mais procurados do Mundo Carnavalesco, sofrem uma inflação de quase 100% nos dias que antecedem o Desfile das Escolas de Samba.

Essa é uma cruel, porém clara realidade. Estabelecimentos como Palácio das Plumas, Armarinho's Serafin, Colore Pedrarias e Aviamentos, entre outras, têm a sua maior fonte de renda nesta época do ano e as Escolas de Samba, como suas principais clientes.

Me lembro que no Carnaval de 2009, que fora intitulado como o "Carnaval da Crise", devido a crise finânceira internacional que assolava o Brasil e o Mundo na época, muitas agremiações se viram forçadas a abandonar grande parte dos materiais que haviam comprado na China, no Porto de Santos, já que com a alta do dollar, as mercadorias praticamente dobraram de preço já a caminho do Ocidente. Naquele Carnaval, os carnavalescos tiveram de fazer um grande exercício de criatividade na elaboração e desenvolvimento dos desfiles, se valendo de materiais baratos e de grande efeito, como garrafas plásticas, galões, fitas metalóide, etc.

Não estou dizendo que o caminho de 2011 será esse, mas que certamente algumas Escolas irão exercitar a criatividade mais uma vez, isso é claro.

É algo interessante, mas vale à pena salientar: os carnavalescos sempre sonham em trabalhar em uma grande agremiação, com uma condição finânceira privilegiada, onde ele possa esbanjar no luxo, utilizando muitas plumas, veludo, bordados, e tudo aquilo que é indispensável para o Carnaval. Mas enquanto este artista está as voltas com Escolas ditas "menores" e às vezes até taxadas de "pobres", ele consegue tirar "leite de pedra", conseguindo com um orçamento muito, mas muito mais curto, confeccionar um desfile de grande plásticidade e com um ótimo apelo visual.

A grande sacada do carnavalesco, é saber transformar o que tem em mãos em beleza visual. Não importa se o que temos, são retalhos, plástico, metais e sucata. O brilho do Carnaval está em saber transformar o lixo em luxo.

É obvio que trabalhar com dinheiro é muito mais tranqüilo. Mas você poder utilizar da "arte da transformação", e ver algo até então frio e sem vida, transformar-se em peças cheias de brilho, luz e cor, certamente lhe dará um prazer ainda maior!

Afinal, é Carnaval!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Chove, chuva...

Mal começamos o primeiro mês de 2011 e uma velha conhecida já da as caras: a chuva!!!

É nesta época do ano que ela cai com maior intensidade e também com maior constância.

Mas o que tem a ver os dias chuvosos de janeiro com o tema do blog? Eu respondo: tudo!!!

Pois bem, em janeiro, as atividades voltadas ao Carnaval correm a todo o vapor. As Escolas de Samba estão na maior ancia por adiantar o máximo possível os seus trabalhos afim de apresentar ao público e aos jurados um belíssimo desfiles. Mas como em São Paulo nem tudo são flores, as "pobres" agremiações são as que mais sofrem com as águas. Na Terra da Garoa, não existe um complexo como a Cidade do Samba, do Rio de Janeiro, e com isso, cada Escola tem de procurar um local que se adeque a sua estrutura e a sua proposta de trabalho e transforma-lo em seu barracão. Acontece, que em muitos casos a dificuldade em se encontrar esse local é gigantesca. Quando os proprietários descobrem que o aluguel é para um Escola de Samba, praticamente dobram o valor achando que essas entidades "nadam" em dinheiro. Assim, resta a algumas agremiações a ingrata e árdua missão de fazer carnaval em baixo de pontes e viadutos espalhados pelos quatro cantos da cidade de São Paulo.

Nesta época de fortes chuvas e constantes enchentes, às que se "abrigam" embaixo de viadutos são as que mais sofrem. Em janeiro de 2010, por exemplo, Pérola Negra e Imperador do Ipiranga, que produziam seus carnavais em viadutos, perderam muito material após uma enchente. No caso da Imperador, que eu particularmente conheço muito bem, a mesma se encontrava em baixo do viaduto Grande São Paulo, ao lado do rio Tamanduateí. Pois bem, o rio transbordou e inundou o local. Esculturas, adereços e ferramentas de trabalho foram perdidas em meio a fúria das águas. Me lembro perfeitamente da imagem da escultura de um elefante, colocada na quarta alegoria da Escola, ter saído em meio as águas da enchente.

É meus amigos, esse é um problema gravíssimo que o Carnaval de São Paulo sofre. E a tendência, pelo menos nesses primeiros dias de janeiro é de que a máxima se repita. Afinal, estamos no dia 4 e a chuva tem sido insistente.

Mais do que um apelo aos orgãos públicos, faço aqui uma súplica, para que se tenha respeito com as Escolas de Samba e os seus profissionais. Carnaval, diferentemente do que muitos pensam, não acontece só em fevereiro, mas sim, durante o ano todo. Por isso, as condições para o trabalho devem existir.

Espero que realmente a tão falada "Fabrica de Sonhos", a versão paulistana da Cidade do Samba, saia do papel e passe à partir de 2013 a abrigar aquelas que fazem sem sombra de dúvidas, o Maior Espetáculo da Terra!!!



domingo, 2 de janeiro de 2011

Ateliê Sérgio Júnior


Aviso aos amigos, colaboradores e clientes: o Ateliê retoma suas tividades na próxima terça-feira, dia 04 de Janeiro.

À partir de agora, estaremos trabalhando forte rumo ao carnaval 2011!!!

Equipe Ateliê Sérgio Júnior;

Reconhecimento e Carinho

Eis que começamos o ano de 2011!!!

E como sempre, ao inicar um novo ano, desejamos que ele seja repleto de realizações pessoais e profissionais. Mas também almejamos ao longo desses 12 meses que estão por vir, o reconhecimento por nosso trabalho.

E foi exatamente pensando nisso, que resolvi partilhar com vocês, talvés a maior prova de reconhecimento que eu já recebi em minha vida.

Em agosto de 2006, eu encerrava a minha passagem como carnavalesco da Unidos do Lavapés, a minha Verde e Rosa querida. Em meio a uma conturbada relação com a então "atual" direção da escola, diversas manifestações de carinho e apoio, me fizeram ver que algo de bom eu havia deixado naquela agremiação. Nada no entanto, me deixou mais emocionado e comovido, do que esse e-mail que recebi em março de 2007, de uma torcedora apaixonada do Lavapés, que vim a conhecer pessoalmente um tempo depois, dizendo o quanto sentiu a minha saída da Escola.

Segue na íntegra o seu relato:

"Olá Sérgio, tudo bem? Aqui quem lhe escreve é uma torcedora apaixonada da Unidos do Lavapés e grande admiradora do seu trabalho. Quando soube no ano passado, ainda antes do anuncio do enredo da escola que você não seria o responsável pelo desfile da verde e rosa, fiquei muito chateada, pois você estava devolvendo o orgulho e a auto-estima a nossa comunidade. É verdade também que fiquei menos chateada quando logo depois apresentaram o Marco Aurélio Lisa para desenvolver o enredo sobre a vida do compositor Adoniram Barbosa, uma vez que vocês formaram uma excelente dupla alguns anos atrás. Imaginei assim que as coisas poderiam continuar na crescente em que estavam com o Marco. Mas foi um engano. Durante toda a preparação para aquele carnaval, viamos uma escola desunida e sem aquela alegria que era característica do seu trabalho. Isso foi piorando a medida que o carnaval se aproximava e culminou com o péssimo desfile que a escola fez no sábado de carnaval. Por mais que eu estivesse vendo todo o desenvolvimento desse trabalho bem de perto, via que o Marco Aurélio não tinha autonomia nas decisões e que o seu enredo sofreu muitas auterações por parte do presidente. No desfile, a quebra do carro Trem das Onze foi o estopim para o rebaixamento naquele ano. Na terça-feira de carnaval, não desfilei, dei a fantasia a minha irmã e fiz questão de ver a escola desfilar da arquibancada. Realmente, em nada lembrava o Lavapés dos últimos quatro anos, tão bem realizado por você. A escola não estava verde e rosa. As alegorias não tinham o seu cuidado e os componentes nem de longe lembravam a empolgação dos últimos desfiles. Nesse mesmo dia, ao passar pela concentração antes dos desfiles, vi você e a Patrícia, sua auxiliar e com quem você fez uma brilhante dupla naquele mesmo ano na Fraternidade, conversando com alguns componentes do Lavapés. Senti vontade de entrar nessa conversa mas faltou um pouco de coragem. Depois, vi vocês durante o desfile do Lavapés no camarote e deu pra ver a tristeza que estava estampada em teu rosto ao ver a Nossa, verde e rosa passar. Sei que não depende somente de você, mas por favor, sei que não é só o meu desejo, mas o de toda a comunidade, volte para a sua casa. O Lavapés é o seu lugar! Sem você essa escola perde a identidade. Espero que leve em conta este apelo que faço e que em breve, muito em breve mesmo, possa retornar ao lugar onde você viveu e certamente deu muitas alegrias a toda uma verdadeira Nação! Beijos e muitas felicidades!"

Este e-mail, me foi enviado por uma menina chamada Fernanda de Moraes que simplesmente da a vida pela Unidos do Lavapés. Ama incondicionalmente essa agremiação e mesmo com todo o ressentimento que guarda de algumas pessoas que estão na direção da escola, nunca deixou de desfilar e contribuir.

Quando a conheci pessoalmente, alguns meses depois em um evento da Sociedade Fraternidade, onde na época eu era o carnavalesco, ela voltou a fazer o pedido para que eu retornasse a Escola. Não pensem que este também não é um sonho, claro que é. Mas infelizmente, existem pessoas que estão na agremiação que não querem o meu retorno. Somente com a saída dessas pessoas é que se tornaria possível não só o meu retorno, mas o de várias pessoas que comigo estiveram ao longo de mais de dez anos de Lavapés e que deixaram a Escola praticamente expulsos pelo atual presidente.

Mas bem, voltando ao assunto inícial dessa postagem, você alcançar o reconhecimento através do trabalho realizado em uma escola de samba, em uma comunidade com mais de 40 mil moradores e que em massa, aprovam e valorizam o seu trabalho, é algo que dinheiro nenhum no Mundo paga. É uma coisa que só vivendo, pra você ter a mínima noção do que é. E posso dizer mais do que nunca, que isso é o que move um artista a seguir com seu trabalho. Pois fazer carnaval é algo extremamente difícil. Você sofre com criticas, falta de recursos finânceiros, de condição de trabalho, às vezes existem diviões nas agremiações e acabam por tentar sabotar o seu trabalho e tudo isso, somente é recompensado com palavras sinceras e vindas de quem realmente sofre e vibra com a sua Escola de Samba. Isso só é verdadeiro quando vem de alguem da comunidade.

Isso me faz crer então, que quando por lá passei, realizei um bom trabalho. E para toda a NAÇÃO Verde e Rosa, afirmo com a maior certeza do Mundo, de que ao deixar a Lavapés, não disse adeus, mas sim, até breve!